Buscar

AV APREND AULA 1 A 10 PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS - AV APREND AULA 1 A 10 
1) Ao longo da História, diferentes civilizações se organizaram em grupos, e buscavam diversas formas de sobrevivência, muita das vezes, utilizando os recursos disponíveis na natureza. Considerando o processo evolutivo da humanidade ao longo dos séculos, assinale a opção que melhor descreve algumas das principais Idades da história das civilizações: 
Resposta: Idade da Pedra / Idade do Cobre 
2) A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta. 
Resposta: Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica. 
3) Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta. 
Resposta: Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros. 
4) Os materiais formados por duas fases (uma matriz e uma dispersa), podendo ser uma combinação de materiais diferentes ou não, aliando as propriedades de ambos são classificados como: 
Resposta: Compósitos 
5) Uma peça de engenharia, de geometria complexa, deve ser produzida a baixo custo. Ela deve possuir alta rigidez e alta tenacidade. Para atender a esses requisitos, o material adequado que um engenheiro de materiais seleciona é o Resposta: metal 
6) A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é: 
Resposta: Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro 
7) A Idade do Bronze representou uma fase de avanço tecnológico, uma vez que este material passou a substituir o cobre. A técnica empregada na metalurgia dos bronzes contemplavam com a matéria-prima as ligas de Cu com vários outros elementos, incluindo o Sn, Al, Si e Ni. Na época, pode-se afirmar que uma das propriedades importantes do bronze era: 
Resposta: ter maior dureza do que o Cu, bem como boa resistência à oxidação 
8) A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os: Resposta: Metais 
9) Na atuação das forças de ligação e energias de ligação torna-se fundamental o conhecimento das chamadas forças interatômicas que ligam os átomos entre si. Tal fato viabiliza o entendimento de muitas das propriedades físicas dos materiais. Essas forças citadas no enunciado são conhecidas como: Resposta: Atrativa e Repulsiva 
10) Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que: 
Resposta: Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance. 
11) Alguns materiais como lítio,cromo, tungstênio apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado) no processo de solidificação.De acordo com essa estrutura cristalina formada, qual o seu número de coordenação. Resposta: 8
12) A ordenação dos átomos nos sólidos cristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um padrão repetitivo. Desta forma, ao descrever estruturas cristalinas, se torna conveniente subdividir a estrutura em pequenas entidades repartitivas, chamadas de: 
Resposta: células unitárias 
13) Existem diversas formas da matéria se organizar a nível micro estrutural. Quando estudamos especificamente os cristais, podemos observar 14 combinações diferentes de organização atômica, constituindo o que denominamos de REDE DE BRAVAIS. Como relação aos materiais cristalinos, identifique a opção CORRETA.
Resposta: Os materiais cristalinos possuem uma ordenação a nível micro estrutural. 
14) Qual o tipo de ligação que é comum em compostos orgânicos e com associação de átomos, por exemplo em materiais poliméricos e diamante? 
Resposta: Ligação Covalente 
15) A identificação de padrões de cristalinidade em diversos metais nos permite correlacionar diversos parâmetros microestruturais, como raio e o comprimento do lado de células unitárias cristalográficas, como na figura a seguir.
Considerando as informações presentes na tabela presente nesta questão, escolha a opção que identifica o material associado à célula unitária anterior.  
	Metal
	Raio Atômico (nm)
	Molibdênio 
	0,1363
	Ferro (alfa)
	0,1241 
	Cromo 
	0,1249 
	Tungstênio 
	0,1371 
	Tântalo 
	0,1430
Resposta: Tântalo 
16) Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo as quais seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como: 
Resposta: cristalinos 
17) Quando um objeto caracteriza-se por uma deformação permanente do material que o constitui, sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformação, trata-se do efeito verificado no Diagrama Tensão x Deformação proveniente da ação de: 
Resposta: Escoamento 
18) Ocorre quando peças estão sujeitas a esforços repetidos e acabam rompendo a tensões inferiores àquelas obtidas em ensaios estáticos. Deve-se levar em conta esta propriedade principalmente em dimensionamento de peças sob o efeito dinâmico, como pontes, torres de transmissão, etc: 
Resposta: Fadiga 
19) O coeficiente de Poisson é a razão entre a deformação: 
Resposta: Transversal e longitudinal na região elástica. 
20) Durante o ensaio de tração a partir do instante em que a tensão ultrapassa o limite de proporcionalidade, tem-se início a fase plástica. Nesta fase ocorrem deformações crescentes na peça sem acréscimos na tensão. A propriedade descrita é uma das propriedades físicas mais importantes no cálculo das estruturas de aço, pois procura-se evitar que esta tensão seja atingida na seção transversal das barras, como forma de limitar a sua deformação.. O texto refere-se: 
Resposta: Ao limite de escoamento 
21) Os materiais podem sofre deformações conhecidas como elástica e plástica. Com relação a deformação elástica de um material, é falso afirmar que: 
Resposta: É irreversível porque é resultado do deslocamento permanente dos átomos e portanto não desaparece quando a tensão é removida 
22) No projeto de um prédio, vários itens devem ser considerados para o dimensionamento adequado da estrutura. Em particular, esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, devemos atentar para que efeito principal? 
Resposta: Flambagem 
23) Cabos de aço são elementos muito utilizados para transporte de cargas. Se um cabo de aço com área metálica de 65 mm2 é submetido a uma força de 1,3 kN, a tensão normal atuante, em MPa, no cabo, vale 
Resposta:
20
24) As tensões podem ser oriundas de esforços mecânicos e indicam o nível de solicitação dos componentes quando estão em operação. Nesse sentido, tensão normal atuante em uma peça pode ser oriunda de 
Resposta: esforços trativos ou compressivos perpendiculares à secção transversal da peça 
25) A capacidade de uma dada fase em dissolver um elemento de liga ou impureza tem limite. Uma vez excedido este limite, precipita-se uma nova fase, mais rica nos elementos de liga ou impurezas que não foram dissolvidos. Qual o nome deste limite? 
Resposta: limite de solubilidade 
26) Com a adição de elementos de liga a um material puro, os átomos desse elemento farão parte da rede cristalina, ocupando posições atômicas ou interstícios. No processo da Solubilidade, pode afirmar quanto as soluções sólidas que: 
Resposta: os átomos em maior quantidade são chamados de átomos “solvente” 
27) A transformação imediata de fase sólida para outra sólida ou vice e versa é qual reação abaixo? 
Resposta: Reação Eutetóide 
28) O reflexo da constância das características das fases com o tempo, é definido como: 
Resposta: equilíbrio das fases 
29) As representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição, são a definição de: 
Resposta: Diagrama de fases 
30) Em qual solução os átomos em maior quantidade são chamados de átomos ¿solvente¿, enquanto os átomos ¿soluto¿ são aqueles que são dissolvidos? 
Resposta: soluções sólidas 
31) Qual alternativa abaixo NÃO faz parte da classificação de um diagrama de sistema binário? 
Resposta: Senoidal 
32) Qual alternativa abaixo completa a lacuna na frase abaixo? “Também chamados diagramas de fases, os __________________ são representações gráficas das fases presentes em um sistema em função da temperatura, pressão e composição.” 
Resposta: diagramas de equilíbrio 
33) No Tratamento Térmico que utiliza o processo para aquecer a peça a temperatura acima da zona crítica e depois de certo tempo o forno é desligado e resfriado dentro do forno denomina-se de: 
Resposta: Recozimento Pleno 
34) No Tratamento Térmico o fator tempo é primordial, uma vez que a obtenção de resultado desejável dependerá muito das dimensões da peça e da microestrutura desejada. Observa-se que quanto maior o período de tempo utilizado no tratamento, será viável obter-se melhor segurança para atingimento da fase com a completa dissolução da mesma e para a obtenção da microestrutura específica. A temperatura depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada. O tratamento que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio está correto na opção: Resposta: Recozimento 
35) Qual alternativa abaixo NÃO corresponde a um objetivo do tratamento térmico de materiais? 
Resposta: Manter o material imutável 
36) A taxa de resfriamento de uma liga Fe-C é uma prática difundida na metalurgia e vem sendo praticada pelo homem há centenas de anos. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos podemos citar, com EXCEÇÃO de: Resposta: Alteração da cor da superfície do aço. 
37) O Tratamento Térmico Recozimento está diretamente associado a três estágios importantes que lhe conferem propriedades importantes as peças. Na abordagem apresentada sobre tratamento, verifique as opções descritas a seguir: l - Recuperação; II - Estabilização do Grão III - Recristalização IV - Cristalização do Grão V - Crescimento do Grão Com relação ao tratamento térmico citado anteriormente, assinale a opção correta que descreve os estágios existentes no mesmo: 
Resposta: I, III e V
38) Tratar termicamente um aço significa, a grosso modo, aquecê-lo a altas temperaturas e resfriá-lo com diversas possibilidades de taxa de resfriamento. Entre os objetivos comuns dos tratamentos térmicos PODEMOS citar: Resposta: Remoção de tensões 
39) Na alta Idade Média, alguns tratamentos térmicos em aço já eram praticados, tais como o rápido resfriamento de uma espada aquecida ao rubro, o que originava um utensílio mais duro. Os artífices não sabiam explicar o porquê destas mudanças nas propriedades mecânicas; hoje, sabemos que os tratamentos térmicos provocam mudanças microestruturais. Considerando a descrição de tratamento térmico anterior, identifique nas opções a seguis aquela que melhor a descreve: Resposta: Têmpera 
40) Uma solução sólida é constituída da interação de átomos que se misturam, soluto e solvente, com este último sendo incorporado a matriz do solvente. Considerando as características das soluções, identifique a afirmação CORRETA. 
