Buscar

AD1 - LP1 - 2024 1-2 MilenaAmorim

Prévia do material em texto

AD1 - 2024/1
Língua Portuguesa na Educação 1
Prezados alunos:
Esta é a sua primeira Avaliação a Distância de Língua Portuguesa na Educação 1. LEIA, COM ATENÇÃO, OS ITENS ABAIXO!
→ Esta AD1 é composta por apenas uma questão discursiva que exige uma resposta bem desenvolvida não.
→ Não se esqueça de revisar seu texto, verificando se as ideias estão claras e bem apresentadas. Lembre-se que um texto acadêmico, como os solicitados nesta avaliação, deve estar pautado pela articulação entre os saberes construídos por você e os textos lidos ao longo do curso.
→ Esta avaliação será realizada em duplas.
→ Cuidado com o plágio! Se for usar citações, use as normas adequadas para isso. Caso haja plágio em qualquer das respostas solicitadas, sua avaliação será completamente anulada, ou seja, sua nota será 0.
→ Envie sua avaliação em formato word (e semelhantes). Não faça o envio em PDF. Arquivos enviados em PDF serão desconsiderados, ou seja, sua nota será 0.
Bom trabalho!
QUESTÃO: 10,0 pontos (2,5 cada)
Com base em sua leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para os anos iniciais do ensino fundamental, explique, em um único texto:
a) o que significa a organização metodológica “uso – reflexão – uso”;
b) por que, dentro dessa organização metodológica, o texto deve ser a unidade básica de ensino.
Observe que para responder essa questão, você precisará:
· fazer uma introdução explicando o que são os PCN, sua importância para a mudança no pensamento sobre o ensino de língua portuguesa no país e a perspectiva adotada pelo documento;
· explicar o que significa a organização metodológica “uso – reflexão – uso” e como ela rompe com os modelos tradicionais de ensino de língua portuguesa;
- explicar por que, dentro dessa organização metodológica, o texto deve ser a unidade básica de ensino, ou seja, qual é o espaço ocupado pelo texto dentro dessa organização metodológica;
- trazer exemplos práticos.
Resposta:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) representam um marco importante no cenário educacional brasileiro, ele estabelece diretrizes e orientações para o ensino em diferentes áreas, incluindo a Língua Portuguesa para os anos iniciais do ensino fundamental. É um documento de suma importância, que contribuiu de maneira significativa para um redirecionamento, no pensamento sobre o ensino da língua. Através dessa mudança, uma perspectiva mais ampla e contextualizada, que considera não apenas a gramática e a norma padrão, mas também as práticas comunicativas e discursivas dos alunos. O PCN reconhece a variação linguística como algo inerente a língua e associada a valores sociais, culturais e regionais, ou seja, as diversas formas de oralidade e expressão cultural devem ser respeitadas e valorizadas.
Dentro desse contexto, a organização metodológica “Uso – reflexão – uso” proposta pelos PCN representa uma abordagem inovadora que rompe com os modelos tradicionais de ensino de língua portuguesa. É um processo de aprendizagem cíclico baseado na ideia de que a pratica é fundamental para a aprendizagem, mas para que o aluno consiga compreender a funcionalidade da língua é necessário refletir sobre o que está sendo aprendido/ praticado para que enfim utilize-a de forma eficaz. 
Dentro desse contexto metodológico, o texto assume um papel central como unidade básica de ensino, pois ele é integrado por diferentes recursos linguísticos, o que faz com que ao trabalharmos com ele damos ao aluno a oportunidade de vivenciar e compreender os diferentes usos da língua em contextos reais, possibilitando a reflexão sobre sua estrutura, função e significado e faz com que ele desenvolva de maneira integrada as habilidades de leitura, escrita e fala. O aluno deve ser apresentado a diferentes géneros textuais para que possa compreender suas características e funções e também para que ele descubra quais tipos de textos se relacionam ao seu interesse, pois assim ele ficará mais curioso e motivado em seu processo de aprendizagem.
Um exemplo prático de como essa organização metodológica se aplica em sala de aula, é que ao trabalhar com um texto literário, como um conto ou uma poesia, os alunos são convidados a ler, interpretar e discutir o texto, identificando elementos presentes na narrativa como personagens, cenários, tempo e espaço. Posteriormente, são propostas atividades de reflexão sobre a estrutura textual e os recursos utilizados pelo autor. Por fim, os alunos são incentivados a produzir seus próprios textos utilizando as aprendizagens adquiridas durante a atividade de análise e reflexão.
image1.png

Continue navegando