Buscar

simulado prova contemporanea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“A revolta dos operários contra a burguesia começou pouco depois do início do desenvolvimento da indústria e atravessou diversas fases. [...] O operário vivia na miséria e na indigência e via outros que gozavam de situação melhor. A sua razão não conseguia compreender por que era precisamente ele que tinha que sofrer nestas condições, ele que fazia bem mais pela sociedade do que um rico ocioso”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ENGELS, Friederich. A situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Global, 1986. p. 242. 
De acordo com o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, as desigualdades entre o proletariado e a burguesia no período da Revolução Industrial ocasionaram uma série de reações por parte dos trabalhadores. Relacione corretamente os movimentos operários com suas respectivas características
Ludismo
Cartismo
Trade unions 
(  ) Movimento de trabalhadores que invadiam fábricas e destruíam máquinas, considerando-as como a causa do desemprego e exploração dos trabalhadores.
(    ) Associações de trabalhadores de caráter assistencialista que deram origem aos sindicatos.
(    ) Movimento inglês que tinha como um de seus objetivos possibilitar ao proletariado uma representação política, defendendo a jornada de trabalho de oito horas, a extinção do trabalho infantil, o salário-mínimo e a folga semanal.
	
	B
	1 – 3 - 2
O fragmento abaixo é parte de um discurso de Jules Ferry, primeiro ministro da França na década de 1880. Leia-o: 
“O imperialismo é filho da industrialização. Nos países ricos, onde o capital abunda e se acumula rápido, onde a indústria se expande de forma constante [...], onde a agricultura inclusive deve mecanizar-se para sobreviver, as exportações constituem um fator essencial para a prosperidade pública e as oportunidades para o capital e a demanda de mão de obra refletem a magnitude do mercado externo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRI, Jules apud. NETO, José Alves de Freitas; TASINAFO, Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2011. p. 593. 
A partir do texto e do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, assinale a alternativa que melhor explica a relação entre o modelo de produção adotado a partir da Revolução Industrial e o estabelecimento de colônias europeias na África e na Ásia, no final do século XIX:
	D
	As colônias europeias forneceram ao mesmo tempo mercado consumidor, mão de obra 
e matérias-primas, condições necessárias para a continuidade do desenvolvimento 
industrial no final do século XIX.
“No dia 19 de julho de 1937 o partido Nazista inaugurou em Munique uma grande exposição de arte moderna, com o nome ‘Arte Degenerada’. A mostra abarcava cerca de 650 obras, entre pinturas, esculturas e gravuras, retiradas dos principais museus do país”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORTULLUCCE, Vanessa Beatriz. A arte dos regimes totalitários do séc. XX. São Paulo: Annablume Editora, 2008. p. 65. 
A partir do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, analise as seguintes afirmativas sobre o conceito nazista de “arte degenerada”, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
I. ( ) Para Hitler, a cultura alemã teria sido contaminada pelo contato com o ocidente e com o comunismo, o que teria sido a causa da origem de manifestações artísticas consideradas “degeneradas”.
II. ( ) As formas artísticas que eram consideradas “degeneradas” pelo regime nazista eram sobretudo obras de arte relacionadas ao realismo clássico.
III. ( ) Como parte do processo de disseminação da visão de mundo nazista, obras de artistas considerados “degenerados” foram retiradas de museus e muitas vezes destruídas.
IV. (  ) As perseguições nazistas a estéticas artísticas que não estivessem em conformidade com sua ideologia não se restringiram apenas às artes plásticas, mas foram estendidas para a literatura, a música e a arquitetura. 
	
	E
	V – F – V – V
Na época da entrevista, Yasser Arafat era a principal liderança da OLP (Organização para a Libertação da Palestina). Sobre essa organização, a partir dos conteúdos trabalhados no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, assinale a alternativa correta:
	
	D
			Fundada em 1964, a OLP defendia a luta armada como forma de enfrentamento do Estado de Israel, apoiando-se para isso, nas forças do Exército de Libertação da Palestina.
	
	
A partir do texto e de seus estudos realizados com o apoio do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias: um olhar histórico, é possível afirmar que o Congresso de Viena, realizado em 1815, tinha como objetivo:
	C
	reconhecer as novas fronteiras dos Estados europeus decorrentes das guerras napoleônica

Outros materiais