Buscar

Discursiva Redação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.17) “A linguagem é usada para que possamos atingir um objetivo, pois sabemos que não há comunicação neutra, ou seja, há sempre um contexto, uma necessidade e uma situação determinando o que dizemos e como dizemos”. De acordo com a referida autora quais são as seis funções de linguagem?
• Referencial ou denotativa: textos objetivos,claros, traduzem a realidade exterior ao emissor, enfase no conteúdo. Ex: textos jornalísticos e cientificos.
• Funcao emotiva ou expressiva: expressam opinioes, emocoes ou sentimentos sobre determinado assunto, revelam a personalidade de quem emite a mensagem, prevalece a primeira pessoa do singular.
■ Conativa ou apelativa: objetivo de influenciar o comportamento do receptor, usado tanto para uma ordem, uma invocacao, uma suplica etc Ex: propagandas. 
- Funcao fatica: Ocorre quando o canal é posto em destaque, nao ha nenhum interesse em informar algo, mas em testar o canal que usamos para observar se o receptor entendeu a mensagem.
• Funcao metalinguistica: trata-se de uma reflexao acerca do proprio codigo linguistico. Ex: dicionários.
• Funcao poetica: essa funcao da linguagem nao se restringe apenas a poesia, pode aparecer em qualquer tipo de mensagem linguística. Está centrada na mensagem, no sentido do que queremos transmitir ao receptor.
Questão 2/5 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.147).
De acordo com a autora, qual a importância de estudar a regência verbal?
Estudar a regencia verbal permite a ampliacao da capacidade de expressao, ja que oferece oportunidade de conhecer os diversos significados que um verbo pode assumir com a simples mudanca ou retirada de uma preposição. 
Questão 3/5 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.97) “Trata-se de uma petição ou solicitação endereçada a uma autoridade do serviço público na qual se solicita algo permitido por lei ou que se supõe ser”.
De acordo com a autora, como é composto um requerimento?
• invocacao -;
• texto - 
• local e data;
• assinatura.
Questão 4/5 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.19).
Segundo a autora, qual é a diferença entre língua falada e língua escrita?
A lingua falada e mais espontanea, mais solta e mais natural. Quando falamos, usamos tambem
nosso corpo e a propria entonacao da voz como elementos no processo comunicativo. A lingua escrita a um código mais elaborado e nao e uma representacao da lingua falada. Usamos as regras gramaticais como elementos desse processo comunicativo. 
Questão 5/5 - Produção de Textos e Comunicação Empresarial
De acordo com SILVA, Laine de Andrade e, no livro Redação: qualidade na comunicação escrita, (2013, p.109) “Relatório é o documento por meio do qual se expõem os resultados de atividades variadas”.
Segundo a autora, como se compõem o relatório?
1 ) Capa A capa contera o nome da organizacao, o titulo do trabalho, setor que elaborou, nome do autor.
2) Folha de rosto (opcional) - A folha de rosto repete mais ou menos o que contem a capa.
3 ) S u m á r i o - O sumario contem tres colunas: a cia esquerda enumera as divisoes e subdivisoes do relatorio; a da direita indica o numero das paginas; a do centro indica os itens do trabalho. Horizontal mente, as partes sao ligadas por
linhas pontuadas.
4) Sinopse - A sinopse e a condensacao do trabalho, expressa de forma concisa e objetiva, realizada pelo proprio autor, enfatizando os aspectos importantes. Nao se confunde com o resumo, que e feito por outra pessoa.
5 ) Int rodução - A introducao e um prefacio em que se justifica o trabalho e se dao as suas diretrizes.
6) Contexto - O contexto e o desenvolvimento do relatorio.
7) C o n c l u s õ e s - As conclusoes devem ser inferidas naturalmente do corpo do trabalho.
8) Anexos - Os anexos sao todo material que complemente e enriqueca a descricao do relatorio, como: organogramas, graficos,fotografias, tabelas etc.

Outros materiais