Buscar

Aula 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Captação de recursos e investimento
VIDEO
Falaremos sobre investimento. Mas não se trata apenas do financeiro, mas da percepção do que é um investimento em termos de formação acadêmico-profissional.
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
O investidor conservador é aquele que não gosta de correr risco. Normalmente aplica seu dinheiro em fundos de renda fixa e caderneta de poupança.
O investidor moderado é aquele que arrisca um pouco mais, mas também considera fortemente o risco e não costuma ousar. Costuma diversificar sua carteira de investimento, geralmente aplicando em fundos mistos, ações conservadoras, fundos de renda fixa e poupança.
O investidor agressivo ou arrojado não tem medo de investir em papeis de alto risco, buscando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo. É, geralmente, investidor em mercado de ações, alavancando os investimentos com operações de derivativos.
TIPOS DE INVESTIMENTO
CDB
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Bancário (RDB) são os mais antigos e utilizados títulos de captação do setor privado. São oficialmente conhecidos como depósitos a prazo. Os recursos captados pelas Instituições Financeiras através desses instrumentos são repassados aos clientes na forma de empréstimos para financiamento de capital de giro e/ou aquisição de equipamentos. Ambos podem ser emitidos por Bancos Comerciais, Bancos de Investimentos ou Bancos de Desenvolvimento.
CADERNETA DE POUPANÇA
É a aplicação mais simples e tradicional, sendo uma das poucas, talvez a única, em que é possível aplicar pequenas somas e ter liquidez, apesar da perda de rentabilidade para saques anteriores a 30 dias corridos. Os recursos das cadernetas de poupança devem ser aplicados de acordo com regras estabelecidas pelo Banco Central, as quais, conforme as variáveis econômicas do momento podem ser alteradas.
FUNDOS DA RENDA FIXA
São carteiras constituídas de títulos que apresentam remuneração com baixo risco, pois os ganhos são conhecidos ou de fácil mensuração, como CDB, RDB, Títulos do Tesouro Nacional. Na sua grande maioria, os fundos têm lastro com o CDI. Os fundos de renda fixa cobram taxa de administração, que, em uma economia estável, pode influenciar excessivamente na remuneração do capital investido, porque, ao contrário da poupança, o fundo de renda fixa sofre a incidência de imposto de renda.
CDI
O Certificado de Depósito Interbancário é o custo do financiamento das instituições financeiras, ou seja, a taxa de juros cobrada de instituição para instituição. Pessoas físicas, ou empresas não financeiras, não participam desse mercado, mas, as instituições utilizam esta taxa como referência ou lastro na captação de recursos.
TÍTULOS DO TESOURO NACIONAL
São títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, que é o caixa do governo federal (através do Banco Central do Brasil) para captação de recursos e financiamento da dívida pública federal. Existem vários tipos de títulos, cada um com uma finalidade e prazo de vencimento. O tesouro direto está chamando a atenção do mercado em virtude da estabilidade da moeda e queda da taxa de juros. Títulos do Tesouro Nacional fazem parte da composição da carteira dos fundos de investimentos em renda fixa. Através de corretoras é possível adquirir títulos do tesouro nacional, sem fazer parte de fundos de investimentos, assim, não precisa pagar a taxa de administração dos fundos.
MERCADO DE RENDA VARIÁVEL
O Mercado de Capitais está estruturado de forma a suprir as necessidades de investimentos dos agentes econômicos por meio de diversas modalidades de financiamentos, a médio e longo prazo, para capital de giro e capital fixo. As operações são normalmente realizadas entre poupadores e empresas, por meio de intermediários financeiros não bancários (bancos múltiplos, bancos de investimento, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários). A existência de um mercado de capitais ativo sinaliza o grau de desenvolvimento de um país e de sua economia, gerando recursos e investimentos para toda sociedade. Esse mercado é, portanto, sob o ponto de vista jurídico, caracterizado pela desintermediação financeira e abrange o conjunto de operações com valores mobiliários, ou seja, ações, debêntures, cupões destes títulos, bônus de subscrição, certificados de depósitos de valores mobiliários, entre outros.
AÇÕES
São participações em empresas. Quando você compra uma ação está adquirindo uma pequena participação em uma empresa; por isso, o investidor é também denominado acionista. As variações de preço nas ações acompanham as tendências econômicas, além disso, a governança corporativa do negócio e a tendência do mercado em que a empresa participa também são variáveis. Outro fator relevante é a distribuição de dividendos (parte do lucro da empresa que é distribuído aos acionistas).
DERIVATIVOS
As empresas não financeiras podem gerenciar seus riscos ou ganhos financeiros no mercado futuro através de operações com contratos de derivativos. O contrato de derivativo deriva seu valor de outro ativo, denominado ativo-objeto. Seu rendimento é oriundo da volatilidade desse ativo e da diferença entre o preço spot (à vista) e o preço futuro. É uma operação de alto risco que pode gerar perda ou ganho muito acima das operações consideradas livres de riscos. Os contratos derivativos são utilizados no mercado futuro através de contrato futuro, a termo, opções e swap.
CLUBE DE INVESTIMENTO
O clube de investimentos é um condomínio de pessoas físicas com o objetivo de constituir um patrimônio comum em ações. Podem ser pessoas que tenham entre si algumas afinidades (colegas de trabalho, membros de uma associação, vizinho, etc.), ou terem em comum apenas o fato de serem clientes do intermediário que administre o clube. Do ponto de vista do participante, a diferença entre os dois tipos pode ser relevante. Havendo afinidade entre os membros, haverá maiores condições de influenciar a administração do clube. O representante do clube tenderá a ser um dos membros do grupo. E será mais fácil reunirem-se os condôminos e atingir um consenso quanto aos rumos que o clube deve tomar.
TITULOS DE CAPITALIZAÇÃO
Os títulos de capitalização NÃO são investimentos com características de um jogo onde se pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Sem a ajuda da sorte, o rendimento será inferior ao de um fundo ou uma caderneta de poupança. Do valor aplicado pelo investidor, a instituição financeira separa um percentual para poupança, outro para o sorteio e um terceiro para cobrir suas despesas.

Outros materiais