Buscar

AV2 Fundamentos de Epidemiologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403218828)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com Rouquayrol (1999), indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (frequência de casos, tamanho da população em risco etc.) e da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta, transmissão dos dados etc.). É desejável que os indicadores possam ser analisados e interpretados com facilidade, e que sejam compreensíveis pelos usuários da informação, especialmente gerentes, gestores e os que atuam no controle social do sistema de saúde. Nesse contexto, como deve ser definido o grau de excelência de um indicador?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: O grau de excelência de um indicador deve ser definido por sua validade (capacidade de medir o que se pretende) e confiabilidade (reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403172366)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os dados fundamentais para a Vigilância Epidemiológica são aqueles que permitem a identificação imediata do problema e seu enfrentamento. Dentro desse contexto, explique a importância dos Indicadores demográficos e socioeconômicos e cite dois dados coletados.
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Os indicadores demográficos e socioeconômicos são importantes para caracterizar os grupos populacionais, a dinâmica populacional, as condições de gerais de vida da população, além de obter estimativas para o cálculo das taxas de incidência e mortalidade. Dados coletados: Número de habitantes, nascimentos e óbitos de acordo com gênero e idade, além de dados sobre a situação socioeconômica como renda, escolaridade, ocupação, condições de saneamento, etc.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403126198)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A História Natural da Doença (HND) compreende as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte (Rouquayrol, 1999). Sobre os períodos que caracterizam a HND são feitas as seguintes afirmações: I O período pré-patogênico ocorre previamente à instalação do agente patogênico e é caracterizado pela ausência da doença. II O período pré-patogênico envolve medidas de atenção primária à saúde. III O período patogênico é caracterizado pela instalação do agente patogênico. IV O período pós-patogênico é caracterizado pela presença ou ausência de incapacidades ou invalidez conforme a doença que se instalou. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403125569)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Jairnilson Silva Paim e Paulo Buss (membros da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde CNDSS) as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Nesse contexto, são feitas as seguintes afirmações:
 I A saúde de cada indivíduo, bem como o perfil epidemiológico da população, é explicado através do formato que cada um dá para própria vida.
II O formato está relacionado às condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula as condições e o estilo de vida.
III As condições de vida são as condições materiais necessárias à subsistência, relacionadas à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
IV O estilo de vida está relacionado às formas sociais e culturalmente determinadas de vida, que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, hábitos como fumo, álcool e lazer.
Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Apenas a afirmação II é falsa.
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403828832)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dengue - Em 2016, foram registrados 170.103 casos prováveis de dengue no país até a Semana Epidemiológica (SE) 5 (3/1/2015 a 6/2/2016). Nesse período, a região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (96.664 casos; 56,8%) em relação ao total do país, seguida das regiões Nordeste (25.636 casos; 15,1%), Centro-Oeste (25.246 casos; 14,8%), Sul (13.522 casos; 7,9%) e Norte (9.035 casos; 5,3%). Foram descartados 19.249 casos suspeitos de dengue no período. Fonte: Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde − Ministério da Saúde Analisando os dados estatísticos apresentados sobre a Dengue e que no Brasil é um problema recorrente podemos considerar que temos:
		
	
	Pandemia
	
	Endemia
	
	Surto epidêmico
	 
	Epidemia
	
	Epidemiologia
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403142147)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 1985, com a instalação do governo de transição democrática criou-se um ambiente favorável à realização da VIII Conferência Nacional de Saúde, com proposta para a democratização da saúde no país através da criação de um Sistema Único de Saúde. Sobre esse contexto histórico são feitas as seguintes afirmações: I Pela primeira vez, mais de cinco mil representantes de todos os segmentos da sociedade civil discutiram um novo modelo de saúde para o Brasil. II No relatório final da VIII Conferência, constava o projeto da Reforma Sanitária apresentando o novo conceito de saúde e seus determinantes políticos, econômicos, culturais e sociais reforçando que a saúde é resultante da ação articulada de diferentes setores como a educação, meio ambiente, previdência, emprego, habitação, alimentação e nutrição, lazer, esporte, terra e transporte. III A partir da Constituição de 1988, houve a transformação do Sistema Nacional de Saúde em um Sistema Único de Saúde (SUS). IV Em 1990 o governo promulgou as Leis 8.080/90 e 8.142/90, conhecidas como Leis Orgânicas da Saúde, regulamentando o SUS. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	 
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403142143)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a pesquisa Epidemiológica no Brasil são feitas as seguintes afirmações: I A pesquisa epidemiológica brasileira vem se consolidando de forma consistente e sendo reconhecida mundialmente. II A epidemiologia brasileira tem demonstrado significativo interesse em desenvolver aplicações para o planejamento e a gestão de sistemas e serviços de saúde. III Os epidemiologistas nacionais têm investigado principalmente os problemas de saúde de grande importância social, estudando amplamente determinantes sociais da saúde. IV O Brasil tem se consolidado como o principal produtor de conhecimento epidemiológico legitimado metodologicamente sobre os determinantes sociais da saúde. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenasa afirmativa III é verdadeira.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403633236)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O planejamento e a gestão constituem pilares disciplinares da saúde coletiva, juntamente com a epidemiologia e as ciências sociais e humanas em saúde. Sobre a contribuição da epidemiologia ao desenvolvimento teórico/metodológico do planejamento em saúde destacam vários usos. Assinale a opção que NÃO representa um desses usos:
		
	
	Avaliação de sistemas, políticas, programas e serviços de saúde.
	 
	Seleção dos trabalhadores para a alocação de recursos.
	
	Realização de diagnósticos e análises de situações de saúde.
	 
	Formulação de políticas públicas.
	
	Elaboração de planos, programas e projetos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403633242)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Pacto que estabeleceu o processo de definição de responsabilidades e competências específicas de cada esfera do governo é chamado de:
		
	 
	Pacto de Gestão do SUS.
	 
	Pacto pela Vida.
	
	Pacto pelo modelo assistencial privatista.
	
	Pacto pela Saúde.
	
	Pacto de Defesa do SUS.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403844715)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil as fontes de dados estão reunidas em diferentes sistemas de informação. O SIM corresponde ao:
		
	 
	Sistema de Informação sobre Mortalidade.
	
	Sistema de Informação Ambulatoriais do SUS.
	
	Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
	
	Sistema de Informação Hospitalares do SUS.
	
	Sistema de Informação de Nascidos Vivos.

Continue navegando