Buscar

Apol3 fundamentos historicos nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho de texto a seguir:
“Com a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil, a preocupação fundamental do governo, no que se refere à educação, passou a ser a formação das elites dirigentes dos pais. Ao invés de procurar montar um sistema nacional de ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, as autoridades preocupavam-se mais em criar algumas escolas superiores e em regulamentar as vias de acesso a seus cursos”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 41.
Segundo o livro-base Constituição histórica da educação brasileira sobre a escolarização no Brasil no período imperial, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
I.  (   ) O consenso era de que a educação do povo não poderia ser decidida pelo povo.
II. (  ) A Constituição de 1824 garantiu não somente a gratuidade do ensino, mas também a sua oferta, sob a responsabilidade dos governantes locais.
III.(  ) D. Pedro I afirmou a necessidade de uma legislação especial voltada à instrução pública. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	
	
	B
	F – V – V
	
	C
	V – F – V
	
	D
	F – V – F
	
	E
	V – V – F
Resposta: Letra C (Livro-base p. 92 a 98)
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais para o Ensino de Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O termo ‘gênero’, na sua acepção gramatical, designa indivíduos de sexos diferentes (masculino/feminino) ou coisas sexuadas, mas, na forma como vem sendo usado, nas últimas décadas, pela literatura feminista, adquiriu outras características”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  DE FÁTIMA ARAÚJO, Maria. Diferença e igualdade nas relações de gênero: revisitando o debate. Psicologia Clínica v. 17, n. 2, p. 41-52, 2005. p. 42.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre os conceitos de sexo e gênero, como apresentados nos estudos feministas, é correto afirmar:
	
	A
	Sexo e gênero são conceitos idênticos.
	
	B
	Gênero é biologicamente estabelecido e o sexo é construído socialmente.
	
	C
	Gênero é uma construção social, enquanto sexo é um dado biológico.
	
	D
	Sexo é biologicamente estabelecido e gênero um conceito abstrato, de difícil definição.
	
	E
	Gênero está ligado às mulheres e sexo está ligado aos homens. 
Resposta: Letra C (Livro-base p. 53-55)
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais para o Ensino de Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o seguinte extrato de texto:
“A prioridade conferida à educação, expressa a crença amplamente difundida segundo a qual, a escola cria oportunidades de mobilidade social. No caso brasileiro ela parece também refletir o otimismo da era desenvolvimentista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Elisa P. Percepções da elite sobre pobreza e desigualdade. In: Revista brasileira de ciências sociais. v. 15, n. 42, p. 143-152, 2000. p. 147.
De acordo com os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre os fatores individuais relacionados à mobilidade social, considere as seguintes afirmativas:
I. A conquista de uma posição valorizada independe do grau de escolaridade.
II. O tamanho da família não influencia a mobilidade intergeracional.
III. O casamento pode causar mobilidade vertical.
IV. A gratificação adiada está relacionada a planos individuais de médio e longo prazo.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	II e IV apenas.
Resposta: Letra: D (Livro-base p.38)
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-raciais para o Ensino de Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Considere a seguinte citação:
“A divisão entre os sexos parece estar na ordem das coisas[...]. Ela está presente, ao mesmo tempo, em estado objetivado [...] em todo o mundo social, e em estado incorporado, nos corpos e nos hábitos dos agentes, funcionando como sistemas de esquemas de percepção, de pensamento e de ação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1999. p. 17.
Bourdieu deu contribuições inovadoras para a questão de gênero. Sobre as teses de Pierre Bourdieu, e de acordo com os conteúdos abordados no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre dominação masculina, analise as afirmativas a seguir:
I. O autor afirma que tanto os homens quanto as mulheres são oprimidos pelas expectativas em relação ao papel dos gêneros.
II. Bourdieu é um crítico do autocentramento da produção feminista.
III. Para Bourdieu, não existe, no mundo simbólico, dominação masculina.
IV. As mulheres também são reprodutoras do machismo, segundo Bourdieu.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	III e IV apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
	
	D
	I, III e IV apenas.
	
	E
	I e IV apenas.
Resposta: Letra C (Livro-base p. 56-57)
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho de texto a seguir:
“Na análise das origens das universidades na Idade Média, dois fatos históricos se destacam. O primeiro diz respeito ao conflito político entre os poderes laico e eclesiástico. O segundo liga-se à disseminação do pensamento aristotélico no Ocidente”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Terezinha. Origem e memória das universidades medievais: a preservação de uma instituição educacional. In:  Varia História. Belo Horizonte, v. 23, n. 37, p. 113-129, jan/jun. 2007. p. 120.
Segundo o livro-base Constituição histórica da educação brasileira, a origem das universidades tem relação com a educação na Idade Média. Nesse sentido, é correto afirmar:
	
	A
	Diversos acontecimentos influenciaram o surgimento das universidades, como o renascimento das cidades, fortalecimento do comércio e as disputas entre a realeza e o papado.
	
	B
	O surgimento das universidades está relacionado ao fortalecimento da vida agrária e à manutenção exclusiva de sua organização pelos monastérios.
	
	C
	Os prédios e instalações das universidades foram construídos no período medieval, mas só foram utilizados como ambiente educacional após o Renascimento.
	
	D
	O papado tinha pleno controle sobre as instituições universitárias, pois era a maior força política, uma vez que a realeza estava focada no controle da terra.
	
	E
	O poder laico, materializado na realeza e nos nobres, controlava as universidades, pois na Idade Média, a educação estava ligada ao ateísmo.
Resposta: Letra A (Livro-base p.55-56)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais