Buscar

Av sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CCE0487_AV_201402161174 » SUSTENTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201402161174 - MARIA DAS MERCES SANTOS
	Professor:
	ANDRE LUIS FUNCKE
	Turma: 9013/AE
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 29/11/2016 10:59:59
	
	 1a Questão (Ref.: 201402429149)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para discutir a relação entre os homens e o meio ambiente, é fundamental uma reflexão sobre o cenário em que essas questões emergiram: a modernidade. Com o termo modernidade, pretende-se incluir ou definir um processo que se inicia por volta do século XV, na Europa, marcado por profundas transformações em todas as dimensões da vida humana da produção, da sociabilidade, da representação simbólica do mundo, das relações sociais e de poder -, fenômeno que, ao longo de 500 anos, se estendeu por todo o planeta, transformando os diferentes contextos (físicos e sociais) em que, progressivamente, foi acontecendo (Zioni, 2009). Segundo a mesma autora, esse processo tem maior visibilidade na organização capitalista das relações de produção e consumo, mas não pode ser confundido com ela. Ainda que contemporâneos e bastante relacionados, a modernidade não os reduz ao curso de expansão capitalista, mesmo que esta venha moldando todos os campos da atividade humana. Por modernidade, entende-se
		
	
Resposta: As transformações que o homem fez para facilitar o seu modo de viver. Transformando a natureza, o homem teve acesso a possibilidades para facilitar a vida em sociedade, como luz eletrica e maquinario, que transformou a realidade e tirou o homem do feudalismo, com a invenção de maquinas e a transformação do modo devida. Com toda essa mudança, houve tambem a mudança nas relações entre os homens com a produção e bens.
	
Gabarito:
Algo maior que o ethos  de uma sociedade marcada pela apropriação privada da produção, pelo uso intensivo de energia e de tecnologia, pela racionalização da vida.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402427217)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É percebido, que nos últimos 20 anos, a agenda ambiental internacional e a busca pela sustentabilidade têm evoluído tanto no sentido de implementar os acordos já assinados, como no sentido de encontrar formas de proteger outros recursos naturais essenciais como, por exemplo, mananciais de água.Muito trabalho tem sido feito principalmente em nível político e científico.Para que se alcancem os objetivos de sustentabilidade é importante que o trabalho iniciado prossiga em que frentes?
		
	
Resposta: em todas as frentes, ja que o problema deve ser de enfrentamento de todos Nas industrias, com o melhor aproveitamento de materia prima e reciclagem de seus rejeitos, a fim de diminuir a poluição e o consumo de materiais Nas escolas e no dia a dia conscientizando sobre o consumismo exagerado Ensinando a preservação para essa e as proximas gerações das reservas ambientais do planeta e respeitando seu ciclo de renovação
	
Gabarito: As frentes deverão ser em âmbito global e local, com a modificação dos sistemas produtivos e das práticas de uso dos recursos naturais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402417760)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A tendência atual é a de se procurar diminuir, cada vez mais, a quantidade de resíduos sólidos, através dos 3R¿s __________________ , _______________________ e ________________. Complete as lacunas da frase acima com a alternativa que tenha as palavras CORRETAS, respectivamente.
		
	
	Redescobrir, reintroduzir, reciclar
	
	Reintroduzir, reutilizar, recriar
	
	Reorientar, reduzir,refazer
	 
	Reduzir, reutilizar, reciclar
	
	Reinventar, renomear, refazer
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402417848)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma ________________________ do ponto de vista ambiental atende às necessidades atuais de sua população em relação a alimentos, água e ar limpos, abrigo e outros recursos básicos sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades (Miller Junior, 2007). Qual alternativa completa a frase?
		
	 
	sociedade sustentável
	
	sociedade moderna
	
	sociedade republicana
	
	sociedade industrial
	
	sociedade capitalista
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402280251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aumento da população e o conseqüente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais. Qual alternativa não diz respeito a um desses estresses?
		
	
	danos na biodiverdidade
	
	desmatamento de florestas tropicais
	
	doenças infecciosas
	
	poluição dos mares e mudanças climáticas
	 
	abundância de água
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402280257)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A definição: ¿...é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida¿, está relacionada a:
		
	
	Ambiente antrópico
	
	Interdisciplinaridade
	
	Educação de Jovens e Adultos
	 
	Educação ambiental
	
	Política de Segurança Pública
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402801627)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação a GESTÃO AMBIENTAL, podemos AFIRMAR que:
		
	
	A gestão ambiental atua em sentido contrário aos princípios de desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
	
	O conceito de gestão visa excluir a gestão pública do meio ambiente, valorizando os programas de ação desenvolvidos por empresas e instituições não-governamentais para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de degradação do meio ambiente.
	
	O conceito de gestão ambiental tem evoluído na direção de uma perspectiva de gestão centralizadora entre os diferentes agentes envolvidos que estão desarticulados em seus diferentes papéis.
	
	Gestão ambiental é um processo administrativo de responsabilidade do poder público, destinado a, exclusão social, capaz de formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir das decisões dos governantes.
	 
	A gestão ambiental desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados (controle ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, objetos de conservação ambiental, planos de gestão etc).
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402801678)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação a POLÍTICA AMBIENTAL, leia as afirmativas abaixo: I - Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais, embora não faltassem problemas e nem vozes que os apontassem. II ¿ No passado a degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar com o trabalho escravo. III - As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais não encontravam ecos na esfera política no século XX, embora muitos denunciantes fossem políticos ilustres, como José Bonifácio, Joaquim Nabuco e André Rebouças. IV - Somente quando o Brasil começa a dar passos firmes em direção à industrialização, inicia-se o esboço de uma política ambiental. Estão CORRETAS as AFIRMATIVAS:
		
	
	I, III, IV
	 
	I, II, IV
	
	II, III, IV
	 
	I, II, III, IV
	
	I, II, III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402748991)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Complete a lacuna da frase abaixo com a alternativa correta:
 Tendo em conta que __________________ está especialmente relacionada ao consumo de bens ambientais capazes de satisfazer as necessidades das atuais gerações sem prejudicar o direito ao consumo e à satisfação de necessidades das gerações vindouras, cabe se perguntar como se traduzem em termos econômicos esta preocupação e, em particular, os direitos dasfuturas gerações.
		
	
	o desenvolvimento politico
	
	a gestao ambiental
	 
	a sustentabilidade
	
	o desenvolvimento economico
	
	o desenvolvimento social
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402794298)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação ao consumidor consciente, analise as opções a seguir (Asserção e Razão).  
 I (ASSERÇÃO) - O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta.   PORQUE:  
 II (RAZÃO) - Ele reflete a respeito de seus atos de consumo e como irão repercutir sobre si mesmo, nas relações sociais, na economia e na natureza.   Selecione a alternativa correta.  
		
	
	Asserção errada, razão correta
	
	Asserção correta, razão errada
	 
	Asserção correta, razão correta, e a razão justifica a asserção
	
	Asserção e razão erradas
	
	Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 17/11/2016 até 01/12/2016.
Parte inferior do formulário

Outros materiais