Buscar

NOTA 1OO

Prévia do material em texto

Desenvolver o planejamento em uma empresa envolve diversas etapas e estas têm sua devida importância em um planejamento integrado dentro da companhia. As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores.
Identifique na coluna da direita o nível que corresponde à coluna da esquerda.
Assinale a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3.
As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores. No nível operacional, são utilizadas em situações do cotidiano, de característica previsível e de efeito imediato. No nível tático ou gerencial as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, provenientes de diversas fontes e produzindo efeitos mais amplos. No nível estratégico, os executivos fazem uso das informações em situações complexas e de mais alta incerteza, envolvendo a elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas (Aula 01, p. 3-4).
	
	B
	3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2 – 3 – 3 – 2
	
	E
	1 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.  
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise categorizando as vendas por cidade. Esta tarefa é um tipo de transformação de dados em informação, ou seja:
Nota: 20.0
	
	A
	Categorização
Você acertou!
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tende-se a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 08-09).
	
	B
	Cálculo
	
	C
	Condensação
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
A atividade da liderança é alinhar pessoas, o que significa dizer que o líder comunica a direção, a visão e busca comprometer os indivíduos para a concretização de ações e para atingir objetivos organizacionais (RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 60).
Os autores identificam quatro estilos de liderança.
Relacione corretamente o estilo de liderança à forma de agir do líder em cada um dos estilos.
 
Estilos de liderança:
A - Liderança coercitiva.
B- Liderança controladora.
C- Liderança orientadora.
D - Liderança integradora.
 
Forma de agir do líder:
I- Neste estilo de liderança, o líder entende que a melhor forma de lidar com conflitos é ceder ou contemporizar; assim evita que o conflito seja potencializado.
II – Para este estilo de liderança, todo indivíduo é capaz de contribuir para o alcance dos objetivos; o líder respeita o indivíduo como tal, integra as pessoas, encoraja o feedback e o autoconhecimento.
III – Neste estilo de liderança, o líder tem tendência a se considerar insubstituível, envolve-se em detalhes, é centralizador, sonega informação, competem com os subordinados e tende a ter dificuldade de ver o todo.
IV – Neste estilo, o líder influência as pessoas por meio de punição, cria uma relação de dependência simbiótica, de comando e de obediência.
V – Neste estilo, o líder busca a participação e o envolvimento de toda a equipe para atingir os resultados da área, além de procurar desenvolver a equipe.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	a) A – IV; B – III; C- I; D - II.
Você acertou!
Alternativa correta letra “ a ”.
Referência: RODERNEL, Pedro Levi. SCHIMIDT, Maria do Carmo. STADLER, Adriano. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: InterSaberes. 2012, p. 61 - 63.
A correta relação entre o estilo de liderança e a forma de liderar é”
A - Liderança coercitiva – é o IV – Neste estilo, o líder influência as pessoas por meio de punição, cria uma relação de dependência simbiótica, de comando e de obediência.
B- Liderança controladora – é o III – Neste estilo de liderança, o líder tem tendência a se considerar insubstituível, envolve-se em detalhes, é centralizador, sonega informação, competem com os subordinados e tende a ter dificuldade de ver o todo.
C- Liderança orientadora – é o I- Neste estilo de liderança, o líder entende que a melhor forma de lidar com conflitos é ceder ou contemporizar; assim evita que o conflito seja potencializado.
D - Liderança integradora – é o II – Para este estilo de liderança, todo indivíduo é capaz de contribuir para o alcance dos objetivos; o líder respeita o indivíduo como tal, integra as pessoas, encoraja o feedback e o autoconhecimento.
Resposta está em: RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 61 - 63.
 
As alternativas “ b”, “ c”, “ d ” e “ e” são incorretas.
Justificativas das alternativas incorretas:
As demais alternativas não apresentam a correta relação entre o estilo de liderança e a forma de liderar.
A forma descrita no item V – NÃO É apresentada pelos autores em nenhum dos estilos de liderança.
Ver em RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 61 - 63.
 
	
	B
	b) A – III; B – IV; C – I; D – V.
	
	C
	c) A – I; B – II; C – III; D – V.
	
	D
	d) A – II; B – I; C – V; D – III.
	
	E
	e) A – IV; B – III; C – II; D – I.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Considere a seguinte situação: 
Uma empresa multinacional tem uma nova norma que precisa ser repassada a todos os colaboradores. Esta norma tem implicações nos serviços que a empresa presta à sociedade, portanto, precisa ser transmitida também ao público em geral. Os responsáveis por transmitir as novidades são os gerentes de Recursos Humanos (para os colaboradores de todo o mundo) e de Relações Públicas (para os diversos públicos externos de todo o mundo, não apenas clientes, mas todos os stakeholders, como parceiros, fornecedores, concorrentes e as sociedades envolvidas).
Como deverá ser feita a comunicação desta nova norma? Avalie as seguintes alternativas e assinale a que mais promoverá efetividade na comunicação:
Nota: 20.0
	
	A
	Os profissionais de RH de cada país em que a empresa tem sede deverão elaborar seus comunicados internos, considerando, na tradução, fidelidade à mensagem original transmitida pela sede da empresa. Da mesma forma, para se comunicar com os públicos externos, os profissionais de Relações Públicas deverão se certificar de que a mensagem a ser enviada seja fiel à mensagem original recebida da sede.
	
	B
	A mensagem para os públicos internos e externos deverá ser a mesma, com tradução literal da mensagem original recebida da sede da empresa.
	
	C
	A mensagem para os públicos internos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos externos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
	
	D
	Tanto os profissionais de RH quanto os de RP das diferentes localidades deverão levar em consideração as diferenças culturais de cada país, bem como as linguagens mais adequadas a cada público, com grau de formalidade e rigidez de acordo com a cultural local e a cultura organizacional desenvolvida em cada unidade da empresa. A mensagem deverá manter a fidelidade ao comunicado original, mas deverá ser adaptada de acordo com cada situação.
Você acertou!Consideramos que a mensagem a ser transmitida será mais efetivamente interpretada quanto mais adaptada for a seus diferentes públicos. Portanto, os profissionais de RH e RP das diferentes unidades da empresa deverão ter o cuidado de manter o conteúdo original, mas com a perspicácia de adaptar o comunicado aos mais diferentes públicos, pois cada público tem suas próprias características e capacidades de assimilação. Por isso, apontamos a última alternativa como aquela que promoverá maior efetividade na transmissão dos conteúdos.
	
	E
	A mensagem para os públicos externos deverá ser a tradução fiel e exata da mensagem original, já a comunicação para os públicos internos deverá levar em conta as especificidades de cada país.
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Quando nos referimos ao Gerenciamento das Informações as seguintes afirmações são corretas:
I) As informações tem o potencial de proporcionar agilidade e auxiliar a garantia do sucesso das organizações;
II) Além de manter e cuidar do que possuem, é necessário também que as organizações cuidem do que elas sabem ou conhecem, ou seja, do capital intelectual;
III) O volume de informações crescente tratado nas organizações, assim como a sua dinâmica inerente não exigem que sua gestão seja suportada por tecnologias.
É correto o que se afirma:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
Você acertou!
Dos anos 70 em diante, com o uso intensivo das tecnologias de armazenamento e redes de computadores, o gerenciamento das informações tornou-se altamente especializado. Gerentes de tecnologia se tornaram gestores da informação, lidando com os sistemas tecnológicos e com as políticas destinadas para garantir que as informações sejam devidamente captadas, organizadas, armazenadas, acessadas, mantidas e protegidas (Aula 01, p. 17).
	
	E
	I e III, apenas.

Continue navegando