Buscar

pode cair na prova final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia do Trabalho Acadêmico - Discursiva 
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (232529)
Metodologia do Trabalho Acadêmico (FIL10)
Prova: 1321182
QUESTÃO:
1. Ao realizar o seu paper, você pode explorar ao máximo detalhes de algum acontecimento específico. Este é um método científico conhecido por estudo de caso, responsável por aprofundar e pesquisar um evento. Nesse contexto, descreva duas características do Método do Estudo de Caso.
RESPOSTA ESPERADA:
- Estudo intensivo de um objeto ou evento para detalhar e ampliar o conhecimento.
- Tem a qualidade de trabalhar com muitas evidências, documentos e entrevistas, de maneira a contribuir para uma boa conclusão.
- Exige do pesquisador a capacidade de observação e cuidado com a generalização dos resultados obtidos.
- Pode-se questionar este conhecimento no sentido de que o pesquisador não é livre de influências, como valores, crenças, preconceitos, distanciando-se da objetividade.
QUESTÃO:
2. Quando você estiver escrevendo e pesquisando para o seu trabalho - paper, construa citações variadas. Podem ser diretas, indiretas ou outros tipos. Através dos diversos tipos de citações, de um ou mais autores, o seu trabalho acadêmico ganha conteúdo e sustentação científica. Nesse contexto, descreva dois tipos de citação.
RESPOSTA ESPERADA:
- Citação direta curta: é um tipo de citação no qual podemos copiar literalmente o texto escolhido na pesquisa. A parte copiada não pode ultrapassar 3 linhas e deve estar entre aspas.
- Citação direta longa: tipo de citação quando o texto copiado ultrapassa 3 linhas. A fonte deve ter tamanho 10. Não são utilizadas aspas na citação. Deve estar em parágrafo próprio, com espacejamento simples, e destacadas do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda. 
- Citação direta curta de dois autores: - entre parênteses: quando usamos ponto e vírgula para separar os sobrenomes, exemplo: (ARISTIDES; SOUZA, 2002, p. 73);
- Citação direta longa de três ou mais autores: no caso de mais de três autores, deve utilizar o primeiro autor acompanhado da expressão et al. A expressão latina “et al.” significa “e outros”.
- Citação direta usando omissão: ao omitir uma parte da citação, deve utilizar as reticências entre colchetes, ex.: [...].
- Citação indireta: usa-se tal modelo para construir um texto com as suas próprias palavras, mas com o mesmo sentido da fonte pesquisada.
QUESTÃO:
3. Em nosso cotidiano, estamos sempre presos ao tempo. Existe o horário da consulta, do ônibus, da aula e do trabalho. Em tudo existe a organização do tempo. Por isso, para obtermos qualidade no estudo, também é necessário o controle e gestão adequada do tempo disponível. Refletindo sobre este conteúdo, descreva duas estratégias importantes de gerenciamento de tempo de estudo na Educação a Distância.
RESPOSTA ESPERADA:
- Estabelecer metas claras de estudo, avaliando o tempo disponível que temos.
- O tempo deve ser aproveitado com qualidade de estudo e não quantidade. Aprender a gerenciar prioridades.
- É necessário planejar o tempo de estudo, escolhendo qual tempo diário ou semanal irá estudar, criando rotinas diárias.
- Planejar sua semana de estudos, priorizando os temas e atividades a serem realizados.
- Orientar-se para alcançar objetivos claros e bem definidos na vida e no estudo.

Outros materiais