Buscar

Práticas Comerciais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRÁTICAS COMERCIAIS
As práticas comerciais abrangem as técnicas e os métodos utilizados pelos fornecedores para fomentar a comercialização dos produtos e serviços destinados ao consumidor. Bem como os mecanismos de cobrança e serviço de proteção ao crédito.
Ofertas
“Oferta é declaração unilateral de vontade e caracterização obrigação pré-contratual, gerando vínculo com o fornecedor e automaticamente proporcionando ao consumidor a possibilidade de exigência daquilo que foi ofertado”.
CONCEITO DE OFERTA – ART. 30 DO CDC
“Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado”.
Da leitura do dispositivo legal verificamos a necessidade de dois requisitos básicos que devem estar presentes para que a oferta vincule o fornecedor: a veiculação e a precisão da informação.
A oferta não terá força obrigatória se não houver veiculação da obrigação. Uma proposta que deixe de chegar ao conhecimento do consumidor não vincula o fornecedor.
Em segundo lugar, a oferta (informação ou publicidade) deve ser suficientemente precisa, isto é, o simples exagero (puffing) não obriga o fornecedor. É o caso de expressões exageradas, que não permitem verificação objetiva, como “o melhor sabor”, “o mais bonito”, “o maravilhoso” (BENJAMIN, 2004, p.259).
A Lei n.º 10.962/04, em complemento ao CDC, dispõe sobre a oferta e as formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor. Em seu art. 2º define quais são as formas de afixação de preços admitidas em vendas a varejo:
AFIXAÇÃO DE PREÇOS
Por meio de etiquetas ou similares afixados diretamente nos bens expostos à venda, e, em vitrinas, mediante a divulgação do preço à vista em caracteres legítimos;
Em autosserviços, supermercados, hipermercados, mercearias ou estabelecimentos comerciais onde o consumidor tenha acesso direto ao produto, sem intervenção do comerciante, mediante a impressão ou afixação do preço do produto na embalagem, ou a afixação de código referencial, ou, ainda, com a fixação do código de barras.
FORMA CLARA E PRECISA
A afixação do preço mediante o uso de código de barras ou código referencial deverá ser utilizada de maneira que o consumidor identifique, de forma clara e precisa, qual o valor da mercadoria, juntamente com os outros itens expostos, para que não haja confusão de preços e consequentemente prejuízo do consumidor. 
A mesma lei determina que o supermercado, ao utilizar-se do código de barras para a afixação dos preços, deverá manter à disposição dos consumidores equipamentos de leitura ótica para a consulta do valor da mercadoria localizadas nas áreas de vendas e de fácil acesso.
Utilização de relações de preços dos produtos e serviços
Ademais, é permitida a utilização de relações de preços dos produtos expostos, bem como dos serviços oferecidos, de forma escrita, acessível e clara ao consumidor. Lembre-se de que, havendo divergência de preços para o mesmo produto, o consumidor pagará o menor dentre eles.
A veiculação ou informe publicitário é parte integrante do contrato e impõe ao fornecedor a obrigação de honrar a oferta. Ademais, as condições da oferta estão presumivelmente contempladas no contrato.
Princípio da veracidade da oferta
O artigo 31 do CDC exige que a oferta contenha informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre as características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem, como sobre os riscos que os produtos e serviços apresentem à saúde e à segurança dos consumidores.
Recusa do fornecedor em cumprir a oferta
Em caso de recusa do fornecedor em cumprir a oferta, o consumidor pode, alternativamente e à sua livre escolha:
Reivindicar o cumprimento forçado da obrigação;
Optar pela substituição por outro produto ou pela prestação de serviço equivalente;
Ou rescindir o contrato com a restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, além de perdas e danos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando