Buscar

AV TCC EM ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0560_AV_201201238544 (AG) » TCC EM ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	CLOVIS DE OLIVEIRA PARADELA
	Turma: 9008/AH
	Nota da Prova: 5,5    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 26/11/2016 10:32:34
	
		
	 1a Questão (Ref.: 201201515625)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa.
		
	
Resposta: O problema da minha pesquisa é: O planejamento estratégico inadequado ou pior ainda a falta dele pode levar as micros e pequenas empresas a uma desvantagem competitiva frente aos seus cocorrentes e contribuir para a mortalidade precoce das mesmas. A minha pesquisa procurou mostrar a importância do planejamento estratégico para a manutenção e continuidade das micro e pequenas empresas. Tendo como objetivo geral destacar a importancia da busca de informações e conhecimentos sobre negócios e de como fazer um planejamento estratégico adequado a empresa. E a importancia de procurar orientações do SEBRAE.
	
Gabarito: O aluno deve descrever seu problema de pesquisa e vinculá-lo aos objetivos do trabalho.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201515624)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores e/ou teorias que utilizou para fundamentar suas colocações.
		
	
Resposta: Na minha pesquisa procurei utilizar fontes confiáveis e de qualidade, utilizei obras de teóricos renomados no assunto em questão, buscando pertinência em relação ao tema. Primeiramente para explicar melhor o conceito e classificação de MPEs que no caso é um conceito muito ambíguo, utilizei métodos de explicação e classificação adotadas pelo SEBRAE e IBGE. Em relação aos dados de comparação da taxas de mortalidade precoce das micro e pequenas empresas, utilizei dados do SEBRAE e de obras do autor Chiavenato. Como meu trabalho fala da importância do planejamento estratégico adequado para a sobrevivência e longevidade das micro e pequenas empresas, para explicar o que é planejamento e suas etapas, citei Chiavenato, Oliveira e Kotler, que são grandes autores reconhecidos e muito utilizados sobre o assunto. Além disso foram utilizados em meu referencial teórico livros e obras dos autores, Cacciamali, Sapiro, entre outros.
	
Gabarito: O aluno deverá explicar sua escolha de autores e sistemas teóricos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201515627)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como: exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto aos procedimentos como: bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos. Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação.
		
	
Resposta: Para a metodologia do meu trabalho, utilizei a pesquisa exploratória como forma de explanar melhor o tema e como procedimento para tal pesquisa foram feitos vários levantamentos bibliográficos em livros, revistas, artigo, periódicos, etc. Tanto em documentos físicos como online, sendo que optei por essa metodologia escolhida, por se tratar da melhor opção para explicar o tema. Também foi feito um estudo de caso na empresa Florypes Couros, para demonstrar através de um caso concreto, suposições e afirmativas apresentadas no trabalho.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever a metodologia aplicada ao seu trabalho correlacionando-a com os objetivos propostos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201515630)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
		
	
Resposta: Nas considerações finais pude constatar sobre como ficou claro que o planejamento estratégico é imprescindível tanto no momento de criação da empresa como para a manuntenção e crescimento da mesma frente ao mercado competitivo, seja ela de qualquer porte e principalmente para as micro e pequenas empresas. Também tentei contribuir com possíveis soluções observadas, para que haja uma diminuição da taxa de mortalidade precoce das MPEs sendo elas a busca de orientação sobre o negócio que se pretende abrir e de como fazer um planejamento estratégico adequado. E também ficou evidente que um dos principais motivos que levam a mortalidade precoce das micro e pequenas empresas é a falta de planejamento, o desconhecimento do negócio(falha gerencial) e também a falta de recursos financeiros.
	
Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.

Outros materiais