Buscar

EXELENCIA NA GESTAO PUPLICA

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
NOME:
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL II
EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
TANGARÁ DA SERRA-MT
2016
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL II
EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Pública da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos da Gestão Pública- 2º semestre
Prof. Equipe de Professores do 2ª Semestre de Gestão Pública. 
1 INTRODUÇÃO 
Esse trabalho nos oportunizou compreender o diagnostico organizacional da Empresa Caixa Econômica Federal de Tangará da Serra- MT, o qual está subordinado diretamente ao Ministério da Fazenda. Integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal, submetendo-se às suas decisões e à disciplina normativa ao Ministro da Fazenda, e à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta em caráter excepcional com serviços bancários autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Suas contas e operações estão sujeitas a exame e a julgamento do Tribunal de Contas da União (TCU). Atua com mais ou menos 100 mil funcionários. 
Os principais produtos e serviços prestados pela Caixa Econômica Federal são:
Conta Caixa Fácil: destinado as pessoas que tem movimentação financeira de até dois mil reais. Consignação: destinada a pessoas que trabalha em empresa pública e privada, e que possui convenio para desconto de prestações de folha de pagamento. Cartão de Credito Pessoa Física: Com a parceirinha da VISA, MASTERCARD, a caixa oferece cartão de credito exclusivos. Consórcio Moto: Onde você pode escolher ou troca o carro ou a compra de um novo. Consórcio Imobiliário e Seguro Caixa Amparo.
A visão da CEF: é um futuro de referência mundial como banco público integrado, rentável, socialmente responsável, eficientes, ágil, com permanente capacidade de renovação e consolidará sua posição como banco da maioria da população brasileira. 
A missão da CEF: é atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do Brasil, porém, como instituição financeira, agente de políticas e parceira estratégica do Estado Brasileiro. 
Alguns dos valores da CEF são: Responsabilidade, Transparência, Comportamento ético, Legalidade, Consideração pelas partes interessadas, Direitos humanos, Gestão participativa, Normas Internacionais. 
A Caixa Econômica Federal foi criada em 12 de janeiro de 1861 pelo Imperador Dom Pedro II com o nome Caixa Econômica da Corte. Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial. Esta característica diferenciava a instituição de outras da época, que agiam no mercado sem dar segurança aos depositantes ou que cobravam juros excessivos dos devedores. Deste modo, a Caixa rapidamente passou a ser procurada pelas camadas sociais mais populares, incluindo os escravos, que podiam economizar para suas cartas de alforria. Assim, desde o início, a empresa estabeleceu seu foco no social. Porém os empréstimos sob penhor só foram possíveis no ano de 1934 quando o Presidente Getúlio Vargas ordenou que a mesma pudesse ser feita, aniquilando outras instituições particulares que cobravam juros altíssimos pelo mesmo serviço.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Direito Público 
Ao analisar se o serviço prestado pela caixa econômica federal atende a algum direito fundamental estatuído na Constituição federal, verificou-se que, a lei criadora da CEF a institui como empresa pública. Esta, por sua vez, se divide empresa pública que presta serviço público, nos termos do art. 37, da Constituição Federal, e empresa pública que intervém no domínio econômico, nos termos do art. 173, do mesmo diploma legal. 
Questão de árdua relevância é estabelecer em qual dos tipos de empresa pública a CEF enquadrar-se-ia, pois, ao mesmo tempo em que suas atividades têm caráter eminentemente social, como o de prestar serviços relacionados às atividades de fomento da cultura e do turismo, também têm caráter privado, como a prestação de serviços bancários de qualquer natureza.
Os funcionários da empresa pública em questão, denominados empregados públicos, são, portanto, admitidos mediante a aprovação em concurso público e provas ou provas e títulos, nos termos do art. 37, II, CF65, sendo irrelevante se a CEF estará atuando como prestadora de serviço público ou se intervindo no domínio econômico.
Acerca do quadro de pessoal da CEF, assim dispõe o art. 5º do estatuto da referida empresa: 
O pessoal da CEF será obrigatoriamente admitido mediante concurso público de provas ou de provas e títulos. 
§ 1º O regime legal do pessoal da CEF será o da Consolidação das Leis Trabalhistas. 
§ 2º Poderão eventualmente ser requisitados pela CEF servidores dos quadros do serviço público federal, das autarquias federais ou das empresas públicas e sociedades de economia mista, exclusivamente para o exercício de funções técnicas, mediante o ressarcimento, pela CEF, aos órgãos de origem ou entidades de origem, dos proventos globais a que fizerem jus os servidores requisitados.
	
