Buscar

Pele e Anexos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade de Mogi das Cruzes
Pele e Anexos
Danielly Rios
Hevelyn Borghetti
Marcus Vinicius
Maria de Fátima Leal
 Fisioterapia – 1A
1. Proteção desidratação e atrito 
2. Regulação da temperatura (vasos, glândulas, tecido adiposo) 3. Recepção de sensações 
4. Excreção e Absorção 
5. Proteção raios UV (melanina) 
6. Síntese de Vitamina D3
FUNÇÕES DA PELE
Tipos Celulares
Queratinócitos: As mais abundantes, cada célula que forma o epitélio é um queratinócito.
Melanócitos: Produzem o pigmento Melanina.
Células de Langerhans: Célula apresentadora de antígeno, localizada em toda a epiderme, entre os queratinócitos.
Células de Merkel: Mecanoreceptores localizados na parte profunda da epiderme, apoiados na membrana basal e presos ao queratinócitos por meio de desmossomos.
 
 Pele grossa x Pele fina
A pele grossa está situada nas palmas das mãos e na sola dos pés, enquanto a pele fina situa-se no resto do corpo. 
A principal diferença entre pele fina e grossa é a espessura da epiderme.
Epiderme
Camada celular superficial.
A epiderme não é vascularizada, consiste de epitélio estratificado amolda-se perfeitamente sobre a camada papilar da derme, e varia de espessura em diferentes partes. 
Camada basal. É a camada mais profunda, sendo composta por uma única fila de células de forma prismática situadas sobre uma membrana basal que separa a epiderme da derme e através da qual essas células recebem os elementos necessários para a sua nutrição.
Estas células estão em constante divisão, ou seja, à medida que se multiplicam, as novas vão empurrando as mais antigas em direção à superfície, de modo a que estas passem a pertencer a outras camadas.
Camada espinhosa. É formada por várias células provenientes da camada basal que, à medida que as novas células profundas vão nascendo, se vão deslocando para o exterior. 
As mais profundas são as arredondadas, enquanto que as que estão mais próximas da superfície são mais planas.
Camada granulosa. É formada por uma ou duas filas de células muito planas em que é possível apreciar alguns grânulos, nos quais é elaborada a queratina, a proteína fibrosa que garante à pele a sua peculiar consistência. 
Camada lúcida. Apenas presente na pele das palmas das mãos e na planta dos pés, é constituída por uma ou duas filas de células planas e praticamente transparentes que, embora ainda conservem o núcleo, não desempenham qualquer atividade essencial.
Camada córnea. É a camada mais externa da epiderme, sendo formada por várias filas de células repletas de queratina que entretanto já perderam o seu núcleo e que não desempenham qualquer atividade vital, sendo por isso células mortas.
EPITÉLIO PSEUDOESTRATIFICADO. 
O epitélio pseudoestratificado tem este nome porque parece ser estratificado, pois mostra núcleos em diferentes alturas da camada epitelial.
Na verdade há só uma camada de células (é, portanto, um epitélio simples), porém as suas células tem alturas diferentes, o que resulta na distribuição variada de seus núcleos, dando a falsa impressão de estratificação.
Tanto as células altas como as células menores (células basais) estão apoiadas na membrana basal.
DERME
É a camada que da consistência e tônus a epiderme, além de irrigar e nutrir.
A junção dermoepidermica (JDE) é constituída pela Membrana basal, que separa a epiderme da derme, é um filtro de difusão em relação aos elementos nutritivos e metabólicos que circulam entre a derme e epiderme, a troca entre os dois tecidos é possível graças as papilas dérmicas. 
PAPILA DÉRMICA
Tecido conjuntivo frouxo, composta por fibroblastos especializados.
Se imbrica na epiderme, servindo para aumentar a área de contato entre a derme e a epiderme, também possibilitando a irrigação da camada epidérmica. 
São irrigadas por vasos e veias, e contêm também receptores sensoriais.
Faz a ancoragem da derme em relação à epiderme.
CAMADAS DA DERME
A derme é composta por 2 camadas:
Derme Superficial ou Camada Papilar: Onde encontra-se as papilas dérmicas, compõe apenas 1/5 de toda a derme, responsável pelo sentido do tato, impressões digitais, entre outros.
Derme Reticular ou Cárion: Compõe 4/5 da espessura total da derme, é o tecido conjuntivo denso e é nesta camada que se encontra os anexos, terminações nervosas, vasos e veias.
Disposição das Fibras
Anexos
Unhas
Pelos
Glândulas ceruminosas
Glândulas sebáceas
Glândulas sudoríferas
Pelos
Lados e nas superfícies palmares e plantares, lábios e na região ao redor dos orifícios urogenitais
Manutenção da temperatura corpórea
Fator hormonal
pelo
Glândula sebácea
Folículo piloso
Bulbo piloso
Glândulas sebáceas
Superfícies palmares e plantares
Glândula holócrina
Secretam sebo
Glândulas sudoríferas écrinas 
Regulam a temperatura corporal
Segmento secretor e segmento ductal 
Pelo
Sudorífera écrina
Sudorífera apócrina 
Glândulas sudoríferas apócrinas
Secreção que contém proteína, carboidrato, amônia, lipídios e certos compostos orgânicos que podem colorir a secreção
Mudam conforme a localização
Glândulas ceruminosas
Glândula sudorífera apócrina modificada
Impedir impurezas
Secreta cerume
cerume
 UNHA
É uma produção cutânea formada de queratina compactada, chamada oniquina (dura) é formada de proteína, enxofre, cistina, argina, água ( 7 a 16%), cálcio e ferro; sem elasticidade, translúcidas e com pouca flexibilidade.
Corpo da unha: é a própria unha, situada sobre o leito ungueal. É constituída essencialmente por escamas córneas compactas, fortemente aderidas umas às outras, formadas com uma substância proteica chamada queratina. 
Matriz Ungueal: é o local onde se dá origem a unha. Chamada também de raiz da unha. 
Leito Ungueal: é a porção do complexo imediatamente abaixo da lâmina. Formada pela derme e epiderme e é fortemente aderido à lâmina e com grande quantidade de terminações nervosas nesta área.
Eponíquio: conhecido como cutícula. Liga a prega supra-ungueal à lâmina. Sua formação é de queratina e tem a função de proteger a matriz ungueal da entrada de produtos químicos, agente biológicos e outros. 
Lúnula: tem formato de “meia-lua”, é considerado o reflexo queratinização parcial das células nessa região. Uma área de forma convexa, esbranquiçada, localizada junto ao eponíquio, e indica a posição da matriz.
Hiponíquio: é formado pôr uma fina camada da epiderme e faz a ligação entre o leito ungueal e a polpa digital. Tem grande quantidade de terminações nervosa, tornando assim uma região muito sensível.
Prega Supraungueal: localizada antes do Eponíquio, com tamanho variável. É uma dobra de pele epitelial sobre a matriz ungueal.
É constantemente lesada com a retirada do eponíquio.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais