Buscar

RESUMO PARA A PROVA DE PSICOLOGIA FORENCE FALSAS MEMÓRIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO PARA A PROVA DE PSICOLOGIA FORENCE –
SÍNDROME DAS FALSAS MEMÓRIAS
	
	A síndrome das falsas memórias traz em si a ideia de memórias fabricadas, ou forjadas, por relatos de fatos inverídicos, que na maioria das vezes se compreendem como fatos, supostamente, esquecidos por muito tempo e posteriormente relembrados. 
	São problemas ligados à memória e não à mentira. Essas falsas memórias podem ser implantadas por uma sugestão e consideradas, então, como verdadeiras, sendo assim, influenciando o comportamento da pessoa.
	Estas memórias não são aquelas de difícil recordação, também conhecidas como reprimidas, ou recuperadas, mas são falsas, pois os fatos não se deram. Mas existe uma dificuldade de distinguir cada uma delas, pois as recordações originais contém mais informações do contexto e mais detalhes sensoriais, quanto as recordações falsas possuem informações das pessoas e são mais subjetivas, e aí é que se dá o problema, as duas formas possuem muita subjetividade.
	É importante lembrar que a síndrome das falsas memórias não está descrito so DSM-5, e nem integra a classificação internacional de doenças, o CID-10.
	A sugestionalidade entre crianças merecem especial destaque no campo do Direito. Em algumas épocas as informações ditas por crianças eram consideradas perigosas, pois acreditava-se que elas tinham menor capacidade de memória, sugestionáveis, e incapazes de distinguir a realidade da fantasia.
	Porém não há comprovação de que as crianças sejam mais suscetíveis do que os adultos. O problema é que muitos entrevistadores na hora do interrogatório acabam fazendo perguntas sugestivas, mesmo sem perceber. A síndrome da falsa memória acaba sendo muito usada para retirar a credibilidade de depoimentos.
	A síndrome de falsas memórias não pode se confundir, e nem ser usada como sinônimo de alienação parental. A síndrome de falsas memórias são alterações nas funções mnêmicas enquanto a síndrome de alienação parental é um distúrbio do afeto e da conduta, que se expressa por relações perturbadas.

Outros materiais