Buscar

Biofísica dos sentidos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Biofísica dos sentidos – Os receptores sensoriais na alimentação do ser humano 
Alimentação
De acordo com o artigo Aspectos psicobiológicos do comportamento alimentar, a motivação para comer pode estar relacionada diretamente a sons associados à alimentação e processo mastigatório. Certas características do alimento também contribuem. Fatores sociais e culturais exercem uma forte influência na preferência alimentar. 
Definição
Os órgãos dos sentidos percebem os estímulos do ambiente. Logo, transformam os estímulos em impulsos nervosos. 
Receptores: estrutura que reconhece um estímulo no ambiente interno ou externo de um organismo. Esses receptores são classificados de acordo com a natureza do estímulo para os quais são sensíveis.
Condutores: são nervos que transmitem ao cérebro os impulsos nervosos nascidos do estímulo captado pelo receptor.
Receptores
 
Paladar
Os receptores do paladar possuem habilidades sensoriais peculiares, e participam ainda sensorialmente no monitoramento da ingestão de alimento, juntamente com o olfato, o tato e a temperatura, regulando o comportamento e a homeostase corporal. 
O gosto se refere apenas ao sentido do paladar. Já o sabor dos alimentos é reconhecido pela combinação de dois ou mais sentidos: o PALADAR (que se refere ao gosto) + OLFATO (ao aroma dos alimentos).
Paladar
Os sinais são geralmente mais complexos quimicamente para doce e amargo do que para o salgado e o azedo. 
Diferenças genéticas na sensação do paladar influenciam o comportamento humano quanto à escolha de alimentos, e podem também afetar o peso corporal e mesmo a susceptibilidade a certas doenças.
Olfato
O olfato tem importante papel na distinção dos alimentos. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o paladar e o cheiro. Do ponto de vista adaptativo, o olfato tem uma vantagem em relação ao paladar: não necessita do contato direto com o objeto percebido para que haja a excitação.
O olfato, assim como a visão, possui uma enorme capacidade adaptativa. No início da exposição a um odor muito forte, a sensação olfativa pode ser bastante forte também, mas, após um minuto, aproximadamente, o odor será quase imperceptível.
 
Olfato
Porém, ao contrário da visão, capaz de perceber um grande número de cores ao mesmo tempo, o sistema olfativo detecta a sensação de um único odor de cada vez. Contudo, um odor percebido pode ser a combinação de vários outros diferentes.
Odores familiares também trazem imagens da infância, ou de algum momento marcante, o que acaba tornando o alimento mais apetitoso na ocasião. 
 
Audição
A motivação para comer pode estar relacionada diretamente a sons associados à alimentação e processo mastigatório. Certas características do alimento também contribuem. 
“O nosso sistema auditivo é dependente de nossas capacidades cardiovasculares, neurais e de saúde metabólica. E se nós não estamos saudáveis, em geral, faz sentido que poderíamos aumentar nossa susceptibilidade à perda auditiva“. 
- Christopher Spankovich, pesquisador e professor assistente no departamento de ciências da fala, linguagem e audição na Universidade da Flórida
Visão
O ser humano possui estruturas localizadas bem no centro do encéfalo, que funcionam como uma “estação de conexões” (sinapses entre as células nervosas) das mais diversas, responsáveis pela regulação das funções superiores, conscientes, e até, em algumas ocasiões, fazendo com que nós reajamos de forma espontânea, inconsciente, inconsequente e até mesmo reflexa, como na salivação. 
Visão
Assim, as trocas de informações, peculiares a cada indivíduo, estão sujeitas às lembranças e aos gostos de cada um, isto é, são resultado da memória. E por isso, quando vemos um determinado prato, sentimos seu cheiro e imaginamos sua textura, o nosso cérebro reage enviando certas mensagens. As sensações que vêm com isso dependem da preferência da pessoa.
Tato
O uso das mãos na relação com os alimentos também pode ser algo prazeroso. Algumas pessoas preferem o contato direto com os alimentos na hora de prepará-los. Misturar os ingredientes de uma torta com as mãos até formar aquela massa homogênea, por exemplo, causa cócegas nas mãos, assim como existe quem ache gostosa a sensação do mesmo.
Considerações finais
Os sentidos, lembranças familiares, fatores sociais e culturais podem influenciar na escolha de um determinado alimento;
A alimentação é interligada pelos 5 sentidos do corpo humano;
As sensações obtidas por um alimento dependem da preferência de cada pessoa.
A audição pode ser afetada devido a uma alimentação inadequada.
Referências
[1]CAMBRAIA, Rosana Passos Beinner. Psychobiological aspects of feeding behavior. Rev. Nutr. [online]. 2004, vol.17, n.2, pp.217-225.
[2] http://www.uel.br/laboratorios/lefa/aulasfisiogeral/SISTEMANERVOSOPARTE5sistemasensorial.pdf
[3] http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/1%20 %20os%20sentidos%20da%20comida.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais