Buscar

classificaçoes constitucionais - 2011

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Observadas as classificações estudadas, aponte as que mais se ajustam às características da Constituição brasileira de 1988. Fundamente sua resposta.
Conforme as diversas maneiras de se classificar uma Constituição pode se atribuir as seguintes classificações para a Constituição brasileira de 1988: 
Conteúdo
Quanto ao conteúdo pode se considerar como sendo formal e material, pois segundo o Art. 5º, IV a norma constitucional é formal e material por ser um direito individual. Nossa Constituição tem característica formal por fazer distinção entre as leis ordinárias e as outras que requerem requisitos especiais, todavia é material também, pois nela estão os conteúdos básicos para a composição e funcionamento da ordem política.
Forma
A Constituição brasileira é uma Constituição escrita, pois se trata de uma Constituição codificada que é contida inteiramente dentro de um só texto, formando um único corpo de lei. Todavia também possui um bloco de constitucionalidade que não fazem parte do texto em si da Constituição mais tem a força de norma constitucional.
Modo de elaboração
No Brasil temos uma Constituição dogmática, pois ela foi elaborada por uma assembléia constituinte que foi encarregada de fazer tal tarefa, refletindo nela os ideais de certo momento histórico.
Origem
A Constituição de 1988 foi promulgada, pois foi criada de maneira democrática, sendo discutida e votada por representantes eleitos pelo povo para fazê-lo.
Estabilidade ou Alterabilidade
O Brasil possui uma Constituição super-rígida, que se define com as mesmas características de uma Constituição rígida, que se trata de uma Constituição mutável porem que requer um processo legislativo especial para isso, exemplificado no Art.60, mais também possui certas clausulas pétreas.
Extensão
A Constituição Brasileira de 1988 é analítica por trazer um detalhamento minucioso dos assuntos tratados, mas que poderiam ser tratados em âmbito infraconstitucional.
Interpretação e a efetividade constitucional
No Brasil temos uma Constituição normativa que é plenamente eficaz, que possui dispositivos normativos eficazes.
Finalidade
A Constituição brasileira é uma Constituição dirigente, pois possui normas que tem o objetivo de dirigir, direcionar o poder publico a execução de programas sócias e econômicos.
Ideologia
A Constituição de 1988 é eclética, pois não segue somente uma corrente de pensamento fixa.
Concretização
Nós temos uma Constituição jurídica que foi promulgada e aprovada de forma legal e que tem eficácia no país.
Relação entre Estado e religião
A Constituição Brasileira de 1988 não estabelece uma religião oficial e tão pouco relaciona religião com poder político portanto temos uma Constituição laica.

Outros materiais