Buscar

Fundamentos da Terapia Ocupacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TROMBLY CAP. 1 (Fundamentos Conceituais)
Sentimentos de Auto-eficiência e auto-estima:
- O Objetivo da TO é o desenvolvimento da competência, a qual promove os sentimentos de auto-eficiência e auto-estima;
- Ser Competente significa possuir as habilidades suficientes ou adequadas para responder às demandas da situação ou tarefa
Satisfação com papéis de vida:
- Os papéis são padrões de comportamento, socialmente esperados associados ao status individual, numa sociedade em particular. O papel da pessoa independente é altamente valorizado pela maioria das pessoas.
Competência nas tarefas:
- Os papéis consistem em uma constelação de tarefas
Atividades e Hábitos:
- Atividades, neste contexto, são as menores unidades de comportamento que compõem uma tarefa.
- As atividades reúnem as habilidades e perícia dentro de um mesmo contexto.
- Hábitos são cadeias de sub-rotinas, tão bem incorporadas que a pessoa não tem de prestar atenção para realizá-las em circunstâncias normais e em contexto familiar.
- TO busca auxiliar as pessoas a manter hábitos de adaptação, abandonar hábitos que não se adéquam mais e desenvolver novos hábitos, dadas as habilidades e capacidades pessoais modificadas.
- Atividades e hábitos são aprendidos empregando-se a ocupação-como-finalidade.
Habilidades e Destrezas:
- As atividades dependem das habilidades mais básicas. Ações tais como alcançar, curvar-se, pegar, beliscar, manipular e puxar são habilidades subjacentes em muitas atividades. 
- A ocupação-como-meio, cuidadosamente analisada, é empregada para desenvolver habilidades e destreza prejudicadas. No processo de, repetidas vezes, realizar ocupações que demandem maior nível de habilidade ou destreza prejudicadas, em contextos variados, o paciente alcança mais altos níveis daquela destreza/habilidade.
Capacidades Desenvolvidas:
- Refletem a organização das capacidades de primeiro nível em respostas mais amadurecidas, menos reflexas e mais voluntárias. Ex: Habilidade manual: Uso independente dos dedos, liberação graduada e pinçamento.
- Em TO, a ocupação como meio é empregada para desenvolver essas capacidades.
Capacidades de Primeiro Nível:
- São o alicerce funcional para o movimento, a cognição, a percepção e a vida emocional baseada na integridade do substrato orgânico.
- Exemplos incluem a preensão reflexa, a liberação reflexa, o alcançar primitivo, o chutar e o passo.
- Descritas como as sub-rotinas subjacentes ao desenvolvimento de todos os movimentos voluntários (Brunner1973)
Substrato Orgânico:
- É a fundação para o movimento, a cognição, percepção e emoções, inclusive a organização primordial do SNC no neonato, a organização do SNC que é poupada ou se recupera espontaneamente apões lesão ou doença; e a integridade do esqueleto, músculo, nervos motores e sensoriais, coração, pulmões e pele.
Avaliação:
- Sempre segue uma abordagem Top-down (de cima para baixo)> TO identifica quais papéis e tarefas a pessoa era responsável na vida, antes do acidente/doença, e o que se espera que essa pessoa venha a ser e deseja ser responsável por, em sua vida pós-reabilitação, inclusive o contexto no qual essa pessoa tipicamente se envolvia nesses papéis e tarefas valorizados.
- O TO avaliará e observará o paciente tentar realizar as tarefas e atividades levantadas como importantes dentro de seus papéis, preferencialmente em seu ambiente real.
- Baseado na observação, o TO busca estabelecer hipóteses de quais as habilidades e capacidades, relacionadas à realização das tarefas, podem estar prejudicadas.
- É avaliado também durante a observação de atividades se o ambiente facilita ou limita o funcionamento ocupacional.
Tratamento:
- O tratamento poderá estar focalizado na modificação do ambiente, na modificação das habilidades e destreza comprometidas, ou o ensino de maneiras compensatórias para realizar tarefas e atividades.
- O tratamento para melhorar o funcionamento ocupacional, nesse caso, deverá se iniciar pela parte de baixo, focalizando a otimização de habilidades e capacidades;
- Ou poderá começar mais alto, intervindo diretamente nas atividades, no nível de restauração da competência ao fazer as atividades ou tarefas de papéis valorizados.
- Otimizar habilidades e capacidades deficientes será alcançado por meio da terapia na qual se busca modificações na estrutura fisiológica, função ou organização – Remediação (estrutura de Referência Biomecânica)
- Se a correção dos déficits de habilidades e capacidades não restaurar a função ocupacional, ou não forem possíveis, se as limitações políticas e econômicas evitarem o tratamento, ou se o paciente não se dedicar para recobrar as habilidades, um certo grau de competência poderá ser ganho empregando a terapia adaptativa.
TROMBLY CAP. 2 (Fundamentos Históricos e Sociais)
- Duas facetas foram cruciais para o desenvolvimento da TO: a evolução da estrutura e do papel do hospital, e a preocupação florescente com as normas de idade para tarefas de vida (EUA)
Atividade Como Terapia:
- Escritos atribuídos a Hipócrates, Galeano e Esculápio proclamavam como importantes agentes terapêuticos o exercício, o tratamento com atividades e o emprego.
- Terapia pelo trabalho: instituída pelos médicos para os internados nos asilos europeus e sanatórios.
- Tratamento Moral proposto por Pinel, no séc. 18, valorizava atividade física e trabalho produtivo no tratamento.
- Os hospitais com doentes físicos requeriam trabalho dos seus pacientes, em benefício da própria instituição
- A ideia formal de ocupação como terapia só emerge mais tarde, nos séculos 19/início do 20.
- Os reformadores advogavam a educação, exercício regular, reforma das vestes e restrições com a dieta, além de práticas específicas de cura, como a hidroterapia e a homeopatia.
TO Conquista Seu Lugar:
Desenvolvimento dos Hospitais:
- Modificação do papel do hospital, em resposta à industrialização e à introdução das técnicas de assepsia e da anestesia, passando as cirurgias a terem maior eficiência. 
- Os Hospitais projetaram ideais de especialização e competência técnica. Os pacientes não mais se responsabilizavam pelo próprio cuidado.
TO e Medicina Militar:
- TO entra ente os ajudantes de campo de batalha, utilizando atividades manuais, selecionadas cuidadosamente para atender às necessidades físicas e psicológicas de cada paciente.
- Mulheres selecionadas para treinamento e serviço como auxiliares de reconstrução, com base em sua proficiência numa variedade de atividades artesanais.
- Algumas permaneceram como Tos nos hospitais de veteranos ou em serviços de saúde pública.
....

Continue navegando