Buscar

RESUMÃO DE GESTÃO DE QUALIDADE - Prof Arlan

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DEFINIÇÃO DO 5 “S“
O 5S é um processo que tem como objetivo mobilizar toda equipe de funcionário em busca de um melhor ambiente de trabalho. 
Tornar o nosso local de trabalho no melhor ambiente de trabalho do mundo é vital para quem precisa implantar. 
•PROGRAMA QUE VISA MELHORAR AS CONDIÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO. (Limpo, confortável e seguro)
•CRIAÇÃO DO CLIMA DA QUALIDADE PARA O OPERÁRIO •DEVE SER IMPLEMENTADO PELO PRESIDENTE DA EMPRESA COM A COLABORAÇÃO E CRIATIVIDADE DE TODOS OS EMPREGADOS (FÁBRICA/ESCRITÓRIO)os conceitos e práticas da Qualidade Total!
Senso de utilização :Eliminação de tarefas desnecessárias, excesso de burocracia, desperdício de recursos em geral, excesso de ferramentas.. (Beneficio:Liberação de espaço;Reaproveitamento de recursos;Diminuição de custos, Eliminação de compras desnecessárias; combate a burocracia etc.)
Senso de Organização: Organizar os objetos e dados de um jeito que possa se achar ou ter acesso rapidamente. (Benefícios:Economia de tempo, redução de riscos de acidente; facilidade de comunicação;Diminuição do cansaço físico por movimentos desnecessários etc.) 
Senso de Limpeza: Eliminar sujeira, Manter as maquinas e os equipamentos limpos e conservados.(Benefícios: Bem estar pessoal; Prevenção de acidentes; melhora a higiene no local de trabalho; reduz o desperdício; causa boa impressão nos clientes)
Senso de Asseio:Preocupação com a própria saúde fisicamente, mental ou emocional. Dando ênfase na prevenção, mantendo as condições de trabalho favoráveis a saúde. (Local de trabalho agradável; Ausência de acidentes; Funcionários saudáveis e bem dispostos etc.)(COMO TER ASSEIO? Ter os 3’s iniciais implantado; Eliminar as fontes de perigo; promover o embelezamento do local de trabalho; usar EPI’s corretamente)
Senso de Auto – Disciplina: A pratica voluntaria dos 4’s anteriores . Quando as pessoas seguem os padrões técnicos, éticos e morais sem precisar impor um controle rigoroso. ( Benefícios: Prever os resultados; Melhoria continua a nível pessoal e organizacional)(COMO DESENVOLVER ? Compartilhar visão e valores ; dar recompensa material e moral; ter padrões simples; melhoria na comunicação; treinar com paciência e persistência. 
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE
QFD: É um método q permite incorporar as reais necessidades do cliente, escutar o cliente e transformar em algo q a área de produção possa produzir. (1º- levanta as necessidades do cliente 2º transforma as necessidades em requisitos 3º avaliar os requisitos e definir qualidade planejada 4º Definir e avaliar características da qualidade)
Pode ser aplicado em planejamento estratégico, no desenvolvimento de produtos, p/ avaliar custos, qualidade e muito mais. 
Os benefícios são Foco no consumidor; registro de informações; redução de tempo de lançamento e reparos após o lançamento; Aumenta o comprometimento dos membros da equipe com as decisões tomadas; considerar a concorrência etc..
Casa da Qualidade: pode acontecer no início de alguns métodos A essa matriz foram agregadas várias tabelas q auxiliam a calcular o grau de importância de um requisito do cliente a partir: (a) da análise da natureza do requisito segundo o grau de percepção do cliente (requisito óbvio, excitante etc); (b) de uma avaliação comparativa com os principais concorrentes (benchmarking); (c) de um fator q mede o impacto deste requisito na venda (argumento de venda). 
 
Calculo (requisito dos clientes)
Passos: Grau de importância/Nossa empresa/Empresa x/ Empresa Y / Plano de qualidade (1 a 5)
•Índice de melhoria (índice = Plano da qualidade/Nossa empresa) 
•Argumento de Vendas é a ponderação feita pela empresa em relação ao aumento de vendas ( Argumento Forte a 1,5; Argumento Médio a 1,2; Argumento Fraco ou não Argumento a 1,0); 
• ( Peso absoluto = Grau de importância X índice de melhoria X Argumento de vendas) 
 ( Peso relativo = Peso absoluto/ Total do Peso absoluto X 100)
SEIS SIGMA- Dec 80
Um programa e melhoria que tem como O objetivo é aumentar o resultado através da melhoria acelerada da qualidade com foco no cliente e na redução dos custos eliminando o desperdício. Pode ser aplicado tanto em processos de fabricação quanto em processos adm ou produtos ou serviços.
Meta - chegar o mais próximo do zero defeito (3,4 defeitos para cada milhão de operações realizadas). 
Filosofia - melhoria contínua dos processos e da redução da variabilidade na busca do zero defeito. Estratégia - Para produzir produtos e serviços que atendam à demanda desse cliente, deverá haver um relacionamento entre projeto, fabricação, qualidade final e a entrega do produto 
A essência do Seis Sigma está na sua metodologia, focada na melhoria da eficiência e da eficácia dos processos. Eficácia : capacidade de atingir as necessidades e expectativas dos clientes; Eficiência: tempo, custo ou valor das atividades que levam à satisfação do cliente. 
Mudanças que ocorre com o uso dos 6 sigmas: Aumento da satisfação dos clientes; Reduz o numero de defeitos, falhas e erros; Eliminação de operações que não agreguem valor ao produto final; Redução de custos; Foco em processo, gestão e melhoria; Melhoria de produtividade..
DMAIC
Definir - Identificados os projetos, a equipe de trabalho, clientes, necessidades e exigências. Definição clara e objetiva do projeto compreendendo os requisitos críticos para a qualidade e os requisitos técnicos. 
Medir - Determinação de uma medida básica da eficiência do processo e deve ter um plano de coleta de dados que possa assegurar que a amostragem seja representativa e aleatória.
Analisar - Determinação das causas dos problemas que precisam de melhoria. Etapa mais importante do ciclo DMAIC pois determina e valida a raiz do problema original, que é o alvo da busca de melhoria. 
Melhorar - Onde é proposto, avaliado e implementado as soluções para cada problema. A melhoria é conseguida com soluções que eliminem, atenuem ou minimizem as causas do problema 
Controlar - Garantir a sustentação das melhorias ao longo do tempo. Uso de gráficos da estatística que alertem quando acontecerem mudanças ou surgirem defeitos no processo. 
Análise do modo e do efeito da falha (FMEA)
é um método usado no desenvolvimento de produto e processo para o desenvolvimento de ações de melhoria para minimização ou eliminação de falhas consideradas mais críticas segundo alguns critérios. (Aplicado a produto ou processo )A partir dessa análise, a priorização da tomada de ações e a eliminação minimização de falhas é feita com base nos critérios de :
• Gravidade (severidade) do efeito: qual a severidade do efeito da falha no cliente;
• Ocorrência da falha: a partir da análise da causa e de outras evidências, qual a frequência de ocorrências de falhas;
• Detecção da falha: qual chance de se detectar a ocorrência da falha antes que ela gere o efeito indesejável no cliente.
Etapas do Método FMEA
Etapa I: nessa etapa, são identificados as falhas, as possíveis causas e os meios existentes de detecção da falha. Em função dessa análise, são definidas as notas para severidade, ocorrência e detecção para em seguida definir as falhas de solução prioritária, com base no indicador RPN (Número de Prioridade de Risco);
• Etapa II: após a análise de causas das falhas e meios de detecção existentes e tendo em vista a ordem de prioridade de resolução de falhas, devem-se definir planos de ação para a eliminação ou minimização das falhas prioritárias;
• Etapa III: após a implementação das ações propostas, a equipe de FMEA deve reanalisar as falhas, ocorrências e detecção, para avaliar se as ações propostas eliminaram ou minimizaram a ocorrência das causas das falhas.
TABELA FMEA
11 – Implementação de mudanças: A partir da análise desse nº a equipe de FMEA deverá propor e implementar mudanças em produto e processo que possam levar a redução ou eliminação da causa da falha e /ou a controles que permitem evitar ou minimizar a chance de ocorrência da causa da falha. Para implementação e acompanhamento de ações de melhoria, é
comum se utilizar da ferramenta 5W2H.
12 – Reavaliação da ocorrência da causa da falhas:A última etapa do FMEA tem por objetivo reavaliar se houve uma diminuição da ocorrência da causa da falha, ou se houve um aumento da detecção da falha, ou ambos. Essas notas de ocorrência e detecção são novamente atribuídas e uma nova avaliação do nº de priorização de risco é feita, dando início a um novo ciclo de ações de melhoria em função das novas prioridades.
Benefícios e dificuldades da aplicação do FMEA: O FMEA, propõe um ciclo de melhoria para a redução de falhas. Nesse sentido, o principal benefício da adoção do FMEA é o estabelecimento de uma sistemática de análise de falhas reais e potenciais, das e dos meios empregados para evitar ou detectar essas falhas. Além disso, o causas FMEA estabelece um critério objetivo de priorização, o RPN, a partir do qual as ações de melhoria futuras serão priorizadas. Outro benefício q é ao mesmo tempo uma dificuldade é a necessidade de doc das análises efetuadas. O FMEA é construído a partir de informações registradas em tabelas. Esse é um grande benefício para as empresas, já que o registro dessas análises das falhas e ações tomadas estabelece um histórico de ações, cria memória e torna o conhecimento mais explícito.
NORMAS ISO
A ISO é uma organização não governamental internacional, tem por objetivo promover o desenvolvimento da padronização e de Atividades correlacionadas, de forma a possibilitar o intercâmbio econômico, Científico e tecnológico em níveis mais acessíveis aos aludidos organismos. (ABNT é a única q tem influencia na ISO)
(Unificar/padronizar qualquer coisa em qualquer pais que utilize a norma ISO)
Atua em qualquer área de conhecimento menos na eletrônica e elétrica. 
A ISO entra em revisão e renovação em media a cada 5 anos para acompanhar a evolução tecnológica, novos métodos e materiais, novos requisitos de qualidade e segurança entre outros. (As empresas que usam a ISSO tbm precisa das atualizações para serem certificadas.)
Certificação(é desenvolvida por um organismo independente e sem relação comercial): Surge quando a empresa quer mostrar publicamente que segue os padrões e que está dentro das normas.
Basicamente, pode-se dividir a atividade de auditoria em verificação da conformidade da documentação da organização a norma (auditoria de adequação)
e verificação, por meio de evidência objetiva, da efetiva implementação dos procedimentos que compõem o sistema da qualidade de uma empresa (auditoria de conformidade). As auditorias são ainda classificadas em auditoria de primeira parte (auditoria interna), auditoria da segunda parte (cliente-fornecedor) e auditoria de terceira parte (sem relação comercial, feita por um organismo independente).
Nas normas ISO 9000: Ajuda os pequenos negócios a reduzir as dificuldades; Adequar as normas as necessidades dos setores emergentes, como os setores de setores de serviços, saúde, educação,tecnologia da informação, entre outros
NORMAS ISSO 9000/9001/9004
•NBR ISO 9000-Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário;
•NBR ISO 9001-Sistemas de gestão da qualidade-requisitos;(é certificado)
•NBR ISO 9004- Sistemas de gestão da qualidade-diretrizes para melhoria do desempenho.(não é certificado, mas ajuda na busca da qualidade total)
--A norma NBR ISO 9001, contempla oito princípios de gestão da qualidade: foco no cliente; liderança, envolvimento de pessoas, abordagem de processos, abordagem sistêmica da gestão, melhoria continua, abordagem factual para a tomada de decisões e relacionamento mutuamente benéfico com fornecedores. 
Satisfação do cliente: Com uma das medições do desempenho do sistema de gestão da qualidade, a organização deve monitorar informações relativas a percepção do cliente sobre se a organização atendeu aos requisitos dele.
Auditorias internas: A org deve executar auditorias internas a intervalos planejados, para determinar se o sistema de gestão da qualidade está em seguindo com o que foi planejado, alcançando os resultados de melhoramento contínuo desejados pela organização. Como fonte de consulta para a realização de auditorias de sistemas de gestão da qualidade e ambientais, qualificação e seleção de auditores, aconselha-se utilizar a norma NBR ISO 19011.
Benefícios:Atua desde a produção do bem ou serviço até o pós venda.
A norma NBR ISO 9001, mais especificamente, serve para que as partes envolvidas em uma relação contratual tenham confiança em que os requisitos acordados serão consistentemente atingidos e em q o sistema de qualidade será continuamente aprimorado
Razões p/ implementar um sistema de qualidade: conscientização da alta direção, exigências externas e modismo. Certamente, a conscientização da alta administração é o melhor caminho para uma implementação eficaz.
Beneficio por parte da empresa(NBR ISSO 9001):Redução de não conformidades de bens e serviços; Eliminação do retrabalho e do custo com garantia e reposição; Aumento da competitividade; Redução do custo operacional; Maior sustentação em disputas judiciais; Melhoria de imagem e reputação; Melhor relacionamento técnico e comercial com o cliente, entre outros.
Beneficio do Cliente e da sociedade:; Aumento da segurança, da confiabilidade e da disponibilidade dos bens ou serviços adquiridos; Mais proteção para o consumidor; Menor desperdício e poluição, entre outros.
Diferença entre a ISO 9001 e 9004: 9001 está focada da eficacia do sistema de gestão da qualidade p/ atender aos requisitos dos cliente e é certificada. 9004 não é certificada, mas orienta na busca da qualidade total, Esse caminho normalmente inclui preocupações com saúde, segurança e meio ambiente, formando o que se chama de um sistema integrado de gestão.
QUALIDADE EM PROJETOS
O projeto é único, não exite projetos indenticos; tem data de inicio e fim; precisa de abordagem especifica. Dentro do projeto tempos processos e o resultado é o produto.
1ª Dimensão é saber a ótica do produto do projeto e é baseada nas conformidades do cliente.
 2ª dimensão, os requisitos são a eficiência e eficaz baseando na ótica da empresa. ( entregar um produto que o cliente quer sendo eficiente e eficaz)
Planejar a qualidade: alta direção deverá estabelecer metas e definir os meios de avaliar o andamento das ações, estabelecendo também a metodologia para o monitoramento de desempenho de SGQ. As metas da qualidade do projeto devem ser derivadas do seu planejamento estratégico.
As metas devem ser vinculadas as duas dimensões da qualidade do projeto, ou seja: Aos produtos do projeto - como o cliente percebe a qualidade do produto; Ao desempenho da organização no desenvolvimento do projeto, a produtividade e a qualidade do processo.
Realizar a garantia da qualidade : conceito de garantia da qualidade esta vinculada aos riscos potenciais da não qualidade. Envolve a definição de um sistema de processos e seus controles que levam a confiabilidade da produção, envolvendo recursos humanos e abordando a qualidade desde a fase de concepção do produto. 
2ªé a de auditoria , realizar a garantia da qualidade é auditar os processos. 
3ªControle de qualidade é verrificar o q está acontecendo e verrificat se o que foi planejado esta sendo aplicado, registrar os pontos positivos e o que tem que melhorar.
Medição de desempenho é, portanto, o processo de quantificar a eficiência e\ou a eficácia das atividades de um negócio por meio de métricas ou indicadores de desempenho, não é um fim, mas um meio de se gerenciar o desempenho de um produto, de uma atividade ou de uma organização como um todo(focada em resultados financeiros).A avaliação do desempenho pode ser feita sob duas perspectivas: em relação á eficiência; ou em relação a eficácia.
Eficácia refere-se ao quanto o resultado de um processo atende as expectativas do cliente ou receptor do resultado do processo.
Eficiência é uma medida da economia na utilização de recursos materiais e
humanos utilizados no processo de obtenção de um determinado produto ou
resultado; refere-se , portanto, a produtividade
dos recursos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais