Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS resumo


Continue navegando


Prévia do material em texto

Modelos clássicos da análise sociológica: a contribuição de Émile Durkheim
O surgimento da sociologia científica: David Émile Durkheim
Os fatos sociais e suas características
Regras relativas à observação dos fatos sociais
Regras relativas à distinção entre o normal e o patológico
Anomia 
Coesão social, solidariedade social e consciência coletiva 
Muitos antropólogos se envolvem emocionalmente com seus objetos de estudo. Se envolvem nos cultos e religiões e acabam por acreditar nos elementos sobrenaturais, se apaixonam pelos seus informantes, etc.
Segundo Durkheim, 
B – Esta postura inviabiliza a pesquisa, pois desta forma o cientista não consegue manter a neutralidade necessária.
Eu sou a lenda 
O último homem na face da Terra não está sozinho. Will Smith interpreta este solitário sobrevivente em Eu Sou a Lenda, um épico de ação que mistura doses generosas de tensão com uma incrível visão de uma desolada Manhattan. Fonte: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-eu-sou-a-lenda-dublado.html. 
No filme “Eu sou a lenda” o Dr. Robert Neville (Smith) come somente enlatados que restaram, se defende dos animais com armas e pula de um carro para outro para se locomover até que encontre um que ainda tem gasolina. 
Isto por que o mundo quase acabou e ele se encontra praticamente só em Manhattan. Durkheim postulou que a coesão entre as sociedades humanas é mantida por tipos de solidariedade social. No texto, o personagem deve fazer tudo com suas próprias mãos por que todos os homens morreram, não sendo possível, haver laços de interdependência que caracterizam as sociedades complexas. 
Neste tipo de sociedade, o tipo de solidariedade social existente é a:
D – Solidariedade orgânica.
Explique qual é o objeto de estudo da sociologia e quais são suas três características principais. 
Resposta:
Os fatos sociais são o objeto de estudo da sociologia, segundo Durkheim. O fenômeno que o autor denomina fatos sociais são: "toda maneira de agir, ou pensar fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda que, é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que possa ter”. Segundo o autor, os fatos sociais são exteriores, gerais e coercitivos. 
Modelos clássicos da análise sociológica: a contribuição de Max Weber
A sociologia compreensiva de Max Weber
Os tipos de ação
Relação social
Os tipos ideais
O patrimonialismo
Por trás das disputas que os candidatos travam pela preferência do eleitorado, há uma base minuciosa de informações. Perto das eleições, os concorrentes debruçam-se sobre gráficos, planilhas e tabelas de preferências de voto, buscando descobrir quais as tendências dos eleitores. Pesquisadores, escondidos atrás de vidros espelhados, acompanham as conversas de grupos de pessoas comuns de diferentes classes que, em troca de um sanduíche e um refrigerante, comentam e debatem as campanhas políticas. 
Nessa técnica de pesquisa qualitativa, descobre-se, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem nos votos dos eleitores, as razões gerais que poderiam fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema. 
A aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se, principalmente, na teoria sociológica de Max Weber (1864-1920). A utilização dessa teoria indica que os pesquisadores pretendem: 
E - pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais.
Trata-se de recurso metodológico para ensejar a orientação do cientista no interior da inesgotável variedade de fenômenos observáveis na vida social. Consiste em enfatizar determinados traços da realidade (...) até concebê-los na sua expressão mais pura e consequente, que jamais se apresenta assim nas situações efetivamente observáveis. 
Extraído de COHN, G.(org); FERNANDES, F.(coord.). Max Weber. Sociologia. 7. ed. São Paulo: Ática, 2005.p.8.
Relativo ao pensamento de Max Weber, o trecho acima se refere:
C – ao tipo ideal.
Segundo a teoria da ação social de Max Weber, a que tipo(s) idea(ais) de ação social corresponde o suicídio do chef Bernard Loiseau? Justifique sua resposta.
O suicídio do chef Bernard Loiseau corresponde à dois tipos ideais de ação social: a ação racional com relação a valores, que é motivada por crenças em valores morais, religiosos, políticos etc., e a ação afetiva, que é guiada por uma conduta emocional.
Ele se suicidou motivado pelo resguardo de sua honra e pelo desespero com a situação o que o levou também a agir de forma impulsiva. 
Modelos clássicos da análise sociológica: a contribuição de Karl Marx
 
