Buscar

Aula de resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula da bruxa
Burke afirma: de que vale discutir o direito humano abstrato a comida e ao medicamento. A questão está no método de produzi-los e administra-los.
R: ele ta fazendo uma critica em Rousseau sim. Ele ta falando do concreto do institucional. Uma forma abstrata de se pensar a comida e o medicamento, avaliando a política concreta. O tempo todo ele vai levar a questão política ao pragmatismo. A questão fundamental não é ter essa visão abstrata da igualdade da liberdade e sim como garantir a liberdade, ou seja, uma visão concreta institucional, como eu garanto essa igualdade. A igualdade não pode ser algo abstrato, depende de garantias. O tempo todo ele fala como. A melhor resposta política que tem a ver com a realidade política, produzir possibilidades de leis concretas, produzir métodos concretos de como essa comida e medicamento serão produzidos e distribuídos que vai trazer o sucesso dessa política, o aspecto pragmático. 
No trecho do texto da justiça: Robespierre dirigente do governo na fase jacobina acreditava na superioridade do valor de igualdade sobre os direitos de propriedade. Para ele a separação de poderes que já significava um modelo irrelevante que sempre terminava no flagelo do próprio, sempre defendia a supremacia da vontade geral fonte da garantia única dos direitos. Comente o trecho anterior utilizando literatura de Rousseau e Burke:
R: ele fala o seguinte nessa afirmação, sempre termina no flagelo do próprio povo. A ideia da separação de poderes na ideia de Rousseau. A questão fundamental é a vontade geral, vc vai ter a divisão de poderes, mas não vai ter a garantia de direitos. Uma estrutura de poder que não atende aos interesses do povo. Se vc não tem o povo definindo a lei não tem liberdade, pq o povo não será atendido, será uma estrutura montada para garantir o direito a uma classe dominante. A separação é irrelevante, deve a ver a vontade geral, não acredita que a separação é uma forma de garantir a igualdade. No caso de Burke, sim a separação de poderes que vai sim garantir a liberdade, pois evitaria uma tirania. 
Por que o sistema de Rousseau é capaz de garantir obediência e igualdade?
R: as pessoas obedecem a si próprias, já que as pessoas teoricamente participam na formulação de leis, vou obedecer a aquilo que eu estabeleci. No caso do sistema onde há participação limitada, vou obedecer a outro. Não é legitimo obedecer aquilo que eu não estabeleci. Caso eu obedeça ao que eu não estabeleci, obedecerei ao que foi estabelecido por outra classe social.
Para Toqueville embora seja necessário anunciar a liberdade como um direito que a formalize ou institucionalize através de leis e instituições, essas medidas não seriam suficientes para que se garantisse a liberdade. Por que o autor faz essa afirmação?
R: ação política da sociedade. Uma sociedade participativa, que considere a liberdade e as instituições como fatores importantes, o individualismo seria um atentado a liberdade. Participação no processo político. Ponto positivo para Toqueville da democracia é o respeito das leis uma vez que há o reconhecimento do direito, pois as pessoas participaram do processo político, não é algo imposto, a questão é a crença no sistema político. O distanciamento pode gerar a questão da arbitrariedade, evitem que tenham um poder paralelo.

Outros materiais

Outros materiais