Buscar

AV1 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS



Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Avaliação: CCJ0089_AV1_201409138691 Data: 27/11/2016 20:33:02 (A) Critério: AV1
Aluno: 201409138691 - ROSA GABRIELA CLARO MARINHO
Professor:	LAURA EUGENIA PEREZ FREITAS
Turma: 9007/AG
Nota da Prova: 7,0 de 10,0 Nota de Partic.: 0
 Questão número 1.1a Questão (Ref.: 572834)	Pontos: 1,0 / 1,0
Com base na perspectiva das ciências sociais, assinale a ÚNICA opção INCORRETA.
	A compreensão crítico-reflexiva da realidade social é uma importante consequência dos estudos científicos das ações humanas em sociedade.
A interpretação é uma dimensão importante deste campo do conhecimento, pois as ações humanas são orientadas por crenças socialmente partilhadas.
 Certa(X)Por serem fenômenos puramente pessoais e subjetivos, as crenças, os valores e os ideais humanos não são assuntos de interesse científico destes estudiosos.
	As ações dos homens em sociedade resultam de um longo processo de aprendizagem social denominada, por alguns estudiosos, como socialização.
	As mudanças cada vez mais rápidas dos padrões morais e culturais das sociedades contemporâneas são assuntos que interessam aos cientistas sociais.
 
 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 571107)	Pontos: 0,0 / 1,0
Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda o universo sociocultural do homem, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais?
	Psicologia.
	Filosofia.
	Antropologia.
 Certa(X)Sociologia.
	Ciência Política.
 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 229943)	Pontos: 0,0 / 1,0
Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:
	As ciências sociais estudam fenômenos de causas simples, o que torna o método objetivo o mais apropriado para esse tipo de investigação.
	As ciências naturais estudam fenômenos simples e exigem um afastamento entre investigador e objeto investigado, sendo a análise subjetiva a indicada para esse tipo de observação.
Certa (X)As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva.
	As ciências naturais tratam de fenômenos complexos, facilmente observáveis, que permitem classificação e, portanto, o método mais indicado é o subjetivo.
	As ciências sociais tratam de fatos ou fenômenos complexos, facilmente isoláveis, recorrentes e que podem ser reproduzidos em laboratório.
 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 248082)	Pontos: 1,0 / 1,0
Segundo o antropólogo Roberto Da Matta a pesquisa de campo leva o estudioso a encarar a sua própria visão de mundo, sua religião, seus valores morais etc. Devemos levar em conta seriamente essa noção para evitar interferir na pesquisa. Segundo Da Matta, nasce assim a dialética entre investigador e investigado. DA MATTA, Roberto in Relativizando: uma introdução à antropologia social É correto afirmar que:
	Os fenômenos sociais que estão bem perto de nós não devem ser analisados pelas Ciências sociais
	A relação é muito complexa e faz com que o investigador estude apenas outros universos sociais fora da sua experiência de vida
	Ao analisarmos os fenômenos mais próximos deixamos de ser cientistas sociais
 Certa(X)Nas ciências sociais devemos nos esforçar para trabalhar com neutralidade, mesmo sendo está quase inalcançável devido a complexidade dos objetos
	A relação dialética entre investigador e investigado é uma relação que impossibilita a prática científica
 
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 583701)	Pontos: 1,0 / 1,0
"Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento 'costumes, usos, tradições, feixes de hábitos', como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle 'planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas)" para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento." Geertz, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima apresentado como referência inicial, escolha a única opção correta.
	Os sociólogos estudam a cultura examinando os sistemas simbólicos que exercem pouca ou nenhuma influência na organização da sociedade.
	As funções básicas dos sistemas de valores são somente organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade
	Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.
	A cultura e seus produtos são recursos que impedem ao homem fazer, explicar e entender corretamente as coisas e a vida em sociedade.
 Certa(X)Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.
 
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 231812)	Pontos: 1,0 / 1,0
"O entendimento do significado da cultura, da relatividade dos hábitos, costumes e valores e da sua transitoriedade poderão tornar o ser humano mais tolerante, pois aquilo que julgamos certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim pode ter diferentes significados em outros lugares, e num outro momento"(DIAS, 2005) . Uma atitude contrária a esta tendência é denominada de:
Certa(X)etnocentrismo
	diversidade cultural
	darwinismo social
	relativismo cultural
	difusão cultural
 
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 11671)	Pontos: 0,0 / 1,0
Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954:
"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.
 Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima:
 Certa(X)De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.
	De caráter emotivo que repousa na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.
De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactado ou outorgado, pode ser intitucionalizado de modo reacional.
De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.
 .
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 14471)	Pontos: 1,0 / 1,0
O conceito de dominação é central na sociologia de Max Weber. O autor construiu três tipos puros de dominação explicitando os fundamentos que tornam legítima a autoridade ou justificam a dominação de cada tipo, válidos em diferentes contextos históricos. Segundo esse autor, com relação à dominação legal racional, qual das afirmativas subsequentes é correta?
	Os aparatos burocráticos, na modernidade, só atrapalham a dominação legal racional, cuja legitimidade deve serbuscada na confiança no chefe.
	O ordenamento da dominação legal racional está fixado na tradição e sua violação seria uma afronta à legitimidade do dominante.
	A legitimidade do mando se dá em razão das qualidades excepcionais de um(a) líder.
 Certa(x)A dominação legal racional legitima-se na crença na validade do estatuto legal, da competência funcional e em torno de autoridades baseadas em uma ordem impessoal.
	A legitimidade da dominação legal racional encontra-se na crença de que o poder de mando tem um caráter sagrado ou herdado do passado.
 .
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 600845)	Pontos: 1,0 / 1,0
Os primeiros sociólogos procuravam entender o estado de organização da sociedade em formação, sendo o século XVIII muito importante para o surgimento dessa ciência profunda e complexa, a qual é estudada e analisada até os dias de hoje. Todas as transformações que ocorreram na época trouxeram consigo problemas para a vida em comunidade, daí surge a Sociologia e seus pesquisadores para esclarecerem e organizarem as mudanças ocorridas no meio social, juntamente com os processos que interligam os indivíduos em grupos, associações e insituições. O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte(foto acima), em1838, que pretendia unificar a Psicologia, a Economia e a História, levando em consideração que todos esses assuntos giram em torno do homem e seu comportamento. Mas os fundamentos sociológicos só foram institucionalizados com Karl Marx, Émile Durkheim eMax Weber, pensadores renomados que se tornam base para nosso estudo. (http://www.sociologia.com.br/) Sobre os eventos históricos que determinaram o surgimento da sociologia é correto afirma que:
 Certa(x)Com a revolução Francesa e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que determinam o surgimento da Sociologia.
	A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
	O renascimento Comercial e Urbano, assim, com a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das ciências sociais.
	É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos.
É somente a partir da Revolução Americana que a Sociologia passa a se constituir como ciência, consolidando-se nas universidades europeias e anglo-saxônicas.
 .
 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 235739)	Pontos: 1,0 / 1,0
O Positivismo foi uma diretriz filosófica que Augusto Comte desenvolveu na segunda metade do séc. XIX e influenciou o Brasil no lema de um de seus símbolos mais importantes. Estamos falando:
	Da bandeira do Rio de Janeiro;
	Do brasão da república;
	Da bandeira de Brasília;
Certa(x)Da bandeira nacional;
	Da constituição brasileira.
 .