Buscar

AULA 04 Filosofia, Ética e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 04
Você sabe o que é Ética*?
Investigar o que significa ética em sociedades contemporâneas que valorizam mais o conhecimento científico ou o excesso de lúdico é um desafio! Perguntar sobre o papel da educação para ética significa indagar sobre qual a melhor forma de viver.
Não obstante seja muito mencionada, a ética é mal compreendida pelo senso comum e poucas vezes praticada por uma cultura** que desenvolveu o famoso “jeitinho brasileiro” e legitima suas ações em expressões típicas de uma dupla moralidade: “só os espertos sobrevivem”, “farinha pouca, meu pirão primeiro”, “cada um por si e Deus por todos”, “quem segue a linha, é pego pelo trem”, “ faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, entre outras.
Em decorrência de duas morais vigentes e que se excluem mutuamente, ficamos todos confusos e, muitas vezes, solidários de um oportunismo parceiro da corrupção. 
*Parte da filosofia que trata das questões e dos preceitos que se relacionam aos valores morais e à conduta humana.
**1. Sentido antropológico: tudo o que caracteriza uma sociedade qualquer, compreendendo sua linguagem, suas técnicas, artefatos, alimentos, costumes, mitos, padrões estéticos e éticos (cultura ianomâni/neolítica). 
2. Panorama de um país no que se refere ao movimento da criação e divulgação das artes, da ciência e das instituições a elas concernentes: naquelas décadas, a cultura decaiu. 
3. Conjunto dos valores intelectuais e morais das tradições e costumes de um povo, nação, lugar ou período específico (cultura asteca/celta/mediterrânea).
A ética é teoria*, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerado, porém, na sua totalidade, diversidade e variedade. (...) O valor da ética como teoria está naquilo que explica, e não no fato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas. (VÁZQUEZ, 1993, p. 11)
*1. Conjunto de ideias sistematizadas que dão base a uma filosofia, uma ciência, uma visão a respeito de aspectos da realidade etc.
Vásquez (1993) também aponta que nossa história está repleta de teorias éticas que mais se aproximam da ideia de justificações ideológicas de determinada moral que uma teoria propriamente dita. E seu conceito de ética é bem preciso:
“A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano” (p.12).
E acrescenta um esclarecimento sobre a sua relação com a moral:
“O seu objeto de estudo é constituído por um tipo de ato humano: os atos conscientes e voluntários dos indivíduos que afetam outros indivíduos” (p. 14).
Há diferentes olhares sobre o conceito de ética, acrescenta Danilo Marcondes (2007, p. 10), que chama atenção para a possibilidade de observarmos três dimensões diferentes sobre o que entendemos por ética, a saber:
Sentido básico ou descritivo de ética
O sentido básico ou descritivo de ética, que está ligado ao significado etimológico do termo grego ethos, que designa costumes, hábitos e práticas de uma cultura. Como exemplo temos o ethos europeu, o ethos brasileiro etc.
Sentido prescritivo ou normativo de ética
O sentido prescritivo ou normativo de ética, segundo o qual a ética estaria ligada a um conjunto de preceitos que estabelecem e justificam determinados valores e deveres. Nesse caso, temos como bons exemplos desde a ética cristã até os códigos de ética das profissões, por exemplo.
Sentido reflexivo ou filosófico
O sentido reflexivo ou filosófico, que envolve as teorias ou concepções éticas tais como a ética aristotélica, a ética kantiana, o utilitarismo etc.
Do que estamos falando quando tratamos de ética e moral?
Ética e moral são conceitos diferentes, mas confundidos com frequência pelo senso comum. Sob o ponto de vista etimológico, ética é um termo que deriva da palavra grega ethos, que já observamos que designa costumes, hábitos e práticas de uma cultura e liga-se ao sentido de caráter (ARANHA e MARTINS, 2014).
A palavra moral decorre do latim mos, mores, que também significa “maneira de se comportar regulada pelo uso”, ou seja, costumes (ARANHA e MARTINS, 2014).
A moral é histórica e vincula-se à determinada cultura com seus padrões. "O que é moralidade num dado tempo e lugar?" (DUPRÉ, 2015). Aquilo que determinado grupo social reconheceu como bom, útil e desejável e atribuiu um valor moral. A moral possui esse aspecto: liga-se a um grupo social, a um tempo, a certos valores etc. Algumas vezes, assume um sentido pejorativo porque apresenta ideias que mais representam ideologias
A questão do relativismo: vive la différence
A ética possui caráter científico, por isso trabalha com conceitos que reclamam validade universal. A moral associa-se a uma realidade histórico-concreta (SROUR, 2008). A partir dessa diversidade conceitual, vale a pena observar um relato atribuído a Heródoto, que nos serve de pretexto para investigarmos a questão do relativismo moral.
Quando estamos no terreno da ética, não podemos deixar de pensar na realidade brasileira e nos paradoxos de uma sociedade que vive em contradição com ideais igualitários.

Outros materiais