Buscar

antomia locomotor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

São oito os ossos que constituem a região do carpo nas mãos. Dos ossos abaixo, qual NÃO pertence ao carpo?
 Certo	Cuneiforme
Identifique os acidentes ósseos que participam da articulação temporomandibular.
 Certo	Processo condilar da mandíbula com a fossa mandibular do temporal.
A articulação glenoumeral devido a movimentação nos três planos é considerada multiaxial e/ou triaxial. Quando um atleta da natação realiza no momento da inspiração realiza a extensão do ombro/braço, quais músculos são mobilizados?
 Certo	M. grande dorsal, M. deltoide, M. redondo maior e M. tríceps braquial .
O disco intervertebral é uma estrutura fibrocartilaginosa localizado entre quase todas as vértebras, tem por função permitir maior mobilidade desse segmento e promover o amortecimento entre as vértebras. Entre quais vértebras não há a presença do disco?
 Certo	Atlas e áxis
Durante sua carreira esportiva, Ronaldo ¿Fenômeno¿ sofreu várias lesões e, dentre tantas, uma das piores aconteceu quando jogava na Internazionale de Milão, onde ocorreu a ruptura total do ligamento patelar do joelho direito, levando o jogador a cair imediatamente ao chão por não conseguir sustentar seu membro inferior e pelo grau de dor que sofria. Esse ligamento é importantíssimo, pois é região de inserção de um potente músculo da coxa, o quadríceps. O local onde esse ligamento se insere é:
 Certo	Tuberosidade da tíbia
O músculo que tem ação de dorsiflexão da articulação do tornolozelo e auxilia na inversão do pé é:
 Certo	Tibial anterior
A caixa torácica, formada pelas costelas, pelas cartilagens costais e osso esterno, tem como uma de suas principais funções a proteção de órgãos extremamente vitais em nosso organismo, como o coração e os pulmões. As costelas articulam-se posteriormente com um segmento de vértebras que possuem como característica própria a presença de:
 Certo	Fóveas ou facetas costais
A articulação atlanto axial é uma importante articulação do corpo humano, apresentando peculiaridades em relação a sua forma e funções diferenciadas pela sua localização e importância funcional. Assim de acordo com os seus conhecimentos, verifique as arimativas abaixo. I - O processo odontóide do atlas se articula com a fóvea do dente do axis, gerando uma estabilidade que é fundamental para a região cervical. II - O axis e o atlas são duas vértebras atípicas, sendo que o atlas não possui nem corpo vertebral nem processo espinhoso, e o axis é caracterizado pela presença do processo odontóide. III - A articulação atlanto-axial é uma articulação considerada trocóide.
 Certo	Apenas II e III são verdadeiras
É um acidente do osso esfenoide
 Certo	Processo pterigoide
Qual nervo do plexo braquial faz a inervação do músculo braquiorradial?
 Certo	n. radial
Segundo a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), os acidentes causados pelo mergulho em locais rasos são a quarta causa de lesão medular no Brasil, sendo que no verão passa para a segunda posição. (Saúde.terra.com.br). Uma lesão grave na primeira vértebra cervical pode levar a uma compressão medular e consequentemente à morte. Sobre a vértebra em questão, marque a proposição correta.
 Certo	A primeira vértebra cervical chama-se atlas e ela não possui corpo nem processo espinhoso.
Devido aos desgastes naturais do processo de envelhecimento, os indivíduos ficam mais sujeitos ao acometimento de lesões do disco intervertebrais. Quais as estruturas dos discos são possivelmente afetadas?
 Certo	Núcleo pulposo e anel fibroso
Assinale a alternativa correta
 Certo	c)	O peitoral maior e o grande dorsal têm em comum a função de rotação interna do ombro
Em uma tarde de sábado, um grupo de amigos estava reunido em um bar para assistir a um jogo de futebol e, consequentemente, solicitaram bebidas e também tira-gostos. O jogo estava monótono, alguns estavam com a cabeça inclinada ou para a direita ou para esquerda, outros giraram o pescoço para observar uma moça bonita que passava na calçada. De repente um dos amigos para quebrar a monotonia perguntou: Qual é o cúmulo da burrice? Ninguém soube a resposta, então ele mesmo respondeu: é olhar pela fechadura de uma porta de vidro. Alguns caíram na gargalhada, outros deram um riso e nem abriram a boca achando a pergunta muito sem sal. E assim, fazendo perguntas e contando piadas, assistiram o jogo até o final. Marque a alternativa correta.
 Certo	Os músculos zigomático maior, levantador ângulo da boca e risório, levantador do lábio superior e da asa do nariz, são responsáveis pela gargalhada.
A coluna vertebral, componente do nosso esqueleto axial, é formada por 33 vértebras e apresenta curvaturas que favorecem o equilíbrio e postura. Com base nos estudos realizados responda a alternativa incorreta.
FALSO	As vértebras cervicais de CIII à CVII apresentam forame vertebral, forames transversários, processo espinhoso bifurcado e corpo vertebral, pedículos e faces articulares superiores e inferiores.
 Certo	Na região lombar temos a presença de vértebras maiores e mais fortes.
 Certo	Os discos intervertebrais compostos por um núcleo pulposo apresentam função de absorção de choques.
 Certo	A região sacral é formada pela união de cinco vértebras onde encontramos estruturas como o promontório sacral e o hiato sacral.
"Formado por 1 anel fibroso, composto de lamelas concêntricas de fibrocartilagem, e 1 massa central gelatinosa, denominada núcleo pulposo". A estrutura descrita trata-se de:
 Certo	Discos intervertebrais
Todo movimento articular se faz obrigatoriamente em torno de um eixo definido, chamado de eixo de movimento. As articulações sinoviais possibilitam a realização de muitos movimentos. Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA, quanto aos movimentos realizados pelas articulações sinoviais.
 Certo	Os principais movimentos realizados pelas articulações sinoviais são flexão, extensão, adução, abdução e rotação.
Durante uma atividade física na academia, João estava exercitando os músculos abdominais, antes de iniciar um exercício mais intenso. Quais os músculos que atuam na rotação para ESQUERDA do tronco no exercício de abdominal no solo?
 Certo	Oblíquo externo direito e oblíquo interno esquerdo
Os músculos da parede do tórax são os principais responsáveis pela respiração torácica , embora outros músculos auxiliem na inspiração profunda.É fora de dúvida que o músculo diafragmática é o principal músculo da inspiração.Os músculos intercostais externos e internos também apresentam importante função na mecânica respiratória.Após analisar essas asserções ,assinale a alternativa que descreve corretamente a ação muscular dos intercostais externos e internos respectivamente.
 Certo	Eleva as costelas na inspiração;Abaixa as costelas na expiração
As suturas são um tipo de articulação que se localizam entre os ossos da face e do crânio. Na região da face, as suturas se apresentam mais em sua classificação plana e, no crânio, em suas demais classificações como serrilhadas e escamosas. Isso se deve ao fato de que dentro do crânio há a presença um órgão muito nobre, o encéfalo, necessitando assim de suturas que mantenham esses ossos mais unidos e com quase nenhuma possibilidade de movimento, protegendo-o contra choques mecânicos. O tipo de material interposto entre as suturas é chamado de:
 Certo	Fibroso

Outros materiais