Buscar

Explique os conceitos de direito natural e direito positivo na obra ANTÍGONA de Sófocles.

Diferencie Direito natural de Dirieito positivo, de acordo consta em ANTÍGONA.

💡 5 Respostas

User badge image

Juliana Marangoni Villa-Lobos

Antígona defende o direito natural e Creonte o direito positivo. Antígona defende a justiça, o enterro justo de seu irmão morto e Creonte defende a lei imposta por ele. 

14
Dislike3
User badge image

Thainá Scarídi

É exatamente o que Juliana respondeu a cima. Não entendo por qual motivo você quis que os conceitos fossem dados com base em Antígona, por se tratar de uma peça que fala por si só. O Direito Natural x Positivo está muito explícito em Antígona.  Mas partindo um pouco para a teoria:
O Direito Natural em Antígona é o pensamento grego, onde encontramos a idéia da existência de um Direito, baseado no mais íntimo da natureza humana, como ser individual ou coletivo. Acreditando que existe um direito natural permanente e eternamente válido, independente de legislação, de convenção ou qualquer outro expediente imaginado pelo homem.
E o Direito Positivo em Creonte são as regras que ele mesmo impôs; é de maneira geral, o conjunto de princípios e regras que regiam a vida social daquele povo. Tendo como sustentação que as leis feitas pelos homens eram obrigatórias e válidas, sem considerar o seu conteúdo moral.

10
Dislike1
User badge image

Danielle Lima De Jesus Santana

Na peça Antígona, direito natural são leis costumeiras, morais e religiosas, que fazem parte da sociedade independente da nossa vontade.

Antígona defende o seu ato de realizar rituais fúnebres ao seu irmão, alegando que estas lei são imutáveis e estão acima de qualquer outra lei.

E o direito positivo são as leis impostas pelo rei Creonte.

Antígona aborda uma questão que é discutida até os dias atuais como uma adaptação do nosso ordenamento com relação aos costumes da sociedade: Devemos praticar atos que fazem parte dos nossos costumes, da moral e da ética ou somente obedecer as leis que o Estado nos impõe, mesmo acreditando não estar de acordo com o que é justo?

O Direito natural prioriza os direitos fundamentais constituídos através dos princípios daquela sociedade, não podendo assim ser revogado visto que não fazem parte de um ordenamento mas está sempre presente na história e no dia a dia dos cidadãos.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais