Buscar

Sistema ExcretorFunção Renal e Excreção

Prévia do material em texto

A artéria renal penetra o parênquima do rim, enquanto a veia renal sai dele. A urina será formada a partir do sangue que passa pelos néfrons. Os néfrons são estruturas complexas, formadas pelo corpúsculo renal e os túbulos renais. O corpúsculo renal é formado por um tufo de capilares, que é o glomérulo, este por sua vez é envolto pela cápsula de bowman. O filtrado passa para o túbulo proximal e emseguida para uma alça longa, chamada de alça de Henle, em terceiro lugar para o túbulo distal e em quarto e ultimo lugar, para o tubo coletor, de onde passa para a pelve renal. Água e eletrólitos são reabsorvidos para o suange, e quase todos os produtos finals do metabolismo são eliminados na urina. 
Função do Néfron: O néfron tem como função básica a filtração do sangue, de maneira análoga podemos compará-lo com uma peneira, ao qual depura substâncias capazes de ultrapassar sua membrana. Ainda que haja a filtração pelos glomérulos há secreção de substâncias que não são necessárias ao corpo nos túbulos e reabsorção de outras que são necessárias ao organismo. 
Filtração glomerular: A membrana glomerular é centenas de vezes mais permeável à água e aos pequenos solutos moleculares do que a membrana capilar típica. A membrana glomerular é quase que impermeáve às proteínas plasmáticas e também às células sanguíneas. Entretanto a pressão no glomérulo é muito elevada se compara com a pressão de outros capilares do corpo, sendo de 60mmHg ela permite a passagem contínua de líquido do capilar para o interior da cápsula de Bowman. Esse pressão atua no sentido de forçar a passagem de líquido do interior do capilar glomeruar para a cápsula de Bowman, é a pressão de filtração. Assim, o aumento da pressão glomerular aumenta a fração de filtração, de modo inverso o aumento, o aumento da pressão coloidosmótica flomerular ou da pressão na cápsula de Bowmna diminui a fração de filtração. O normal da filtração pelo glomérulo nos dois rins, é de 125ml/min totalizando cerca de 180L/dia, sendo que aproximadamente 1L é eliminado na urina. Caso haja constricção da arteríola aferente em 10mmHg pode haver interrupção da filtração glomerular. 
Reabsorção Tubular: Após o filtrado chegar ao sistema tubular a maioria do líquido é reabsorvido, sendo que apenas 1L irá compor a urina passando pela pelve renal. Nos túbulos renais algumas substâncias passam por reabsorção ativa(íons, aminoácidos e glicose), outras por difusão(lipídios) e osmose(H2O). A reabsorção de íons Cl é regulada pelo hormonio aldosterona secretado pelo córtex da suprarenal . A reabsorção de sódio é realizada contra o gradiente de concentração, sendo portanto um transporte ativo realizado por proteínas ATPases presentes no epitélio tubular. A reabsorção de água se dá pela difusão de modo que todos os componentes osmolares já reabsorvidos atraem a água a se difundir pelas membranas. 
Reabsorção de substâncias não necessárias: algumas substâncias indesejáveis no líquido corporal, porém têm uma pequena fração reabsorvidas, tais como uréia, ácido úrico, PO4-, SO4-, NO3- e creatinina, sua excreção é pelo fato de não possuir continuidade metabólica, pelo contrário, atrapalha os processos metabólicos. 
Secreção tubular Ativa: As substâncias que são secretadas pelo epitélio tubular incluem íons de H+, K+, NH3 e muitas outras substâncias tóxicas que muitas vezes conseguem penetrar o corpo. O pH do líquido tubula pode aumentar ou diminuir em função das quantidades relativas íons acídicos ou básicos, podendo varias de 4,5 a 8,2. 
Autorregulação: Para que haja éficácia da reabsorção significativa de uréria e de outros produtos finais do metabolismo a fração de filtração glomerular deve ser controlada em casa néfron. Existe por dois mecanismos
Feeedback vasoconstritor sobre a arteríola aferente, para aumentar a filtração quando esta estiver reduzida.
Feedback vasoconstritor sobre a arteríola eferente, para aumentar a filtração quando está muito reduzida. 
Aumento da pressão Arterial e formação da urina: o aumento da pressão sobre os glomérulos dificulta a reabsorção de líquidos e sais pelos túbulos renais acentuando a formação de urina. A tendencia dessa aumento do volume urinário visa equilibrar a pressão arterial, retirando da corrente sanguínea volume de água para a queda P.A
Qualquer alteração na fisiologia renal irá acarretar mudança da excreção de creatinina e uréia. Podendo haver acidemia e hipercalemia,

Continue navegando