Buscar

PROVA DISCURSIVA Fundamentos da Linguagem Visual e Atelier de artes visuais: Gravura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva: PROVA DISCURSIVA REGULAR - UTA ARTES VISUAIS E AS REPRESENTAÇÕES
Questão 1/5 - Atelier de artes visuais: Gravura
Leia o trecho a seguir:
“Cada um desses agentes provoca resultados [...] que lhe são peculiares e se refletem na ‘personalidade’ das linhas com as quais, afinal, formar-se-á a gravura”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTELLA, A. F. Introdução à gravura e sua história, Campos do Jordão: Mantiqueira, 2006. p. 74. 
A partir dos conteúdos do livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, explique, de forma resumida, o processo de construção da imagem na técnica indireta da gravura em metal chamada água-forte. Contemple a preparação da chapa, a utilização dos materiais e substâncias de corrosão caracterizando a especificidade da gravação da imagem na matriz na técnica da água-forte.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno explique que a técnica da água-forte caracteriza-se pela corrosão química das linhas definidas pelo gravador. A matriz é aquecida sobre um fogareiro e em seguida coberta com um verniz protetor utilizando um tampão de seda de trama bem fina que possui o verniz em seu interior. Assim, obtém-se uma camada fina e homogênea do verniz sobre a chapa. O verso da matriz é protegido com asfalto líquido. Em seguida desenha-se com uma ponta-seca retirando o verniz das áreas desejadas. Mergulha-se a placa numa bacia com ácido e o metal é atacado nas linhas expostas, não protegidas. O tempo de imersão no ácido define linhas mais profundas e largas ou mais finas e superficiais possibilitando uma ampla gama de traços na execução do desenho (p.169 a 171).
Resposta:Era considerado um procedimento menos mecânico e mais criativo. É um processo feito em uma matriz de metal, geralmente em cobre podendo também ser feita em uma ,atriz de alumínio, ferro, aço ou latão amarelo. As ferramentas mais comuns para gravar uma imagem na matriz são a ponta seca e o buril. A ponta seca risca a chapa que tem, a superfície polida, e esses traços formam sulcos gravados, de modo a reterem a tinta que sera transferida por meio de uma grande pressão,ao passar por uma prensa de cilindro conhecida como prensa calcográfica. o que exige uma considerável pressão meca nica, e portanto equipamento adequado, que difere do tipografico ou da impressão manual, empregada na xilogravura.
Questão 2/5 - Atelier de artes visuais: Gravura
Analise o extrato de texto a seguir:
“Etimologicamente, a palavra xilogravura é composta por xilon, do grego, e por grafó, também do grego. Xilon significa madeira e grafó é gravar ou escrever. [...] Simplificando, pode-se dizer que é um processo de impressão com o uso de um carimbo de madeira”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.casadaxilogravura.com.br/xilo.html>. Acesso em: 12 ago. 2016. 
Tendo em vista essa afirmação e os conteúdos do livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, responda, de forma sucinta, à seguinte questão: a xilogravura possui duas técnicas básicas que possui particularidades devido às fibras presentes na materialidade da matriz. Descreva as peculiaridades das matrizes da xilogravura de topo e da xilogravura de fio ou de fibra, bem como o resultado gráfico de suas impressões.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno aponte que a xilogravura de topo utiliza a matriz com o corte no sentido transversal ao tronco da árvore, onde é possível visualizar os anéis em sua superfície. A matriz mantém as fibras da madeira na vertical sem interferir na imagem proporcionando o emprego de linhas brancas com cortes finos, facilitando a construção de maiores detalhes na imagem e meios tons através da sobreposição de linhas. A xilogravura de fio ou de fibra, por sua vez, utiliza madeiras cortadas no sentido vertical, ou seja, no comprimento de suas fibras mantendo, desta forma, a textura da madeira em sua superfície. Assim, criam-se áreas de cor em vez de linhas devido a textura da madeira presente na superfície (livro-base, p. 64 a 66).
Resposta:Xilogravura significa gravura em madeira. Utiliza uma madeira onde é entalhado um desenho na mesma. A xilografura de topo e a xilografura de fio ou fibra se diferem pela maneira que é cortada a árvore. Na xilografura de fio, a árvore é cortada no sentido do seu crescimento longitudinal. E na xilogravura de topo a arvore é cortada no sentido transversal ao tronco. 
Questão 3/5 - Fundamentos da Linguagem Visual
Leia o trecho de texto abaixo:
“O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. Na natureza, a rotundidade é a formação mais comum, sendo que, em estado natural, a reta ou o quadrado constituem uma raridade. Quando qualquer material líquido é vertido sobre uma superfície, assume uma forma arredondada, mesmo que esta não simule um ponto perfeito”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: M. Fontes, 2000. p. 53. 
Segundo o livro-base Fundamentos da linguagem visual, o agrupamento de pontos transmite a ideia de claro e escuro, dê o significado de escala tonal a partir da sua relação com o elemento visual: o ponto.
Nota: 20.0
	A escala tonal é a representação que demonstra como uma cor ou uma textura vai do claro ao escuro, idealmente do branco ao preto, passando pelos tons de cinza. [...] Os pontos mais agrupados transmitem a sensação de escuro, ao passo que, à medida que os pontos se afastam, temos tonalidades mais claras – esse recurso permite ao desenhista dar a ideia de claro e escuro (p. 35).
Resposta:O ponto é uma unidade de comunicação mais simples, qualquer ponto exerce sobre nós um enorme poder de atração, independendetemnte de ter sido feito pelo homem ou de fazer parte da natureza. O agrupamentos dos pontos também cria uma sensação de claro e escuro. A escala tonal e´a representação que demostra como uma cor ou uma textura vai do claro ao escuro, idealmente do branco ao preto, passando pelos tons de cinza. Os pontos mais agrupados temos sensações mais escuras e ospontos menos agrupados temos sensações menos escuras.
Questão 4/5 - Atelier de artes visuais: Gravura
Leia o trecho a seguir:
“Na gravura em metal, repetimos, ainda hoje, as mesmas técnicas e os mesmos procedimentos tradicionais que os artistas utilizavam desde o século XV para a realização de uma gravura em metal”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2009/pdf/ceav/angela_raffin_pohlmann.pdf>. Acesso em: 05 ago. 2016. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, descreva, de forma resumida, os procedimentos da técnica da ponta-seca a partir dos dois instrumentos utilizados para a gravação da imagem na matriz de metal, os tipos de cortes/sulcos que possibilitam e suas características gráficas no momento da impressão.
Nota: 10.0
	Espera-se que o aluno descreva que na técnica da ponta-seca, a imagem é gravada na matriz de metal através de sulcos feitos por um instrumento com o mesmo nome da técnica. Essa ferramenta possui uma ponta afiada e dura que ao riscar a matriz cria rebarbas, pedaços de metal salientes. A profundidade das linhas depende da pressão que se faz com a mão. Nestas rebarbas a tinta irá fixar-se no momento da entintagem. Mas caso o artista queira diminuir estas saliências poderá utilizar um instrumento chamado raspador. Outra ferramenta usada na gravura em metal é o buril, que ao ser arrastado sobre o metal sua ponta gera uma faixa estreita que elimina o material abrindo um sulco limpo. Dependendo da pressão exercida, do ângulo do movimento e do modelo do buril, o filamento poderá ser mais profundo ou raso, mais largo ou estreito, interferindo no resultado gráfico no momento da impressão (p. 164 a 166).
Resposta:A ponta seca trata- se de uma técnica de gravura por incisão direta que pode dispensar o uso do verniz. Nogeral procede como se fosse uma agua-forte , isto é, enverniza a chapa, faz o desenho e fixa-se com a ponta seca. O instrumento para incisão e é montado com um cabo de madeira e possui uma pequena barra de aço bem afiada.
Questão 5/5 - Fundamentos da Linguagem Visual
Leia o texto a seguir:
As linguagens tradicionais que fazem parte das artes visuais (pintura, escultura, desenho, gravura) diferem das que integram as artes sequenciais (histórias em quadrinhos, filmes, animações, storyboards). De acordo com Will Eisner, as artes sequencias empregam imagens produzidas em sequência para contar uma história. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Além dos elementos visuais: ponto, linha, plano, volume, perspectiva e cor, que também são utilizados pelas HQs, estas utilizam outros elementos visuais próprios. Com base no livro-base Fundamentos da linguagem visual, responda à questão: quais são esses elementos das HQs? Cite suas finalidades.
Nota: 20.0
	Além dos elementos visuais que estudamos até aqui (ponto, linha, plano, volume, perspectiva e cor), que também são utilizados pelas HQs, estas utilizam outros elementos visuais próprios, que são descritos por Rama [...], como o quadrinho ou vinheta, planos e ângulos de visão, personagem, figuras cinéticas, balões e timing, como veremos na sequência.
[...] Os recursos de linguagem visual que acabamos de mencionar têm como objetivo fornecer as ilusões de espaço, movimento e sequência das imagens das HQs que, por natureza, são estáticas (p. 233).
Resposta:HQs significam historias em quadrinhos, composta por um codigo visual ou codigo verbal. Seus elementos principais são: Requadro, calha, balão de recordatório, onomatopeia, desenho e imagem, narrativa visual,

Outros materiais