Buscar

CCE0212 EX A10 201202259961

Prévia do material em texto

Exercício: CCE0212_EX_A10_201202259961 
	Matrícula: 201202259961
	Aluno(a): CARLOS ALBERTO VIGNA MONTEIRO 
	Data: 20/11/2016 18:27:16 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202465915)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Você revisou o cronograma e descobriu que o projeto estará mais atrasado do que o que foi originalmente comunicado. Seu chefe pediu que você não diga isso para o cliente mesmo que ele concorde que não há forma de encurtar o cronograma. Você tem uma reunião de andamento do projeto com o cliente no mesmo dia, na parte da tarde. O que você deve fazer? I. Pedir para o seu chefe enviar sua solicitação por escrito. II. Convocar o cliente e explicar o dilema para eles de forma confidencial. III. Esclarecer ao seu chefe que não é ético reportar uma situação incorreta para alguém do projeto. IV. Explicar que deve ser apresentado o atraso juntamente com o plano de ações para recuperar o atraso.
		
	
	III e IV, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202465914)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Os membros de uma equipe de projetos reclamam entre si que o gerente de projetos está solicitando uma série de tarefas que eles não têm tempo de fazer devido às suas funções técnicas na empresa. Um consultor, que naquele local chegava, foi questionado por essas pessoas sobre o que ele achava desta situação. Ele achou estranho porque uma das funções do gerente de projetos é repassar as atividades de maneira tal que todos possam realizá-las no prazo determinado. Então, ele perguntou: Quem tem o poder nesta empresa para dar direções a vocês sobre o que fazer ?, e um deles respondeu: O nosso gerente que está ali. Com esta breve situação, qual deve ser a estrutura organização da empresa e quais as suas desvantagens: I. Matricial. Conflitos por motivo que os resultados são avaliados pelos gerentes dos projetos que geralmente não são especialistas em suas áreas, o que ocasionam conflitos entre gerentes dos projetos e funcionais. II. Funcional. Os membros da equipe dão maior ênfase ao trabalho técnico do que ao próprio projeto. Além disso, o gerente de projetos não possui autoridade. III. Matricial. Gera confusão devido sua tendência de fomentar lutas pelo poder e na tensão que estabelece sobre os indivíduos. Quando se abre mão do conceito da unidade de comando, aumenta consideravelmente a ambiguidade e geralmente conduz a conflitos. IV. Funcional. O modelo é muito rígido e muito fragmentado, ou seja, cada departamento é quase uma empresa independente dentro de uma empresa maior. Há pouca comunicação interdepartamental: esta tende a ser burocratizada e difícil. 
		
	
	II e IV, apenas.
	
	III, apenas.
	
	II, apenas.
	
	Nenhuma das opções anteriores.
	
	I e III, apenas.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202466002)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A sua organização sem fins lucrativos está se preparando para hospedar sua primeira corrida/caminhada anual de 5 km no Parque da Cidade. Você trabalhou em um projeto semelhante da organização, dois anos atrás, quando ela foi uma das promotoras da corrida de 10 km através do Passo de Morro. A partir da situação acima, julgue as seguintes asserções referente a qual ativo de processos organizacionais poderia ser mais útil nesse novo projeto. Informações históricas do projeto de corrida de 10km anterior ou outro semelhante. Porque Elas podem auxiliar tanto na formulação das entregas e na identificação das restrições e premissas, como também posteriormente no processo de Planejamento.
		
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202412545)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Os pontos como "esferas da vida" representam as diferentes facetas nas quais a nossa vida é dividida. Sendo que, para cada uma delas, precisamos definir compromissos. Das alternativas abaixo, assinale a única com ao menos um elemento falso no que tange as diferentes facetas da esferas da vida. 
		
	
	e) Esferas: Contributiva; Material; Profissional
	
	Esferas: Material; Espiritual; Intelectual 
	
	b) Esferas: Emprendedores; Profissional; Física 
	
	d) Esferas: Intelectual; Administrativa; Espiritual 
	
	c) Esferas: Social, Criativa; Familiar 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202412544)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A literatura recomenda que você pense além do seu dia-a-dia, considere o futuro, coisas que você quer festejar, realizar ou coisas sonhadas e que precisam ser planejadas. Das alternativas abaixo, assinale aquela errada em relação a conformidade com o texto?
		
	
	Tome as rédeas do seu destino. 
	
	Procure a arte da autogestão. 
	
	Busque o equilíbrio vital, que compreende atividades diversas. 
	
	Os últimos 40 anos de vida acontecerão sempre sem preocupação com o trabalho.
	
	Seja empreendedor. 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202465906)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Durante uma reunião de revisão de status de um projeto sobre um sistema de informações, a equipe do projeto observou que poderia ser facilmente construído um gráfico, o qual permitiria ao cliente a identificação mais rápida de informações importantes. Essas informações estavam previstas para ser exibidas em planilhas, cujo formato não proporcionava uma boa interpretação das mesmas. Analise as asserções seguintes para identificar qual decisão o gerente do projeto poderia tomar. Deveria analisar o impacto da modificação e submeter a mesma à aprovação do cliente Porque O gerente do projeto deve analisar o impacto de qualquer mudança e, somente depois de ter a aprovação formal do cliente, poderá implementá-la. Uma vez que a modificação foi devidamente analisada, oficialmente aceita pelo cliente e inserida no Plano de gerenciamento do projeto, ela deixa de ser considerada um ¿extra¿ e passa a fazer parte das requisições do cliente. A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta. 
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	Ambas as asserções são proposições falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202465943)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Você atua como gerente de projetos em uma grande rede de supermercados. Como patrocinadora do Congresso da Associação Nacional de Supermercados, sua empresa vai fazer uma apresentação. Seu chefe lhe solicita que prepare a apresentação baseada nos resultados de seu projeto, conforme o relatório que você apresentou à diretoria no mês anterior. Seu chefe diz que quem fará a palestra será ele mesmo e que seu nome será omitido dos documentos, uma vez que como você atua em um departamento gerenciado por ele, todos os resultados foram feitos em nome dele, que se apresentará como autor. Entre as afirmativas abaixo quais são ações válidas sobre a ótica de Ética e Responsabidade Profissional. I. Obedecer a seu chefe. II. Solicitar que seu nome seja citado como autor ou co-autordo trabalho, dado que você detém a propriedade intelectual. III. Apresentar o trabalho em nome da organização, sem citar os nomes dos autores. IV. Não se empenhar na tarefa e produzir uma apresentação com qualidade inferior. Assinale as assertivas verdadeiras.
		
	
	I e II, apenas.
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e IV, apenas.
	
	I, III e IV, apenas.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202465913)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Durante a realização das atividades de um projeto de construção de uma grande refinaria, a equipe teve a iniciativa de armazenar em seus arquivos pessoais todas as experiências que julgavam relevantes. Após o término do projeto, a equipe foi desfeita e seus integrantes foram remanejados para outros projetos, alguns se aposentaram e outros saíram da empresa. Um ano depois, a empresa decidiu construir uma nova refinaria muito semelhante a que foi construída no ano anterior. No entanto, durante a execução deste novo projeto, foi verificado que alguns problemas que a refinaria anterior enfrentou e que poderiam ser evitados, repetiram-se no novo empreendimento. Se você fosse o Líder do segundo projeto, que providências teria tomado para evitar esta situação? I. Teria verificado a existência de projetos similares. II. Teria elaborado o plano de gerenciamento de riscos considerando que cada projeto é único. III. Teria feito um esforço para identificação de lições aprendidas e boas práticas com os membros da equipe que ainda estavam na empresa e participaram de projetos similares, no começo do projeto. IV. Teria durante o ciclo de vida do meu projeto, registrado as lições aprendidas conforme os problemas fossem acontecendo para uso pelos projetos futuros. Assinale as opções corretas. 
		
	
	I, II e III, apenas.
	
	II, III e IV, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	II e IV, apenas.

Continue navegando