Buscar

Antígona e o Direito natura2

Prévia do material em texto

Antígona e o Direito natural 
Antígona era filha de Édipo e Jocasta, na qual tinha mais três irmãos, Etéocles, Polinice e Ismênia. Quando o seu pai Édipo foi expulso do seu reino, somente Antígona ficou do seu lado, quando também seu irmãos brigaram pelo trono e foram motos, seu tio Creonte assume o reino e manda que Etéocles seja enterrado com todas as honras, porem ordenou que Édipo fosse deixado a vistas para que os animais comessem sua carne, é ai que Antígona entra e a relação do direito natural também. 
Antígona decide sepultar a seu irmão Polinice, contrariando as ordens de seu tio Creonte, que quem enterra-se o corpo de Polinice, sofreria severa punição. Corifeu é quem avista a jovem Antígona enterrando o corpo do morto, e imediatamente a leva para Creonte aplicar a sentença.
Creonte interroga a Antígona: 
‘’_ E tu, que baixas a cabeça, admites ou negas que procedes assim?
Antígona: _ admito, não nego nada.
Creonte: _ tu, podes retirar-te para onde queres de acusações condenatórias estas livre.
E tu, declaras sem rodeios, sinteticamente.
Sabias que eu tinha proibido essa cerimônia? 
Antígona: _ sabias. Como poderia ignorá-lo? Falaste abertamente.
Creonte: _ mesmo assim ousaste transgredir minhas leis?
Antígona: _ não foi com certeza, Zeus que as proclamou, nem a justiça com trono entre os deuses dos mortos as estabeleceu para os homens. 
Nem eu supunha que tuas ordens tivessem o poder se superar as leis não estão escritas, perenes, dos deuses, visto que és mortal.
Pois elas não são de ontem nem de hoje, mas são sempre vivas, nem se sabe quando surgiram. Por isso, não pretendo, por temor ás decisões de algum homem, expor-me á sentença divina. Sei que vou morrer. ’’ 
( pag: 33-34, livro Sófocles – Antígona)
Antígona desafia Creonte sem medo, pois a mesma defende que também o seu irmão Polinice merece ser enterrado, ele não merecia ter o seu corpo expostos a mercê dos animais. 
Antígona representa o Direito natural, pois ela defende os costumes morais e religiosos, quando ela fala no dialogo acima, ela usou o Direito natural VS o direito Positivo de Creonte, que ele não esta acima dos costumes sagrados.
Creonte não aceita ter as suas ordem ‘’ suas leis civis criadas por ele ‘’ desobedecidas então decide então condenar a morte Antígona por sua rebeldia. Antígona estava noiva do Hemom filho de Creonte, sabendo do ocorrido, Hemom tenta sem sucesso convencer o pai que Antígona só queria enterrar os restos mortais do irmão morto.
Condenada a morte Antígona foi levada a uma prisão tumba para ser enterrada viva, Hemom inconsolado com a decisão de seu pai em condenar a sua noiva que tanto amava, decide tira a sua vida. 
Eurídice esposa de Creonte toma conhecimento que o seu filho Hemom esta morta, também dar cabo a sua própria visa se suicidando. 
Creonte perde toda a sua família por causa de suas leis criadas por ele próprio, que podia muito bem ter sido mudadas pelo mesmo, não custaria nada ter deixado ela a sepultar o seu morto., Antígona só queria enterra dignamente a seu irmão Polinice, seguindo os costumes morais e religiosos da época.

Continue navegando