Buscar

Qualidade Vida e Saúde.

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
SE APROXIMANDO DOS CONCEITOS:
QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE...
CRICÚMA, AGOSTO DE 2013
QUALIDADE DE VIDA
Conceitos múltiplos;
Estado de saúde, longevidade, satisfação no trabalho, salário, lazer, relações familiares...
“condição humana de um conjunto de parâmetros individuais e sócio-ambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano”. (NAHAS, 2003)
Pode-se considerar a qualidade de vida tanto na perspectiva individual quanto social. Para grupos sociais, geralmente utilizam-se indicadores estatísticos que caracterizam o grau de qualidade de vida ou desenvolvimento humano existente. São exemplos desses indicadores: a expectativa de vida, os índices de mortalidade, os níveis de escolaridade e alfabetização dos adultos, a renda per capita, o nível de desemprego, a desnutrição e a obesidade.
ATIVIDADE FÍSICA
Um dos fatores cada vez mais importantes no dia a dia dos individuo e para a promoção da qualidade de vida dos mesmos é a atividade física.
Atividade física está associada à maior capacidade de trabalho físico e mental, mais entusiasmo para a vida e positiva sensação de bem estar.
No nosso dia a dia é assim simples realizarmos atividade física constantemente?
Socialmente, estilos de vida mais ativos estão associados a menores gastos com saúde, menor riscos de doenças crônico-degenerativas e da redução da mortalidade precoce.
SAÚDE
A saúde é dos nossos atributos mais precisos. Mesmo assim, a maioria das pessoas só pensa em manter ou melhor a saúde quando esta se acha ameaçada mais seriamente e o sintomas de doenças são evidentes.
Responsabilidade da Sociedade e do Indivíduo.
E a saúde pública?
E o acesso a oferta à essa saúde?
ESTILO DE VIDA ATIVO
O estilo de vida ativo passou a ser considerado fundamental na promoção da saúde e redução da mortalidade por todas as causas, de fato, para grande parte da população, os maiores riscos para saúde e o bem-estar, tem origem no próprio comportamento individual, resultante tanto da informação e vontade da pessoa, como também das oportunidades e barreiras presentes na realidade social.
O Pentáculo do bem-estar
ATIVIDADE FÍSICA
Qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética – portanto voluntário, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso.
EXERCÍCIO FÍSICO
Uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, de habilidades motoras ou a reabilitação orgânico funcional.
Na correria do dia a dia. Quais exercícios mais adequados?
APTIDÃO FÍSICA
Pode ser definida como a capacidade que um indivíduo possui para realizar atividades físicas. Esta característica humana pode derivar de fatores herdados, do estado de saúde, da alimentação e, principalmente, da prática regular de exercícios físicos.
Aptidão Física – Saúde
A aptidão física relacionada a saúde é, pois, a própria aptidão para a vida, pois inclui elementos considerados fundamentais para uma vida ativa, com menos riscos de doenças hipocinéticas (obesidade, problemas articulares e musculares, doenças cardiovasculares, etc.) e perspectiva de uma vida mais longa e autônoma. 
Aptidão Física – Saúde
Resistência Aeróbica;
Flexibilidade;
Resistência muscular;
FLEXIBILIDADE
Refere-se ao grau de amplitude nos movimentos das diversas partes corporais. Depende da elasticidade de músculos e tendões e da estrutura das articulações.
Alongmentos.
RESISTÊNCIA MUSCULAR
É a capacidade de um grupo muscular em realizar repetidas contrações sem diminuir significativamente a eficiência do trabalho realizado.
RESISTÊNCIA AERÓBICA
É a capacidade do organismo como um todo de resistir à fadiga em esforços de média e longa duração. Depende fundamentalmente da captação e distribuição de oxigênio para os músculos em exercício, envolvendo os sistemas cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) e respiratório (pulmões)
VIDA E MOVIMENTO
Para manter o organismo vivo e realizar as tarefas físicas e mentais, nossas células necessitam de um fornecimento constante de oxigênio e de nutrientes, principalmente na forma de glicose. Cabe ao sistema cardiorrespiratório (pulmões, coração, circulação sanguínea) fornecer esses elementos vitais ao organismo e eliminar os subprodutos das reações químicas celulares, principalmente gás carbônico, ácido lático e o calor produzido pelas reações químicas.
Durante o trabalho muscular de qualquer natureza, para que a fadiga não apareça prematuramente, é imprescindível que pulmões, coração, artérias e capilares funcionem eficientemente, transportando oxigênio e nutrientes em quantidade suficiente até os músculos envolvidos na atividade. A resistência aeróbica reflete essa eficiência.
Manutenção da Aptidão Física e da Saúde
Para melhorar e manter a aptidão física e saúde, uma pessoa precisa desenvolver o músculo cardíaco e os demais componentes do sistema cadiorrespiratório.
Sistema de Produção de Energia
Aeróbico
Anaeróbico
Atividades de média e longa duração
Atividades de curta duração
Caráter dinâmico e rítmico
Caráter intenso
Caminhada, corrida, ciclismo, natação, dança.
Esforços de competição, trabalho pesado, corrida rápida.

Continue navegando