Materialismo histórico e dialético
Estrutura, superestrutura e relações de produção
Capitalismo, trabalho e alienação
Luta de classes, história e revolução
Fetichismo da mercadoria, ideologia e práxis
7 - ”Os proprietários da simples força de trabalho e os proprietários do capital, cujas respectivas fontes de rendimento são o salário e o lucro, isto é, os trabalhadores assalariados e os capitalistas, formam as duas grandes classes da sociedade moderna, baseada no regime capitalista de produção.” 
Quem é o autor da afirmativa acima?
D - Karl Marx
8 – Naalise as afirmativas abaixo, segundo o pensamento de Marx:
II - A ideologia é um sistema ordenado de ideias e concepções que obriga os homens a se comportarem segundo a vontade do sistema como se fosse sua própria vontade. 
V - O lucro se dá na esfera de produção. 
9 - Leia atentamente o texto abaixo: 
(...) Esses operários, constrangidos a vender-se diariamente, são mercadoria, artigo de comércio como qualquer outro; em consequência, estão sujeitos a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado. O crescente emprego de máquinas e a divisão do trabalho, despojando o trabalho do operário de seu caráter autônomo, tiram-lhe todo atrativo. 
O produtor passa a ser um simples apêndice da máquina e só se requer dele a operação mais simples, mais monótona, mais fácil de aprender. (...) 
MARX, K.; ENGELS,F. Manifesto do Partido Comunista. In______ Textos: volume 3. São Paulo, Edições Sociais, 1995, p.21-47. 
Este trecho do Manifesto do Partido Comunista faz alusão a que conceito estudado por Marx? Justifique sua resposta
Resposta
Ao conceito de alienação econômica. O termo alienação em Marx significa separação. A alienação econômica significa que o trabalhador é separado do fruto de seu trabalho, não tendo nenhum controle sobre ele.
A atualidade das ciências sociais: globalização, desigualdades e exclusão social
Globalização 
Sociedade em rede
Desigualdade, pobreza e exclusão social no Brasil
Preconceito racial, discriminação e segregação
Preconceitos de gênero e orientação sexual
10 - FUNERAL DE UM LAVRADOR 
Esta cova em que estás Com palmos medidos É a conta menor Que tiraste em vida É de bom tamanho Nem largo nem fundo É a parte que te cabe Deste latifúndio Não é cova grande É cova medida É a terra que querias Ver dividida (...) (João Cabral de Mello Neto). 
O texto acima é um trecho da obra MORTE E VIDA SEVERINA; ele nos fala de vários problemas sociais que permanecem no campo, mesmo com o considerável desenvolvimento econômico que o Brasil experimentou nos últimos anos. 
C – A má distribuição das terras no país, que gera uma série de conflitos no campo.
11 - Entre as conquistas femininas podemos destacar a ampliação dos espaços profissionais às mulheres que passaram a ocupar altos cargos dentro das organizações. No entanto, essa conquista não lhes deu igualdade salarial, mesma para aquelas que desempenham as mesmas funções de seu colega do sexo masculino
No que se refere às identidades sociais, essa desigualdade pode ser apontada como: 
A – preconceito de gênero. 
1 - Defina globalização. 
2 - A globalização vêm homogeneizando as identidades culturais? Justifique sua resposta.Resposta:
1 - Segundo Giddens, a globalização se traduz pela "A intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice versa". 
2 - A globalização engloba uma séria de processos contraditórios e antagônicos. Ao mesmo tempo em que temos uma homogeneização cultural, temos em muitos casos diante da globalização o fortalecimento das identidades locais e o surgimento de nacionalismos exacerbados e o aumento da xenofobia.
A atualidade das ciências sociais: novos padrões morais e culturais
Novas identidades étnicas
Novos padrões familiares
Modelos contemporâneos de família 
13 – Leia atentamente o texto abaixo:
Expressões tais como a "cabeça do casal", "chefe provedor", "guardião moral da família" vêm adquirindo outros significados, tanto no imaginário popular como na literatura científica sobre famílias. Na prática, podemos observar um número significativo de homens assumindo as mais diversas tarefas com as crianças e com a casa. No cinema, nos parques, nos restaurantes é sempre possível encontrar homens sozinhos com seus filhos, enfrentando situações de indisciplina, preocupados com o filho menor que não quer comer, perdendo o fôlego no jogo de futebol ou ainda ensinando os filhos a andarem de patins ou bicicleta. 
Em relação aos novos padrões familiares do ponto de vista das Ciências Sociais podemos afirmar que:
A – O número de famílias recombinadas vêm aumentando;
14 - Leia o artigo transcrito da Constituição da Republica Federal: 
"Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. §1° O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional." (BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 134.) 
É correto afirmar que no artigo transcrito a Constituição Federal: 
E – Reconhece a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país. 
Qual a posição das Ciências Sociais em relação ao conceito de família? Justifique sua resposta. 
Resposta:
Segundo as Ciências Sociais, a família é acima de tudo uma construção cultural dinâmica que varia no tempo e no espaço, não existindo assim modelos certos ou errados de família. 
O Estatuto da Família referido acima pretende justamente o contrário, excluindo da categoria de família toda uma série de novos arranjos familiares, promovendo assim um recuo nos direitos das famílias homoafetivas e outras. 
Karl Marx Segundo Marx, a atual luta de classes, típica da sociedade capitalista se configura 
entre: 
 
 
Burguesia e Proletariado