Resposta: O solvente pode ocupar posições atômicas ou intersticiais. 
41) Para se observar a natureza das muitas propriedades sensíveis à microestrutura dos materiais de engenharia, precisaremos estudar como a microestrutura é desenvolvida, ou seja, que microestrutura deverá existir em determinada temperatura para determinada composição do material. Para tanto, utilizamos os diagramas de transformação de fases e tratamentos térmicos. Analisando o gráfico a seguir, PODEMOS afirmar que:
Resposta: As linhas pontilhadas indicadas por A, B, C, D, E e T indicam tratamentos térmicos através de resfriamentos contínuos
42) O desenvolvimento da metalurgia do ferro nos possibilitou a fabricação de diversos tipos de aço, cada um voltado para uma aplicação específica. A seguir, tem-se alguns tipos de aços e suas aplicações. Identifique a INCORRETA. 
Resposta: Aços inoxidáveis: são utilizados em estruturas comuns por apresentarem baixo custo e alta resistência a corrosão 
43) No procsso industrial das ligas de aço e ferro fundido obtém-se também a “gusa”, que pode ser considerado como uma liga de ferro e carbono, obtido da queima em alto-forno dos outros componentes. Nessa linha de produção da gusa são verificadas algumas impurezas presentes no material. Assinale a opção correta que descreve as impurezas citadas: 
Resposta: Silício, Enxofre, Fósforo e Manganês 
44) A Idade do Ferro é uma classificação histórica das sociedades e que está associada ao período em que as civilizações desenvolveram a metalurgia do ferro, ou seja, a capacidade de extrair o ferro do minério de ferro e transformá-lo em utensílios úteis, principalmente no campo de batalha. Com relação ao ferro, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de: 
Resposta: As ligas são classificadas de ferro fundido quando possuem de 0,008 a 2,11% C. 
45) A microestrutura dos Ferros Fundidos, denominados FoFos, é controlada pela composição química e pelo processo de fabricação. De uma forma geral, sob o ponto de vista da estrutura do ferro fundido os dois fatores considerados os mais importantes no processo de obtenção estão descritos corretamente na alternativa: Resposta: O teor de silício e a velocidade de resfriamento 
46) Em relação à composição química, qual a principal diferença entre os aços e os ferros fundidos? 
Resposta: Os ferros fundidos apresentam maior quantidade de carbono que os aços 
47) Uma liga é um material metálico feito de múltiplos elementos. A este respeito, o latão é uma liga de: Resposta: Cobre e Zinco 
48) Assinale a alternativa que corresponde à nomenclatura do material conforme norma ABNT, para um aço 1045 Resposta: Aço ao carbono com 0,45% de carbono 
49) Quanto aos grãos que compõem a microestrutura do material, é certo afirmar que quanto mais alta a temperatura ou mais longo o tempo de aquecimento: Resposta: maior o tamanho do grão 
50) O tratamento térmico que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio, ou atingir a microestrutura e as propriedades desejadas, composto de três estágios: recuperação, recristalização e crescimento de grão é o: Resposta: Recozimento 
51) O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações.
Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impurezas. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
Resposta: O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços 
52) Um engenheiro trabalha em uma produção de objetos metálicos e constantemente precisa especificar aços adequados a aplicações específicas. No caso em questão, houve a necessidade de a especificação de um aço para fabricação de um tanque a ser utilizado em armazenagem de produto químico. Entre os aços a seguir citados, aponte o que MELHOR se encaixa nesta função. 
Resposta: Aço austenítico 
53) Os aços podem ser classificados segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers - EUA, nas quais uma possibilidade de classificação inclui a nomenclatura “SAE 10XX” para aços-carbono, ou seja, sem elementos de liga, onde XX representa o teor de carbono no aço em questão. Com relação a esta nomenclatura, assinale a alternativa CORRETA.
Resposta: O aço SAE 1020 possui 0,20% de C 
54) Nos tratamentos térmicos em aços-carbonos comuns, a(o): 
Resposta: objetivo da martêmpera é diminuir o risco de empeno e trincamento 
55) O aquecimento da peça de aço acima da zona crítica e seu rápido resfriamento é denominado de têmpera. A estrutura que se obtém é acicular, ou seja, assemelhando-se a agulhas. O Material obtido possui alta resistência mecânica, necessitando em algumas situações de tratamento térmico para alívio das tensões microestruturais. Com relação têmpera, só PODEMOS afirmar que geralmente a mesma atua: 
Resposta: Aumentando a dureza do aço. 
56) Assinale a alternativa Incorreta quanto a estrutura cristalina do metal 
Resposta: Todas possuem elementos químicos iguais 
57) A corrosão sob tensão é um fenômeno de corrosão localizada nos materiais por efeito do ambiente e da tensão mecânica de tração. A este respeito assinale a opção incorreta. 
Resposta: A corrosão sob tensão só pode ocorrer com tensões bem superiores ao limite de escoamento do material metálico. 
58) Corrosão é o fenômeno segundo o qual os metais tendem, sob a ação de agentes atmosféricos ou de agentes químicos, a voltar ao seu estado de primitivo, sofrendo, assim, processos de oxidação e redução. O fenômeno químico (oxidação/redução) é invariavelmente acompanhado da descaracterização dimensional da peça em questão, comprometendo o todo estrutural. Com relação ao fenômeno da corrosão, NÃO podemos afirmar que:
Resposta: Reduções/oxidações: representam a sequência de reações químicas que, embora gerem outros elementos, não provocam variação volumétrica na peça em questão 
59) O aço-carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C. Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
Resposta: Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5% 
60) Em relação as seguintes afirmações feitas sobre os materiais metálicos: I) Os aços inoxidáveis são ligas que apresentam grande resistência a corrosão em uma grande variedade de ambientes; II) As propriedades anticorrosivas dos aços inox são melhoradas com a adição de elementos de liga, o que também eleva o custo do material; III) As ligas leves além de apresentar elevada resistência a corrosão em diversos ambientes agressivos, também apresentam boa resistência mecânica específica, IV) Os aços ferramentas são ¿ligas de alto carbono¿ com outros elementos de liga, apresentando elevada resistência mecânica e elevada ductilidade. 
Resposta: Apenas I, II e III estão corretas 
61) Uma das principais preocupações de um engenheiro projetista é com o isolamento de materiais com relação às substâncias que o corroem, provocando a perda de massa e, consequentemente, a perda das propriedades mecânicas, ocasionando a fratura da estrutura metálica. Com relação ao fenômeno da corrosão, identifique o item INCORRETO. 
Resposta: A corrosão pode ocorrer de diversas formas, coma a uniforme, a localizada e a subcrítica 
62) A corrosão pode ser classificada de acordo com a origem como um fenômeno eletroquímico, químico ou mesmo microbiológico. Com relação a esta classificação, identifique a opção CORRETA. 
Resposta: Na corrosão química, o meio não é iônico e a corrosão se dá em material metálico/não metálico a temperaturas elevadas por gases ou vapores 
63) Alguns aços resistentes à corrosão são suscetíveis à precipitação de carbonetos ao longo dos contornos de grãos, quando aquecidos em uma determinada faixa de temperaturas, entre 400 e 900 °C. Esse fenômeno pode provocar 
Resposta: um tipo de corrosão, denominado corrosão intergranular, ocorrendo, principalmente, nos aços inoxidáveis austeníticos 
64) A “fratura por fadiga” ocorre quando submetemos os materiais a esforços abaixo do limite de resistência do material, em regime cíclico ao logo de um grande período de tempo. Com relação a este tipo de fratura, PODEMOS afirmar: 
Resposta: Através do tratamento superficial para a criação de tensões compressivas, diminui-se a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga. 
65) Quanto ao alumínio, assinale a alternativa abaixo que NÃO está relacionada as suas características: 
Resposta: Cria faíscas quando exposto a atrito. 
66) O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é: 
Resposta: aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado 
67) A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita. Nas regiões tropicais e subtropicais, onde o desgaste das rochas é mais intenso, existe a maior parte dos grandes depósitos de bauxita, sobretudo perto da superfície. Atualmente os maiores produtores mundiais de alumínio são: 
Resposta: Estados Unidos e o Canadá 
68) O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre; sobre ele é correto dizer: 
Resposta: Resistente, não é tóxico, maleável e muito dúctil 
69) Sobre a aplicabilidade do alumínio no mercado podemos afirmar que: 
Resposta: Sua leveza, condutividade elétrica e resistência a corrosão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações 
70) O Alumínio ocupa relevante importância nos utensílios utilizados nas cozinhas domésticas, por ser um metal leve, de fácil conformação, não é tóxico (como metal), não provador de faíscas e de excelente aspecto estético. Com relação ao Alumínio, NÃO podemos afirmar: 
Resposta: Pode ser utilizado em temperaturas superiores a 750 ºC, que a forma do recipiente será mantida 
71) Quanto as ligas de alumínio, qual a alternativa abaixo está INCORRETA: 
Resposta: São sempre menos resistentes que o aço, não favorecendo ao projetista na análise da relação Peso Resistência. 
72) “Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tal como o óxido.” Esta afirmação diz respeito a qual material abaixo? 
Resposta: Alumínio 
73) É comum após um tratamento térmico, a necessidade de realização de outro tratamento térmico, este, por sua vez, como o intuito de corrigir aspectos que foram severamente acrescentados pelo primeiro. No caso da têmpera, há um outro tratamento térmico aplicado posteriormente para promover, entre outras características, uma microestrutura um pouco mais livre de tensões decorrentes do rápido resfriamento. Este tratamento é denominado:
Resposta: Revenido 
74) O cobre é o metal mais antigo manipulado pelo homem e transformado em utensílios úteis. Estima-se que as primeiras ferramentas tenham sido feitas por volta de 7.000 A.D na região entre os rios Tigres e Eufrates. Apesar da sua antiguidade, o Cobre encontrou lugar na metalurgia moderna, sendo ligado a vários outros elementos. A liga Cobre¿Zircônio (Cu-Zr) é um exemplo desta versatilidade. Com relação as características desta importante liga, NÂO podemos citar:
Resposta: - O tratamento térmico não aumenta a
condutividade elétrica do Cu-As que, neste caso, pode ser utilizado sem preocupação em instalações elétricas 
75) Deseja-se produzir uma peça metálica em que necessite de uma elevada resistência a corrosão, porém deve apresentar uma baixa densidade. O custo dessa peça não é um fator importante, visto que é uma aplicação muito avançada. Dos materiais apresentados abaixo, qual das opções seria a mais indicada? 
Resposta: Liga de alumínio 
76) O engenheiro muitas vezes é chamado a participar de perícias nas quais deverá manifestar suas opiniões embasando-as tecnicamente. Com relação ao fenômeno da corrosão, uma vez identificada a ocorrência deste fenômeno, devem-se geralmente estudar e investigar as seguintes características, com EXCEÇÃO de: 
Resposta: O procedimento técnico do operador do componente corroído 
77) Deseja-se produzir uma peça metálica em que necessite de uma elevada resistência ao desgaste, elevada resistência mecânica, não necessite ser dúctil e seja de baixo custo. Dos materiais apresentados abaixo, qual das opções seria a mais indicada? 
Resposta: Ferro fundido 
78) O cobre telúrio, assim como o cobre enxofre e o cobre selênio (Cu-Se), combinam alta condutividade elétrica com boa usinabilidade. O telúrio, assim como o enxofre e o selênio, forma com o cobre compostos estáveis. Com relação as características da liga Cu-Te, NÂO podemos citar:
Resposta: - O cobre é um metal de difícil usinagem e a adição de telúrio não altera sobremaneira esta característica. 
79) A indústria armamentista mundial utiliza o Latão 70-30 para fabricar cartuchos de munição. Esta liga é formada por 70% de Cobre e 30% de Zinco, apresenta em  sua microestrutura somente a fase alfa,  uma boa resistência mecânica e excelente capacidade de resistir a deformações a frios oriundos de processos de fabricação de embutimento, forjamento, etc.  Como a microestrutura deste material fica com os grãos encruados devido ao processo de fabricação a frio, causa o aparecimento de tensões residuais, que podem levar o material a falhar prematuramente. Pra solucionar este problema, existe a necessidade de se tratar o material termicamente, de tal forma que os grãos sejam recristalizados, sem que as propriedades mecânicas especificadas sejam afetadas. O gráfico apresentado a seguir representa as fases de tratamento térmico dessa liga em questão, sendo assim podemos concluir que:
Resposta: Todas estão corretas 
80) As ligas de cobre possuem ampla utilização na construção civil no que se refere a instalações elétricas.; podem ser obtidas através da ligação pdo cobre com diversos elementos. Com relação às denominações do cobre ligado, NÂO está correto:
Resposta: A liga cobre + alumínio é denominada de duralumínio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando