A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
testes de hist e fund de fisio

Pré-visualização | Página 1 de 5

São atividades privativas do fisioterapeuta?
		
	 
	Executar métodos e técnicas de fisioterapia com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
	
	
	
	
	Na Idade Média (período compreendido pelos séculos XV e XVI), volta a aparecer alguma preocupação com o corpo saudável. PORQUE Na Idade Média nota-se uma preocupação com o tratamento e os cuidados com o organismo lesado e também com a manutenção das condições normais já existentes em organismos sãos. Então:
		
	 
	as duas afirmações são falsas
	
	
	
	A Fisioterapia, em sentido amplo, é a ciência que estuda o movimento humano e está voltada para o entendimento da funcionalidade humana. PORQUE Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da cinesia humana decorrentes de alterações funcionais de órgãos e sistemas humanos.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	
	
	A Fisioterapia é uma arte milenar, profissão que já vem sendo praticada desde os nossos antepassados, desde a idade da pedra, época em que o homem pré-histórico buscava o sol, a água e o regato com águas cristalinas e frias para amenizar o seu sofrimento e amenizar sua dor. Houve um período, onde ocorreu uma interrupção dos estudos na área da saúde. As "diferenças incomodas", que eram tratadas através de recursos, técnicas, instrumentos e procedimentos com uso de agentes físicos, nesse período eram consideradas como algo a ser exorcizado. Que época era essa?
		
	 
	Idade Média
	
	
	
	
	O período histórico denominado ¿Industrialização¿ foi muito importante para as ciências da saúde. O trabalho sistemático, o modo de produção em série, o envolvimento do trabalho humano em grandes centros, marcou uma era. Sobre a Indurstrialização, podemos afirmar:
		
	 
	O trabalho voltado para as condições de saúde se concentraram na patologia do indivíduo já acometido pela doença. Acidentes de trabalho e lesões por esforço repetitivo fazem muitas vítimas.
	
	
	
	Paciente com Insuficiência Respiratória Aguda (IRA), é internado no hospital e encaminhado à UTI onde receberá atendimento buscando a manutenção da sua vida. Sabendo que existem os níveis de atenção à saúde, assinale a alternativa que corresponda ao nível de atenção à saúde do caso exposto acima
	 
	Nível Terciário de Atenção à Saúde
	
	Os conselhos profissionais exercem um relevante papel na sociedade. O Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO) foi criado pela Lei nº 6.316, de 17 de dezembro de 1975. Marque a alternativa correta referente às atribuições do COFFITO, dentre outras atividades:
		
	 
	Funcionar como Tribunal Superior de Ética nas demandas que envolvam profissionais Fisioterapeutas
	
	
	
	
	Assinale a opção correta quanto a História da Fisioterapia no Mundo:
		
	 
	O período da Idade Média (IV-XV) corresponde ao culto à alma em detrimento ao corpo, e a interrupção do uso de exercícios com fins terapêuticos.
	¿O campo profissional parece voltado apenas para uma pequena parte de um objeto de trabalho: a doença¿ (REBELATTO; BOTOMÉ, 1999, p.18). O autor alerta com tal afirmação que: I. A formação do fisioterapeuta, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES/2002), enfatiza o estudo das doenças, direcionando o futuro profissional para este objeto de trabalho - a doença; II. O profissional fisioterapeuta deve ampliar sua atuação a partir do desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde; III. O profissional fisioterapeuta deve ampliar sua atuação a partir de ações que abrangem os três níveis de atenção à saúde da população. Marque a alternativa correta:
	 
	As afirmações II e III estão corretas
	
	
	
	
	Fisioterapeuta é o profissional de Saúde, devidamente registrado em seu Conselho Regional, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), à prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Trata-se de uma profissão da Saúde regulamentada pelo Decreto-Lei:
		
	 
	a) 938/69
	
	De acordo com o Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional aprovado pela Resolução nº. 10, de 3 de julho de 1978, estabelecida pelo COFFITO: I - ¿O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional zelam pela provisão e manutenção de adequada assistência ao cliente¿; II - ¿O fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional avaliam sua competência e somente aceitam atribuição ou assumem encargo, quando capazes de desempenho seguro para o cliente¿; III - "São deveres do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, nas respectivas áreas de atuação: divulgar na imprensa leiga declaração, atestado ou carta de agradecimento, ou permitir sua divulgação, em razão de serviço profissional prestado".
	
	
	
	
	
	 
	I e II estão corretas
	
	No que se refere à História da Fisioterapia no Brasil, assinale o item correto:
	 
	A Autonomia profissional passou a ser considerada com a Lei 938/69, que oportunizou maior reconhecimento profissional com ações para além da aplicação de técnicas.
	
	
	
	
	No Brasil, a utilização dos recursos físicos na assistência à saúde iniciou-se por volta de 1879, na época da industrialização, devido ao grande número de acidentados do trabalho, e seus objetivos eram voltados para a assistência curativa e reabilitadora. Em 1956 surgiu o primeiro curso com duração de dois anos para formar fisioterapeutas que atuassem na reabilitação. Qual fato histórico teve fundamental importância para a criação dessa nova profissão no país?
		
	
	
	
	
	 
	A incidência de poliomielite atingia índices alarmantes e como consequência o número de indivíduos portadores de sequelas motoras necessitava de uma reabilitação para a sociedade.
	
	
	
	
	No Brasil, o início da atuação da Fisioterapia implantou-se como possibilidade de ¿solução¿ para:
		
	
	
	 
	Auxiliar na reabilitação de crianças acometidas por um surto de Poliomielite no Rio de Janeiro;
	
	
	
	Compete ao Fisioterapeuta no campo da Vigilância Sanitária:
I. Integrar a equipe de Vigilância Sanitária.
II. Cumprir e fazer cumprir a legislação de Vigilância Sanitária.
III. Encaminhar às autoridades de fiscalização profissional, relatórios sobre condições e práticas inadequadas à saúde coletiva e/ou impeditivas da boa prática profissional
IV. Integrar Comissões Técnicas de regulamentação e procedimentos relativos a qualidade, a eficiência e aos riscos sanitários dos equipamentos de uso em Fisioterapia.
V. Verificar as condições técnico-sanitárias das empresas que ofereçam assistência fisioterapêutica à coletividade.
 
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	
	
	
	
	
	Um dos campos de atuação do fisioterapeuta é o da educação, seja como professor universitário ou do ensino médio. PORQUE De acordo com o decreto-lei 938/69, o fisioterapeuta pode exercer o magistério nas disciplinas de formação básica ou profissional, de nível superior ou médio. Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta:
		
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO é uma Autarquia Federal criada pela Lei nº 6.316, de 17 de dezembro de 1975, com objetivos de:
	
	
	
	
	 
	normatizar e exercer o controle ético das atividades da Fisioterapia, das profissões

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.