Buscar

PSICOPATOLOGIA AV2 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA
QUESTIONÁRIO 2 – AV2
Qual a principal característica do Transtorno de Estresse Pós Traumático? Cite dois sintomas que geralmente estão presentes neste transtorno.
R: A principal característica do TEPT é a exposição à um evento traumático, seja ele diretamente ou indiretamente, sendo vivido diretamente ou testemunhado.
 
Qual a principal característica do Transtorno de Pânico? Cite quatro sintomas que podem ocorrer neste transtorno.
R: O transtorno de Pânico é um surto abrupto que ocorre por medo ou desconforto intenso que alcança o pico em minutos e necessáriamente é preciso de quatro sintomas para classificá-lo como Transtorno de Pânico, são eles, pelo menos: Sudorese, sensação de asfixia, dor ou desconforto toráxico e coração acelerado.
Apesar de apresentarem nomes semelhantes, os transtornos obsessivo-compulsivo e da personalidade obsessiva-compulsiva podem ser distinguidos. Explique esta distinção. 
R: Enquanto no primeiro Transtorno o indivíduo tenta de todas as formas lutar contra os pensamentos intrusivos ou comportamentos, no segundo Transtorno o indivíduo tenta manter um comportamento perfeccionista, contradizendo o primeiro transtorno.
Defina os seguintes conceitos: intoxicação, tolerância, fissura e abstinência. 
R: Intoxicação se dá justamento ao ingerir uma substância estranha ao corpo. Tolerância é quando uma dose acentuadamente maior de uma substância é necessária para surtir o efeito desejado. Fissura é a vontade extrema de usar tais substâncias quando são expostos à ela. Abstinência é quando a substância se encontra em baixa no organismo quando usada frequentemente, o corpo “pede” o uso da susbstância novamente. 
O que são sintomas positivos da esquizofrenia? Cite um exemplo.
R: São sintomas relacionados ao surto psicótico. Podem ser eles o delírio, as alucinações.
O que são sintomas negativos da esquizofrenia? Cite um exemplo.
R: Os sintomas negativos estão relacionados aos aspectos relacionados à fase crônica da esquizofrenia. São sintomas deficitários que causam deficiência na função mental, sejam elas a vontade ou a afetividade. 
Cite uma diferença entre o transtorno esquizoafetivo e a esquizofrenia.
R: Transtorno esquizoafetivo e transtorno depressivo ou
transtorno bipolar com características psicóticas são
descartados porque 1) não ocorreram episódios depressivos
maiores ou maníacos concomitantemente com sintomas da
fase ativa, ou 2) se episódios de humor ocorreram durante os
sintomas da fase ativa, sua duração total foi breve em relação
aos períodos ativo e residual da doença.
Explique em que consiste o transtorno delirante. Cite e explique dois tipos de delírio que podem estar presentes neste transtorno.
R: O transtorno delirante consiste na presença de um ou mais conteúdos delirantes e eles podem ser, a pedido do exercício, conteúdos erotomaníacos, grandioso, ciumento, persecutório, somático, misto e não específico. 
Em psicopatologia, o conceito de mania não possui o mesmo sentido que costuma apresentar no senso comum. Explique esta afirmativa. 
R: Justamente porque em psiquiatria mania significa um transtorno relacionado à uma exaltação do humor, enquanto no senso comum “mania” significa um hábito ou costume.
Estabeleça uma diferença entre o Transtorno Depressivo Maior e o Transtorno Depressivo Persistente (Distimia).
R: A diferença entre os doias está no tempo. Enquanto no primeiro para se considerar o diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior é necessário um período de no mínimo duas semanas, na Distimia é necessário um período de dois anos. Avaliando os dois é possível afirmar que o transtorno mais leve é o Depressivo Persistente, enquanto no primeiro há inclusive pensamentos recorrentes sobre a morte.
Qual a diferença entre o Transtorno Bipolar Tipo I e o Transtorno Bipolar Tipo II? 
R: A diferença está na intensidade dos transtornos, enquanto no Transtorno Bipolar I é obrigatório a presença de um Episódio Maníaco e a possibilidade de um Episódio Hipomaníaco anterior ao Episódio Maníaco, fazendo com que o Transtorno Bipolar I seja mais grave do que o Transtorno Bipolar II, que já descarta a presença de um Episódio Maníaco. Considerando os fatos de que o Episódio Hipomaníaco em termos de intensidade é menor do que o Maníaco, podendo não causar danos maiores no funcionamento social, profissional e nem ocasionar em internação. 
Qual a principal característica do Episódio Maníaco? Cite e explique dois sintomas que podem ser observados nesse quadro.
R: A principal característica do Episódio Maníaco é o humor expansivo e irritável que pode ser dirigido à uma atividade ou a um objeto. Alguém que sofre este Transtorno fala mais do que o habitual e costuma fazer pressão para que a sua fala se priorize, outro sintoma é a autoestima inflada.
Descreva a principal característica do Transtorno da Personalidade Antissocial.
R: A principal característica do indivíduo que sofre Transtorno da Personalidade Antissocial está em justamente não se importar com a violação das outras pessoas. Ela não se importa com si e nem com os outros, podendo colocar sua vida e a vida dos outros em risco.
Descreva a principal característica do Transtorno da Personalidade Paranóide.
R: O indivíduo apresenta um padrão de desconfiança que não corresponde á realidade. Eele desconfia de todas as pessoas e que elas estão aprontando algo que possa prejudicá-la. Enfim, tem desconfianças sobre tudo e todos. 
Descreva a principal característica do Transtorno da Personalidade Narcisista.
R: Tem umca crença grandiosa sobre si mesmo, não se importar com os outros, acredita que os outros devem admirar a sua existência. Não tem empatia para com os próximos e sente que as pessoas o invejam.

Outros materiais