Buscar

exercicio de direito administrativo

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
Departamento de Educação Campus VII – Senhor do Bonfim
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Direito Publico e privado Semestre:2016.1
Prof. Henrique
Nome: Diego S. Sousa
Exercício de fixação
Art. 20. São bens da União:
I - os que atualmente lhe pertencem e os que lhe vierem a ser atribuídos;
II - as terras devolutas indispensáveis à defesa das fronteiras, das fortificações e construções militares, das vias federais de comunicação e à preservação ambiental, definidas em lei;
III - os lagos, rios e quaisquer correntes de água em terrenos de seu domínio, ou que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países, ou se estendam a território estrangeiro ou dele provenham, bem como os terrenos marginais e as praias fluviais;
IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes com outros países; as praias marítimas; as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas, as que contenham a sede de Municípios, exceto aquelas áreas afetadas ao serviço público e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 46, de 2005)
V - os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva;
VI - o mar territorial;
VII - os terrenos de marinha e seus acrescidos;
VIII - os potenciais de energia hidráulica;
IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;
X - as cavidades naturais subterrâneas e os sítios arqueológicos e pré-históricos;
XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
§ 1º É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.
§ 2º A faixa de até cento e cinqüenta quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, é considerada fundamental para defesa do território nacional, e sua ocupação e utilização serão reguladas em lei.
Art. 26. Incluem-se entre os bens dos Estados:
I - as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União;
II - as áreas, nas ilhas oceânicas e costeiras, que estiverem no seu domínio, excluídas aquelas sob domínio da União, Municípios ou terceiros;
III - as ilhas fluviais e lacustres não pertencentes à União;
IV - as terras devolutas não compreendidas entre as da União.
Por terras devolutas entendem-se obviamente aquelas que pertencem ao Estado, mas sem qualquer uso público. Não podem ser adquiridas por usucapião, uma vez que são públicas, mas sob certas condições é admissível a regularização de sua posse nas formas da Lei n.º 6.383/76, após a tramitação do devido processo administrativo ou judicial.
Interessante observar as principais condições para regularizar essa posse, conforme quer o artigo 19 daquela Lei n.º 6.383/76: A área da terra não pode ultrapassar os 100 hectares; o posseiro, além de não possuir outro imóvel rural, precisa provar que morou na área permanentemente mantendo com o trabalho direto seu e de sua família cultura efetiva por mais de um ano. Satisfeitas estas condições, o interessado poderá dispor de documento denominado legitimação da posse, o qual lhe assegura o direito de preferência para aquisição do imóvel.
São bens dos municípios
O parágrafo 8º do art 144 da CF não diz expressamente sobre os bens municipais. Mas, de forma geral, estes são considerados bens públicos municipais: 
Constituem bens municipais todas as coisas imóveis, móveis, interesses, direitos e ações que, a qualquer título, pertençam ao Município. 
Logo, tem que ser observado a lei orgânica do seu município. Se na lei orgânica considerar estes bens como patrimônio do município, estes serão os bens municipais. 
Assim como cada Estado da federação tem sua constituição estadual, cada município tem sua própria lei orgânica que deverá ser observada no âmbito municipal.
Pesquisa significados
Terras devolutas- Terras devolutas são terras públicas sem destinação pelo Poder Público e que em nenhum momento integraram o patrimônio de um particular, ainda que estejam irregularmente sob sua posse. O termo "devoluta" relaciona-se ao conceito de terra devolvida ou a ser devolvida ao Estado.
Plataforma continental- Plataforma continental é uma faixa de terra submersa existente em todo litoral de todo o continente, que, em um suave declive, termina ao dar origem ao talude continental. Geralmente, aplataforma possui uma extensão de 70 a 90 km, e profundidade de 200 metros, até atingir as bacias oceânicas.
Terrenos marginais- São chamados de Terras ou Terrenos Marginais as margens de cursos de água que não se submetem à mare e suas mudanças.
Zona econômica exclusiva- De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, os países costeiros têm direito a declarar uma zona económica exclusiva (português europeu) ou zona econômica exclusiva (português brasileiro) (ZEE) de espaço marítimo para além das suas águas territoriais, na qual têm prerrogativas na utilização dos recursos, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na suagestão ambiental.
A ZEE é delimitada, em princípio, por uma linha situada a 200 milhas marítimas da costa, mas pode ter uma extensão maior, de acordo com a da plataforma continental. A ZEE separa as águas nacionais das águas internacionais.
Praias fluviais- As praias fluviais sofrem a influências das cheias dos rios e dos sedimentos trazidos por eles. Estas praias podem desaparecer durante as cheias. Já na época da estiagem, podem se tornar bem extensas.
Mar territorial- Mar territorial é uma faixa de águas costeiras que alcança 12 milhas náuticas (22 quilômetros) a partir do litoral de um Estado, que é considerado parte do território soberano daquele Estado (excetuados os acordos com Estados vizinhos cujas costas distem menos de 24 milhas náuticas (44 quilômetros).
Ilhas fluviais- As ilhas fluviais são aquelas que se formam quando uma área é cercada por dois rios ou por dois canais de um mesmo rio, isolando uma área do ambiente ao seu redor. Esse é o caso da Ilha do Bananal, cercada pelos rios Araguaia e Javaés, que é considerada a maior ilha fluvial do planeta, com uma área aproximada de 20.000 km².
Ilhas continentais- As ilhas continentais são aquelas que se formam como uma espécie de extensão do continente, sendo também chamadas de ilhas residuais. Elas formam-se, quase sempre, da erosão das áreas continentais, que faz com que parte das terras seja invadida pelos mares, isolando alguns pontos. Em alguns casos, elas são subclassificadas de flúvio-marinhas, quando de um lado temos o mar e de outro temos o rio, a exemplo da Ilha do Marajó.
Terrenos de marinha- Terras ou Terrenos de Marinha aquelas áreas que se encontram às margens dos cursos d’água que sofrem influência das marés
Lacustres- relativo a lagos; que vive num lago; que está sobre ou às margens de um lago
Energia hidráulica- A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água.
Limítrofes- (limítrofe) que se situa ou que vive nos limites de uma extensão, de uma região etc.; que tem limites comuns; muito próximo; vizinho
Energia hidrelétrica- A energia hidrelétrica é a obtenção de energiaelétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.

Continue navegando