Buscar

avaliando de neuro 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Marque a alternativa correta em relação à Esclerose Múltipla (EM):
EM progressiva-exacerbante, o déficit neurológico é progressivo e cumulativo desde o início, porém platôs ocasionais e melhoras mínimas temporárias acontecem com frequência.
Na EM tipo recorrente-remitente, os períodos de remissão são acompanhados de recuperação parcial, sempre restando alguma sequela motora.
A orientação quanto ao gasto energético é muito importante e de extrema necessidade para esta patologia.
Na EM, o uso dos exercícios de Frenkel têm o objetivo de tratar a incoordenação, porém só poderão ser realizados para os pacientes que consigam deambular
O comprometimento na Esclerose Múltipla é exclusivamente motor.
 São princípios básicos do método Kabat:
Reflexo de estiramento, movimentos em rotação (espiral) e em diagonal e estímulo visual.
Inibição de padrões motores anormais, estímulo de pontos motores e estímulo auditivo.
Crioestimulação cutânea, reflexos de estiramento e exercícios posturais.
Uso de pontos-chave para estimular padrões motores.
Facilitação de contrações através de padrões posturais primitivos.
Sobre o acidente vascular encefálico podemos afirmar:
 As hemorragias intracranianas mais comuns que causam o AVE são ocasionadas por placas ateroscleróticas
A causa principal do AVE isquemico é a HAS (hipertensao arterial sistemica)
Todas estao corretas
Os sinais e sintomas do AIT duram mais que 3 semanas
O êmbolo que causa o AVE pode vir do coração, de uma trombose arterial da carótida interna ou de uma placa ateromatosa no seio carotídeo
Em uma visita domiciliar, um fisioterapeuta encontra uma idosa acamada devido a acidente vascular encefálico (AVE), ocorrido há 15 dias. Desde o evento, ela permanece restrita ao leito, totalmente dependente para comer, vestir-se e realizar a higiene pessoal. À avaliação, o fisioterapeuta verifica que a paciente está consciente, embora desorientada no tempo e no espaço, com importante hemiparesia completa à esquerda, e dificuldade para tossir e deglutir. Durante inspeção do tórax, ele constata a diminuição da expansibilidade do lado esquerdo, sem sinais de desconforto respiratório. A ausculta pulmonar revela murmúrio vesicular com roncos difusos, e, durante a expectoração, observa-se a presença de secreção aquosa com restos de alimentos. A idosa não apresenta febre e tem dificuldade na deglutição.
Diante da situação apresentada, o fisioterapeuta deveria: (enade 2013)
orientar a cuidadora durante a realização de exercícios respiratórios e sugerir a aquisição de equipamento de ventilação não-invasiva.
suspeitar que a paciente está broncoaspirando e realizar técnicas de remoção de secreção e estímulo de tosse, além de orientar a cuidadora a procurar outro profissional para fazer a fisioterapia neurofuncional.
realizar técnicas de remoção de secreção, orientar o posicionamento no leito em extensão de membro superior e flexão do membro inferior acometido e recomendar a elevação da cabeceira do leito durante a alimentação.
orientar o posicionamento da paciente no leito, o que deve contemplar a flexão do membro superior e a extensão do membro inferior acometido, além da elevação da cabeceira do leito durante a alimentação.
realizar técnicas de remoção de secreção e orientar o posicionamento da paciente no leito, contemplando adução do membro superior e extensão do membro inferior acometido.
Sabe-se que os nervos periféricos podem ser acometidos por vários tipos de comprometimento, como traumatismos, deficiências vitamínicas, tóxicos, dentre outros. A lesão dos nervos mediano e radial vai resultar respectivamente em:
Mão em benção de padre e mão caída;
Mão caída e mão em garra;
Mão caída e mão em benção de padre.
Mão em garra e mão em benção de padre;
Mão em benção de padre e mão em garra;
Um paciente com 15 anos, vítima da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), ficou internado em terapia intensiva por 21 dias e, ao receber alta, sua família procurou o serviço de fisioterapia de uma clínica-escola para dar continuidade ao seu tratamento. Sobre esta doença e suas respectivas características, analise: I. A Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença neurológica capaz de provocar fraqueza muscular generalizada que, em alguns casos, pode levar à morte, caracteriza-se como autoimune, precedida por infecção respiratoria aguda ou gastrointestinal. II. Conduz à desmielinização da bainha de mielina e a degeneração axonal dos nervos periféricos. III. Acarreta paralisia espástica, arreflexia ascendente e diferença na concentração de proteína no líquido cefalorraquidiano (LCR), caracterizando a dissociação albumino-citológica, que é característica da SGB. IV. Os pacientes com SGB apresentam dor, Reflexos tendinosos reduzidos e lentos Disfunção autonômica. A fisioterapia motora constitui-se de exercícios passivos, ativoassistido e ativo dos membros, este último dependendo da melhora da fraqueza muscular. Estão corretas apenas as afirmativas
III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
I e IV.
I, II e III.
Nos Acidentes Vasculares Cerebrais é CORRETO afirmar:
Estão corretas duas alternativas.
Nas hemorragias subaracnóides o paciente se queixa de súbita e forte dor de cabeça associada ao vômito, porém sem o enrijecimento do pescoço.
O comprometimento da artéria cerebral posterior pode dar origem à monoplegia contralateral afetando o membro superior
No AVC hemorrágico os hematomas ocorrem normalmente nas partes profundas do cérebro, envolvendo frequentemente o tálamo, núcleos lutiformes e cápsula externa, e com menos freqüência o cerebelo e a ponte
No AVC isquêmico a hemiplegia é inicialmente flácida permanecendo assim por longo tempo e em alguns casos produzindo espasticidade de acordo com a lesão.
Com relação as escalas abaixo, assinale a opção que contém somente avaliação funcional:
Índice de Barthel e FIM
FIM e escala de Glasgow
Escala de Asworth e escala de Glasgow
Índice de Barthel e Escala de Asworth
escala de Glasgow e Índice de Barthel
O traumatismo cranio encefálico, especialmente os decorrentes de acidentes automobilisticos, é a causa mais comum de morte e invalidez entre jovens. A lesão pode ser contusão (fechada) ou por projétil penetrante, com o crânio podendo ser perfurado ou afundado, com ruptura dos revestimentos encefálico e do próprio encéfalo. O deslocamento e a torção do encéfálo levam levam a contusão, ruptura da substância branca e sangramanto para o interior do mesmo (hematoma intracerebral), causando inconsciência. A perda da consciência de forma transitória nessa situação é denominada:
Obnubilação
Concussão
Extereobnubilação
Estupor
Coma
O local de fundamental importância para o aprendizado motor em que são feitas as correções quando os movimentos resultantes falham em relação as expectativas é o :
Cerebelo
Tálamo
Cotéx motor primário
Núcleos de base
Bulbo

Continue navegando