Buscar

Direito Empresarial III Caso Concreto 06 Respondido

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE DIREITO
DIREITO EMPRESARIAL III
CASO CONCRETO
(SEMANA 06)
QUESTÃO SUBJETIVA
Augusto emitiu uma letra de câmbio no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) contra Bernardo e em favor de seu credor Cardoso, que endossou o cambial para Danilo que ao levar o título o aceite, obteve o aceite parcial modificativo de data de pagamento.
Indaga-se:
1) Pode o sacado, no caso acima, limitar o aceite?
Resposta: Afirmativo, pois se tratar de aceite parcial é autorizado conforme o art. 26 da LUG, no caso em tela aceite limitativo/ modificativo.
	“Art. 26 - O aceite é puro e simples, mas o sacado pode limitá-lo a uma parte da importância sacada. Qualquer outra modificação introduzida pelo aceite no enunciado da letra equivale a uma recusa de aceite. O aceitante fica, todavia, obrigado nos termos do seu aceite.”
2) Quais os efeitos produzidos pelo aceite parcial?
Resposta: O aceite parcial gera vencimento antecipado. Na realidade, o portador, fica com a faculdade de acionar o sacador, antes do vencimento, ou o aceitante na data estipulada o valor aceitado.
“Artigo  46: O sacador, um endossante ou um avalista pode, pela cláusula "sem despesas", "sem protesto", ou outra cláusula equivalente, dispensar o portador de fazer um protesto por falta de aceite ou falta de pagamento, para poder exercer os seus direitos de ação.”
Essa cláusula não dispensa o portador da apresentação da letra dentro do prazo prescrito nem tampouco dos avisos a dar. A prova da inobservância do prazo incumbe àquele que dela se prevaleça contra o portador.
Se a cláusula foi escrita pelo sacador produz os seus efeitos em relação a todos os signatários da letra; se for inserida por um endossante ou por avalista, só produz efeito em relação a esse endossante ou avalista. Se, apesar da cláusula escrita pelo sacador, o portador faz o protesto, as respectivas despesas serão de conta dele quando a cláusula emanar de um endossante ou de um avalista, a despesa do protesto se for feita pode ser cobrada de todos os signatários da letra.
QUESTÃO OBJETIVA
Em relação ao aceite nas letras de câmbio é INCORRETO afirmar:
A) A letra pode ser apresentada até o vencimento pelo portador ou até por um simples detentor.
B) É vedado ao sacado riscar aceite já dado, mesmo antes da restituição da letra.
C) O sacador pode determinar que a apresentação ao aceite não poderá efetuar-se antes de determinada data.
D) O sacado pode limitar o aceite a uma parte da importância sacada.
Resposta: Letra B

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais