Buscar

PREVIDENCIA SOCIAL slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRÁTICAS EM SERVIÇO SOCIAL II
Professora: Erica Barbosa
Biana Rocha Gonçalves
Edney Corrêa
Hilayane Nascimento Paes 
Jucilene Oliveira Frota 
Kimberly Bianca Oliveira 
Luana Rodrigues de Oliveira 
Maria da Conceição Gomes dos Santos
Rosangela da Silva Ramos Sá
Tulza Leão Pereira
INTRODUÇÃO
Instituto Nacional de Seguro social (INSS), ou Previdência Social, é uma rede de proteção que existe para amparar trabalhador e sua família. Mas para isso é preciso se tornar um segurado. Quem tem carteira assinada torna-se um segurado automaticamente. Mas todos os cidadãos brasileiros, a partir dos 16 anos de idade, podem se inscrever no Instituto (INSS) e contribuir para ter acesso mensalmente aos benefícios.
A Previdência Social existe para garantir que nas situações que lhe impeçam o exercício de sua atividade – como: doença, acidente, envelhecimento, entre outras, você possa usufruir dos benefícios após colaborar para o desenvolvimento do país.
Também veremos a atuação do assistente social dentro da Previdência Social.
O QUE É
A Previdência Social é um seguro público que tem como função garantir que as fontes de renda do trabalhador e de sua família sejam mantidas quando ele perde a capacidade de trabalhar por algum tempo (doença, acidente, maternidade) ou permanentemente (morte, invalidez e velhice).
Edney e Hilayane
HISTÓRIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
A previdência social no Brasil deu seus primeiros passos com a Lei Elói Chaves, de 1923, que criou as Caixas de Aposentadorias e pensões (CAPs), que eram geralmente organizadas por empresas e empregados. As CAPs operavam em regime de capitalização, porém eram estruturalmente frágeis por possuírem um número pequeno de contribuintes e seguirem hipóteses demográficas de parâmetros duvidosos; outro fator de fragilidade era o elevado número de fraudes na concessão de benefícios.
Em 1930, o presidente do Brasil Getúlio Vargas suspendeu as aposentadorias das CAPs durante seis meses e promoveu uma reestruturação que acabou por substitui-las por Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), que eram autarquias de nível nacional centralizadas no governo federal. Dessa forma, a filiação passava a se dar por categorias profissionais, diferente do modelo das CAPs, que se organizavam por empresas.
Edney e Hilayane
Ao longo dos anos seguintes surgiriam os seguintes institutos:
1933 - IAPM - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Marítimos; (Decreto n° 22.872, de 29 de junho de 1933);
1934 - IAPC - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (Decreto n° 24.272, de 21 de maio de 1934);
1934 - IAPB - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (Decreto nº 24.615, de 9 de julho de 1934);
1936 - IAPI - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (Lei n° 367, de 31 de dezembro de 1936) ;
1938 - IPASE - Instituto de Pensões e Assistência dos Servidores do Estado (Decreto-Lei n° 288, de 23 de fevereiro de 1938);
1938 - IAPETEC - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (Decreto-Lei n° 651, de 26 de agosto de 1938);
1939 - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Operários Estivadores (Decreto-Lei n° 1.355, de 19 de junho de 1939);
1945 - ISS - O Decreto n° 7.526, de 7 de maio de 1945, dispôs sobre a criação do Instituto de Serviços Sociais do Brasil.
1945 - IAPETC - O Decreto-Lei n° 7.720, de 9 de julho de 1945, incorporou ao Instituto dos Empregados em Transportes e Cargas o da Estiva e passou a se chamar Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Estivadores e Transportes de Cargas.
1953 - CAPFESP - Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários e Empregados em Serviços Públicos (Decreto nº 34.586, de 12 de novembro de 1953);
1960 - IAPFESP - Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários e Empregados em Serviços Públicos (Lei nº 3.807, de 26 de agosto de 1960, art. 176 - extinta a CAPFESP).
Edney e Hilayane
O Serviço Social na Previdência Social
A incorporação da Serviço Social na Previdência começou na ditadura do governo de Getúlio Vargas, quando a burguesia recorre ao Estado para efetivar ações sociais mais eficientes que incorporassem procedimentos voltados para relações humanas e sociais.
O Serviço Social foi regulamentado dentro da previdência através da resolução de nº 1.081 de 26/01/1965 do Conselho Diretor do Conselho Nacional da Previdência Social. 
Com a constituição Federal de 1988, a passa a ser reconhecida como uma política de seguridade social.
Em 1990 foi criado o INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social).
Biana e Rosy
Atuação do Assistente Social
A atuação do Assistente Social no campo da previdenciário abrange toda a população requerente dos serviços e benefícios da Previdência Social, e especificamente, no processo de concessão de PBC, viabilizando a efetivação do direito no cotidiano.
O Serviço Social é mais uma possibilidade de atendimento que o cidadão tem para esclarecer quais são os seus “direitos sociais” e qual o meio adequado para poder exerce-los.
Tem direito de acesso ao serviço social todos os segurados, dependentes e demais usuários da previdência social.
O serviço social está comprometido com a democracia, igualdade, justiça social, universalização do acesso a bens e serviços concernentes às políticas sociais.
Jucy e Tulza
O Serviço Social na Previdência torna-se imprescindível, pois sua luta é por uma previdência, justa, igualitária e universal.
Sua função é esclarecer aos cidadãos os seus direitos e mostrar os meios de como exercê-los, solucionando problemas que possam com a Previdência.
Jucylane e Tulza
Anexo
CONCLUSÃO
Segurados da Previdência Social: Empregado, Empregado Doméstico, Trabalhador Avulso, Contribuinte Individual, Segurado especial, Segurado Facultativo.
Aposentadorias: Aposentadoria por Idade, Aposentadoria por Tempo de Contribuição, Aposentadoria Especial, Aposentadoria por Invalidez.
Benefícios para a Família: Salário-Maternidade, Salário-Família, Auxílio-Reclusão, Pensão por Morte.
Benefícios por Incapacidade: Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente.
Serviços da Previdência Social: Reabilitação Profissional, Serviço Social, Perícia Médica.
O atendimento da Previdência Social é gratuito. Acesse previdencia.gov.br ou ligue 135 e siga as orientações.
Luana
Bibliografia
http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/gps/
http://vitimasdoinss.blogspot.com.br/2012/07/historia-do-inss-antigo-inps.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Nacional_de_Previd%C3%AAncia_Social
http://www.universalcontabil.com/INSS.aspx
http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/
http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/informacoes-gerais/servico-social/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando