Buscar

av2 planejamento e gestao tributaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST1334_AV2_201408060965 » PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201408060965 - JOAO PAULO FREITAS FARIAS
	Professor:
	RAFAEL DALL AGNOL
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 08/12/2016 16:20:25
	
	 1a Questão (Ref.: 201408307619)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para o perfeito Planejamento e Gestão Tributária é de extrema importância conhecer-se com afinco a legislação tributária e os principais pontos relativos a tal temática, como por exemplo, a obrigação tributária. Desta forma, pode-se vislumbrar que a obrigação tributária pode ser principal ou acessória. Explique cada uma delas.
		
	
Resposta: Principal: obrigação de pagar o tributo propriamente dito eventualmente acrescido de multa e juros Acessória: são as prestações de fazer ou não fazer determinados atos em cumprimento de interesses do exercicio fiscalizatorio do Estado
	
Gabarito: Obrigação Tributária Principal: prestação a qual se obriga o sujeito passivo é de natureza patrimonial. É sempre uma quantia em dinheiro. Obrigação de dar dinheiro, de pagar; o não pagamento enseja em uma penalidade pecuniária. 
Obrigação Tributária Acessória: é sempre não patrimonial. É uma obrigação de fazer. Exemplo: emitir nota fiscal, escriturar livros, inscrever-se no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ. Surge um obrigação de dever.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408202865)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base no conceito tradicional e básico de planejamento tributário, e ainda, tendo em mente os postulados e estudos desenvolvidos acerca do mesmo, podemos afirmar, de acordo com a melhor doutrina, que o planejamento tributário tem três finalidades. Sendo assim, cite as 3 finalidades do planejamento tributário e discorra sobre cada uma delas:
		
	
Resposta: 1 Evitar a incidencia do fato gerador do tributo, substituir o plorabore dos socios para diminuir o IR 2 Reduzir o montante do tributo, sua aliquota ou reduzir a base do tributo 3 Retardar o pagamento do tributo, postergando i seu pagamento sem ocorrencia de multa.
	
Gabarito: Proposta de Gabarito: a primeira é evitar a incidência do fato gerador do tributo. Por exemplo, substituir a maior parte do valor do pró-labore dos sócios de uma empresa, por distribuição de lucros, pois desde janeiro de 1996, eles não sofrem incidência do importo de renda, nem na fonte, nem na declaração. O objetivo é evitar a incidência do INSS (20%) e do IR na fonte (até 27,5%) sobre o valor retirado como lucros em substituição do pró-labore. A segunda finalidade do planejamento é reduzir o montante do tributo, sua alíquota ou reduzir a base de cálculo do tributo. Um modelo pode ser ao preencher a declaração de renda, optar por deduzir até 20% da renda tributável como desconto padrão (limitado a R$ 9.400,00) ou efetuar as deduções de dependentes, despesas médicas, plano de previdência privada, entre outros. A escolha certamente será o maior valor, que permitirá uma maior dedução da base de cálculo, para gerar um menor Imposto de renda a pagar (ou um maior valor a restituir). Em terceiro lugar, retardar o pagamento do tributo, adiando o seu pagamento, sem a ocorrência da multa. Isso pode acontecer através da transferência do faturamento da empresa do dia 30 ou 31 para o primeiro dia do mês subsequente. Com isto, se ganha trinta dias adicionais para os pagamentos do PIS, COFINS, SIMPLES, ICMS, ISS, IRPJ e CSLL (lucro real por estimativa), se for final de trimestre até noventa dias do IRPJ e CSLL (lucro presumido ou lucro real trimestral) e entre dez a trinta dias se a empresa pagar IPI.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408202799)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação às características do Orçamento Público, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária anual, podemos entender, neste contexto, que Crédito é:
		
	 
	A captação de recursos pecuniários, na figura de empréstimos, para pagá-los, supervenientemente, no prazo e nas condições avançadas, a curto, a médio e a longo prazo.
	
	O direito de crédito da Fazenda Pública, já devidamente apurado por procedimento administrativo denominado lançamento e, portanto, dotado de certeza, liquidez e exigibilidade, estabelecendo um vínculo jurídico entre as partes.
	
	São receitas da União que serão recolhidas através do pagamento dos tributos.
	
	São contratos firmados entre a União e diversas outras pessoas jurídicas de direito público ou privado, ou ainda pessoas naturais, normalmente chamados de contratos administrativos ou Contratos Públicos de Orçamentos e Provisões.
	
	É uma espécie de Tributo, na mesma forma das Taxas, Impostos, etc.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408202834)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os Tributos Federais, no Brasil, constituem-se numa gama extensa de tributos arrecadados pela União, previstos pela Constituição Federal, entre os quais:
		
	
	II (Imposto sobre a Importação), IE (Imposto sobre a Exportação), IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores).
	
	ITR (Imposto sobre a propriedade Territorial Rural), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).
	
	II (Imposto sobre a Importação), IE (Imposto sobre a Exportação), IPTU (Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana).
	
	IOF(Imposto sobre Operações Financeiras), ITR(Imposto sobre a propriedade Territorial Rural), IE (Imposto sobre a Exportação), IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), IR (Imposto de Renda), ISS (Imposto Sobre Serviços).
	 
	IE (Imposto sobre a Exportação), IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), IR (Imposto de Renda).
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408202876)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere às obrigações trabalhistas e previdenciárias e as obrigações e deveres do empregado e do empregador, analise as alternativas abaixo e assinale a opção incorreta:
		
	
	Para o entendimento majoritário, o empregador deve encaminhar ao sindicato representativo da categoria profissional mais numerosa entre seus empregados, até o dia 20 de cada mês, cópia da GPS (Guia da Previdência Social), das contribuições recolhidas ao INSS, relativamente à competência anterior.
	
	Para efeito de Salário-Família, para os filhos até 6 anos de idade o empregado deverá apresentar no mês de novembro o atestado de vacinação ou documento equivalente e para os filhos a partir de 7 anos de idade, comprovante de frequência escolar nos meses de maio e novembro. No caso de menor inválido que não frequenta a escola por motivo de invalidez, deve ser apresentado atestado médico que confirme este fato.
	
	Em aceitando a opção exercida pelo empregado, deve-se fornecer o vale-transporte de acordo com o estipulado.
	 
	Deve-se comunicar à Previdência Social os acidentes de trabalho até o 5º (quinto) dia útil subsequente ao da ocorrência.
	
	Preencher a Ficha de Salário-família e o Termo de Responsabilidade para os filhos dos empregados nascidos durante o mês, juntando a certidão de nascimento ou documentação relativa ao equiparado ou ao inválido.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408670592)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais os regimes de tributação existentes ?
		
	
	Lucro Real, Lucro Presumido, simples nacional e Lucro Operacional
	 
	Lucro Real, Lucro Presumido, simples nacional e Lucro Arbitrado.
	
	Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Operacional
	
	Todas as respostas acima
	
	Lucro Real, simples nacional e Lucro Operacional
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408670548)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No momento da escolha entre apurar o IRPJ pela sistemática do lucro presumido ou Real, e, considerando que a empresa possui condições de opção por uma ou outra sistemática e busca a economia tributária, o gestor tributário necessita observar, dentre outras informações fornecidas pela empresa:o nível de custos e despesas e o aumento da carga tributária.
	
	não esta necessidade, visto que a empresa esta impedida por motivo de sua atividade.
	
	a situação dos empregados e prestadores de serviços.
	
	o nível de estoque e o ponto de equilíbrio econômico.
	
	a situação dos clientes e fornecedores.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408221410)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação à Responsabilidade dos sucessores, especificamente aos créditos tributários relativos à propriedade, domínio útil ou posse de bens imóveis (fatos geradores), assinale a única opção incorreta:
		
	
	Os impostos sub-rogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes.
	
	No caso de arrematação em hasta pública, a sub-rogação ocorre sobre o respectivo preço.
	
	Os impostos, as taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens, ou as contribuições de melhoria, sub-rogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do título a prova de sua quitação.
	 
	As contribuições de melhoria não serão sub-rogadas na pessoa dos respectivos adquirentes.
	
	As taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens sub-rogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408221446)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca da Ação Anulatória de Débito Fiscal, julgue os itens abaixo e assinale a opção correta:
		
	
	Não cabe para se pleitear a anulação uma decisão administrativa denegatória de pedido de restituição de indébito tributário.
	 
	Visa a anulação do procedimento administrativo de lançamento.
	
	É uma ação de iniciativa do Fisco.
	
	Nela, o autor pede que seja a Fazenda Pública condenada a restituir o tributo pago indevidamente.
	
	Não se faz necessária a preexistência de um lançamento fiscal.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408153681)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	______________é toda ação ou omissão dolosa tendente a impedir ou retardar, total ou parcialmente, a ocorrência do fato gerador da obrigação tributária principal, ou a excluir ou modificar as suas características essenciais, de modo a reduzir o montante do imposto devido, ou a evitar ou diferir o seu pagamento.
		
	 
	fraude
	
	Corrupção
	
	Roubo
	
	ilicitude
	
	Furto

Continue navegando