2.2 Administração Pública 
	A Caixa Econômica Federal se encontra na administração pública indireta, as principais característica das empresas públicas é que a totalidade de seu capital social permanece ao governo.
 A CEF é constituída sob a forma de empresa pública. Tal asserção, todavia, não implica na ilação de que seu regime jurídico seja de natureza igualmente pública. Pois, estabelece a organização da Administração Federal que, será assegurado à empresa pública condição idêntica à assegurada ao setor privado. A CEF é, portanto, pessoa jurídica de direito privado.
No Brasil, desde 1961 a Caixa é responsável por operações de jogos lotéricos através da divisão de loterias. São 10 modalidades de jogos: Mega-Sena, Lotofácil, Loteca, Loteria Federal, Lotomania, Lotogol, Quina, Dupla Sena, Loteria Instantânea e a Timemania. As loterias arrecadaram mais ou menos um total de 5,1 bilhões de reais, sendo que, parte desses bilhões de reais são repassados para projetos sociais e instituições subordinadas ao Governo federal atuando na área de esportes, seguridade social, educação, cultura e segurança penitenciária.
Tem o seu patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília (DF) e com filiais em todo o território nacional. Todavia a fundação de fato seja um patrimônio, mesmo que descrita ao passo da empresa pública unipessoal, empresário é detentor do patrimônio.
Uma das particularidades da caixa é que, a cada concurso realizado vários prêmios não são reclamados por seus ganhadores tendo o prazo de 90 dias para retirada, após este período se torna prescrito. Com isto os valores são retidos na CEF e são destinados ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) promovendo a educação universitária no Brasil.
As loterias, administradas pela Caixa, são patrocinadoras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), Comitê Paralímpicos Brasileiro (CPB) e patrocinadora oficial da Delegação Paralímpicas Brasileira nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008. Além disso, também foi patrocinadora oficial dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e é das seleções de atletismo, das ginásticas artística e rítmica e de trampolim.
2. Licitação, contratos e terceirização
 
Os atos e contratos da CEF serão administrativos quando a empresa atuar como prestadora de serviço público. Assim, serão atacáveis mediante mandado de segurança quando ilegal ou abusivamente afrontarem direito líquido e certo de alguém, e, se lesivos aos interesses dessas sociedades, por ação popular. Ademais, neste caso, a CEF estará vinculada à obrigação de licitar. 
Quando, porém, a CEF atuar na qualidade de interventora do domínio econômico, seus atos e contratos serão regulados pelo direito privado, nos termos do art. 173, § 1º, II, CF, não cabendo, contra tais, mandado de segurança. Nestes casos,dispensa-se a obrigatoriedade de licitação, porque tal mister não seria exequível em relação ao cumprimento dos atos negociais que a CEF realiza. Todavia, não se deve concluir que em todo e qualquer caso em que intervir no domínio econômico estará a empresa ora estudada isenta de licitar.
Portanto, conclui-se que, intervindo a CEF no domínio econômico, quando a compra ou contratação de serviço referir-se à sua atividade fim, prescindível a licitação; já quando referir-se a atividade-meio, imprescindível. Cumpre dizer que o art. 46, estatuto da CEF, prevê comitê específico que deliberará acerca de compras e contratações. 
Art. 46. O Comitê de Compras e Contratações é um órgão autônomo de caráter deliberativo, com a finalidade de opinar e decidir, nos limites de sua competência, sobre as compras e as contratações com dispensa ou inexigibilidade de licitação, nos termos da legislação específica, e opinar sobre a deflagração de processos licitatórios cuja alçada seja do Conselho Diretor.
Por fim, importante registrar que o art. 24, XXIII, lei n. 8.666/93, prevê a possibilidade de ser dispensada licitação quando a empresa pública contratar com suas subsidiárias e controladas, quando da aquisição de bens ou serviços e desde que o preço contratado seja o praticado no mercado.
Terceirização é uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa privada ou governamental transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura operacional, diminuindo os custos, economizando recursos e desburocratizando a administração para as empresas. Em alguns contextos distingue-se terceirização de outsourcing. Geralmente, ambos os conceitos estão intimamente ligados à subcontratação. 
Com a implantação do programa minha casa minha vida pelo governo federal, houve um acréscimo considerável de processos para financiamento de casas e apartamentos, este boom não foi acompanhado pelos recursos humanos e infraestrutura da caixa econômica federal. Sendo necessária a terceirização de determinados serviços para ampliar e agilizar a quantidade de processos analisados para os financiamentos imobiliários.
A necessidade da terceirização de serviços a falta de estrutura e funcionários, pela grande procura da população pelo sonho da casa própria, começou a tornar as agências um caos, com grandes filas e funcionários tendo que fazer hora extra para dar conta da grande quantidade de processos.
Na falta de funcionários, o presidente e diretores do banco tiverem que tomar uma atitude, terceirizar determinados serviços, como entrada de documentos, avaliação do valor venal de terrenos e casas, projetos e visitas a obras.
Atualmente a caixa econômica federal está utilizando empresas e corretores de imóveis, como forma de agilizar o processo de financiamento imobiliário, procurando trabalhar como parceiros na entrada dos processos, documentação, informações e desafogando a quantidade de pessoas nas agências.
Ficou a cargo das agências da caixa econômica federal o papel de solucionar problemas, dúvidas e assinatura de documentação, fazendo o processo se tornar mais eficiente. A descentralização possibilita por meio de um incentivo econômico que os processos sejam realizados rapidamente, deixando somente algumas etapas para as agências, tais como, a análise financeira e de engenharia da caixa. Claro que este tipo de modalidade gerou uma forma das imobiliárias e corretores de imóveis, ganharem dinheiro com financiamento imobiliário, fazendo a intermediação entre o cliente e a caixa do início até o fim do processo.
Como os processos de financiamento imobiliário aumentam cada vez mais, estão sendo contratados engenheiros como prestadores de serviços, que tem a função principal de acelerar os processos de avaliação de imóveis, construção, projetos, analise de cronogramas físicos e financeiros. Com isso, a caixa econômica federal conseguiu evitar a realização de concursos públicos, que são extremamente onerosos e demorados. Deste modo os profissionais começaram a ganhar por processos analisados e visitas realizadas nas obras em execução, criando assim um estímulo pela produtividade do profissional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Diante de todas as questões em análise, o trabalho abordou todas as solicitações da produção textual individual. O objetivo geral do trabalho foi diagnosticar a organização da Caixa Econômica Federal, essa produção de texto foi breve, pois a empresa abrange muito mais coisas que não foram citadas, mas foram abordadas as principais características da empresa, conforme o roteiro que nos foi solicitado, visando elaborar todas as partes que foram pedidas de forma com que todos possam entender claramente sobre o assunto abordado. 
O presente estudo visou explorar, sucintamente, o objetivo e importância da CEF no Estado e governo brasileiro, bem como a natureza jurídica da empresa em face do Direito Administrativo, ao que, quanto a este último intento, se pôde notar a dificuldade na identificação de certas características da empresa, vez que esta atua ora como prestadora de serviço público, ora como interventora no domínio econômico. Agindo a CEF como prestadora de serviço público, seus atos serão considerados administrativos, passíveis de controle de Legalidade pelo Judiciário; agindo como interventora do domínio econômico, seus atos serão equiparados aos particulares, e o controle jurisdicional limitar-se-á ao respeito à autonomia da vontade privada. O questionamento de toda a exposição foi: Em situações onde não se puder precisar com certeza se a atividade constitui-se como prestação de serviço ou como intervenção no domínio econômico, ou quando a atividade for um misto das duas questões, como proceder? Notou-se que tal dificuldade se dá, primeiro porque a finalidade de se classificar determinada instituição ou atividade em categorias previamente determinadas é meramente didática, vez que, na prática, uma referida instituição ou atividade pode tomar rumo completamente diverso do previsto quando da classificação. E segundo, porque a “importação do direito estrangeiro” quando da instituição e sistematização do direito administrativo brasileiro resultou em incompatibilidades práticas. Destaca-se, porém, que tal tarefa é de inestimada valia, tendo em vista a natureza dos serviços prestados pela CEF, sua razão de ser, de importância ímpar na concretização de políticas governamentais no que tange à aplicação e retenção de verbas. 
REFERÊNCIAS
 
Sobre a Caixa
<http://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/apresentacao/Paginas/default.aspx> Acesso em 02.12.2016.
Caixa chega à marca de 100 mil contratados
<http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Noticias/Noticia/Default.aspx?newsID=1426> Acesso em 03.12.2016.
Caixa Econômica Federal
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_Econ%C3%B4mica_Federal> Acesso em 03.12.2016.

Continue navegando

Outros materiais