Buscar

6_Teorias neoclássicas da firma e da distribuiç_o de renda as obras de Marshal, Clark e Böhm-Bawerk

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 6 – TEORIAS NEOCLÁSSICAS DA FIRMA E DA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA: AS OBRAS DE MARSHAL, CLARK E BÖHM-BAWERK
 - A perspectiva da utilidade estava incompleta até que todo o processo econômico fosse visto apenas como resultado do comportamento racional, calculado e maximizador. Por essa perspectiva, o processo econômico é visto a partir de dois importantes postos focal: a família e a firma.
- Existem dois fluxos circulares entre esses dois pontos: o real e o monetário. 
O fluxo real é o fluxo do uso dos fatores de produção das famílias para as firmas e um fluxo de retorno de bens de consumo das firmas para a família.
O fluxo monetário é o ganho de renda pelas famílias através da venda do uso dos fatores de produção pelas famílias e que é revertido às firmas, por meio da compra dos bens de consumo pelas famílias. Enquanto a família é o centro do fluxo real e tenta maximizar o mesmo, a firma é o centro do fluxo monetário e tenta maximizá-lo.
A contribuição de Marshall à Teoria da Utilidade e à Teoria da Demanda
 - Marshall formulou a teoria de utilidade decrescente e as condições necessárias para a maximização da utilidade pelo consumidor através da troca.
- Marshall associou diretamente a teoria da utilidade marginal a teoria da demanda, onde em um gráfico a utilidade marginal permanece sempre constante e a demanda acompanhava a utilidade marginal. (Recomendo vocês lerem essa parte, pois é meio complicada de explicar.)
Simetrias entre as Teorias Neoclássicas da família e da firma
- A maximização da utilidade é possível por causa da substituição de qualquer mercadoria por outra. Por exemplo: se o preço de uma mercadoria aumentar o custo que o trabalhador terá de incorrer para obter a utilidade da mercadoria aumenta. Quando o custo de uma mercadoria aumentava, o consumidor substituía parte do consumo da mercadoria mais cara por quantidades de outras mercadorias, o que para ele é menos custoso.
- No caso da firma, os problemas de maximização da firma seria essencialmente idêntico ao da família se os fatores dos processos de produção fossem substituíveis no processo de produção da renda, da mesma maneira que os bens de consumos eram substituíveis na geração da utilidade.
A Teoria da Firma de Marshall
- Na análise da firma feita por Marshall, os preços eram determinados pela oferta e pela demanda. A demanda era determinada pelas curvas de utilidades dos consumidores e a oferta era determinada pelas curvas de custos das firmas.
As Curvas de Produção e de Custo da Firma, no curto prazo
Agora começam as explicações de gráficos :/
O equilíbrio no curto prazo
O problema da concorrência no longo prazo
- No longo prazo, todos os fatores de produção poderiam variar, todos os custos eram variáveis e todas as quase-rendas desapareciam. Ocorria um equilíbrio no longo prazo, parecido com o equilíbrio no curto prazo de uma firma representativa.
Marshall e a defesa ideológica do capitalismo
- A defesa ideológica que Marshall fazia do capitalismo baseava-se na incorporação de importantes elementos do darwinismo social evolucionário à sua teoria. 
- Marshall dispôs-se a "considerar as principais consequências, para a economia, da lei segundo a qual a luta pela existência faz com que se multipliquem os organismos mais adaptados para extrair benefícios do ambiente". Todo progresso humano era muito lento e que só prosseguia através de mudanças marginais diminutas. Tentativas de alterar rapidamente a sociedade estavam fadadas ao fracasso e poderiam levar a miséria se levadas a cabo.

Continue navegando