Buscar

Aula 5 Dificuldade de aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dificuldade de aprendizagem 
A dificuldade de aprendizagem pode ocorrer tanto por uma falha na captação, no processamento, no armazenamento ou na recuperação da informação, o que se caracteriza como algum problema na estrutura cognitiva, como também pela forma como o conteúdo é ministrado. Neste último caso, a origem do problema é pedagógica.
A dificuldade de aprender pode ter uma origem intrínseca, relacionada com o processamento da informação e, portanto, pode ser uma disfunção do Sistema Nervoso Central. Pode, também, estar relacionada com a metodologia de ensino ou com as relações interpessoais com o professor ou os alunos e, portanto, ter uma origem extrínseca.
No primeiro caso, a dificuldade em aprender está relacionada com um transtorno de aprendizagem que possui classificação nos manuais de diagnóstico, no CID 10, elaborado pela Organização Mundial de Saúde (distúrbio de aprendizagem), e no DSM IV, elaborado pela Associação Psiquiátrica Americana (transtorno de aprendizagem).
O transtorno de aprendizagem deve ser diagnosticado através de testes de avaliação da expressão escrita, da leitura e da matemática. Esses aspectos caracterizam os três tipos de transtorno apresentados nos manuais acima citados: transtorno da leitura, transtorno da escrita e transtorno da matemática.
Para ser considerado um transtorno, segundo esses manuais, a dificuldade não pode ser decorrente de problemas visuais ou auditivos, falta de oportunidade de aprender, comprometimento na inteligência global, traumatismo ou doença cerebral adquirida ou descontinuidade educacional em função de mudanças de escola. A dificuldade ocorre pelo mau funcionamento no Sistema Nervoso Central.
TDHA NA ESCOLA
Em função do déficit de atenção, a criança pode desenvolver dificuldades na área de aprendizagem, uma vez que, para esta ocorrer, haja necessidade de retenção na memória, que, por sua vez, depende da percepção e da atenção. Se a criança não consegue sustentar a atenção nas tarefas, terá dificuldade para reter informações e criar estratégias de solução de problemas mais elaborados (pensamento). Esse transtorno, pode interferir, em última instância, no desenvolvimento cognitivo da criança e na sua capacitação escolar.

Continue navegando