Buscar

Estágio em Educação Física em Escola Municipal

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
licenciatura em educação física
Sandielly crystyna ferreira 
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
100 horas
Capanema-PA
2016
SANDIELLY CRYSTYNA FERREIRA 
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em EDUCAÇÃO FÍSICA - Universidade Norte do Paraná para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório I
Professores: Dndo Anisio Calciolari Jr; Profª. Ms.ª Suhellen Lee; Prof. Dr. Raymundo Pires; Prof.ª Ms.ª Patricia Proscencio; Prof.ª Ms.ª Eloise W. Almeida; Prof.ª Ms. ª Silvia Paulino Ribeiro Albanese; Prof. Ms. Alexandre Scubert Caldeira. 
Capanema- PA
2016
SUMÁRIO
1 DADOS DA ESCOLA ...... .....................................................................................04
2 ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA ESCOLA ...................................................05
3 DIARIOS DE OBSERVAÇÃO ................................................................................07
4 DIARIOS DE COPARTICIPAÇÃO .........................................................................16
5 DIARIOS DE INTERVENÇÃO ...............................................................................27
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................35
7 REFERENCIAS .....................................................................................................36
1. DADOS DA ESCOLA
Nome da escola: Raimundo da Silva Corrêa
Endereço: Rua André Alves Cep: 68620000
Cidade: Viseu Estado: PA
Telefone de contato:
E-mail: 
CNPJ: 03.180.658/0001-10
Responsável (Diretor (a): Eliz Regina Corrêa
Séries ofertadas: Ensino fundamental 1º ao 9º ano / Ensino Médio
Número de alunos: 516
2. ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO DA ESCOLA
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Nome da escola: Raimundo da Silva Correa
Endereço: Rua André Alves
Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual ( X ) Municipal ( X ) Particular ( ) 
Horário de funcionamento: Manhã ( X ) Tarde ( X ) Noite ( X ) 
2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA
Ambientes físicos 
Salas de aula (quantas) 07
Secretaria (01) 	
Pátio interno (01)
Pátio externo ( )
Quadra coberta ( ) Quadra aberta ( x )
Refeitório (01)
Cozinha (01)
Sanitário feminino (03) 
Sanitário masculino (03)
Sanitários para professores (02)
Biblioteca (01)
Sala de vídeo e TV (01)
Sala de leitura (01)
Laboratórios ( ) especificar: ________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Outros (quais) ___________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Materiais:
Tipo e quantidade dos materiais usados nas aulas de educação física: _______
_______________________________________________________________
Bolas de Volei (03) quantas
Bolas de Futsal (03) quantas
Bolas de Handebol (01) quantas
Bolas de Basquete (02) quantas
Bolas de Boracha(05) quantas
Rede de Volei (01) quantas
Arcos / Bambolês (12) quantas
Cordas pequenas (05) quantas 
Cordas grandes (02) quantas
Colchonetes (07) quantos
Colchões (02) quantos
Cones ( 02 ) quantos 
Bastões ( 05 ) quantos 
 Outros especificar: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. PROFISSIONAIS
Número de Diretores: 01 diretor 01 vice diretor
Número de Professores de Educação Física: 01 professor
Corpo docente – número de professores: 18
Profissionais de apoio (Nutricionista, Psicólogo. Dentista, Fonoaudiólogo, Enfermeiro; Assistente Social ou outro): número: 00
3 DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 
No dia 19/08/2016 realizei a 1ª atividade de visita a escola campo para a apresentação da carta. No dia 22/08/2016 realizei o preenchimento dos documentos (formulários) com duração de 16 hs. 
 DIA DE OBSERVAÇÃO 1º 2º 3º 4º 5º E 6º MOMENTO
No dia 23 / 08 / 2016 pela manhã das 07:00 as 08:00 (1 hora) observei a turma do Pré III com duração de uma hora de tempo. Ao adentrar na sala de aula como estagiária, fui bem recepcionada pela professora Maria das Graças Rodrigues, que permitiu me apresentar para a turma, percebi que alguns alunos demostraram timidez outros descontraídos. Logo a professora iniciou a aula numa roda de conversas e explicou como seria a atividade, em seguida com o aquecimento vamos roubar a calda e na segunda atividade foi realizado a atividade Arremesso, voltou a calma com a atividade tá com quem?
No mesmo dia no período das 08:00 às 09:00hs observei durante mais uma hora de tempo a turma 1º ano /9 turma A, o professora iniciou com o aquecimento pique tá em dupla, logo após realizou a atividade prática de corrida, voltou a calma com morto e vivo.
Em seguida no mesmo dia no período das 09:00 às 10:00hs observei durante mais uma hora de tempo a turma do 3º ano /9 turma A, na qual a professora iniciou o aquecimento com a atividade brincando de gato e rato, logo após realizou a atividade principal fugi-fugi, voltou a calma com a dança da vassoura.
Logo após no período das 10:00 às 11:00 hs observei mais uma hora de tempo a turma do 5º ano/9 turma B, a professora iniciou a aula com o aquecimento saltando, depois realizou a atividade principal prática de corrida com obstáculos, voltou a calma com O comandante. 
No mesmo dia 23/08/2016 no período da tarde observei a aula na turma do 2º ano /9 turma C das 13:00 às 14:00hs 1 hora de tempo um momento que o clima estava bem quente a professora Maria das Graças levou todos para uma árvore atrás da escola, sentamos um pouco, o aquecimento foi a brincadeira de pira pega, também houve alguns minutos de dialogo continuamos com a atividade flexibilidade, voltou a calma com a atividade toque e troca.
Em seguida a professora foi para outra turma no período das 14:00 às 15:00hs no qual observei durante uma hora a turma do 3º ano/9 turma C, iniciou o aquecimento com a atividade brincando de gato e rato, em seguida realizou a atividade principal fugi-fugi, voltou a calma com dança da vassoura. 
PRODUÇÃO DO RELATÓRIO DAS AULAS OBSERVADAS
No dia 23/08/2016 após ter observado produzir esse relatório, onde tive uma oportunidade ímpar de pela primeira vez entrar em uma sala de aula para realizar meu estagio. 
A observação é a maneira mais eficaz de se aproximar da aprendizagem da criança, pois permite coletar informações sem prejudicar a rotina da sala de aula.  Durante a observação foi importante perceber semelhanças e diferenças entre as series e turmas no que diz respeito à metodologia e conteúdo. Uma das diferenças mais visíveis é a diferença da metodologia e do conteúdo da educação infantil para as series de 1º a 5º ano. 
É importante enfatizar que os alunos ao conhecerem outros professores/estagiários, causa de certa forma uma inquietação, logo surgem perguntas, quemé você? O que veio fazer aqui? E outras indagações. Com isso as situações vivenciadas durante o estágio possibilitaram observar o quanto é difícil o ensino e aprendizagem na educação infantil, alunos que não sentam em roda de grupos, que não interagem com os outros, e isso dificulta o processo de ensino aprendizagem do mesmo e de outros. Percebi também que na educação infantil o ensino envolve muito mais cuidado, de forma mais complexa, tudo tem que ser mostrado de forma concreta para que a crianças possa obter melhor entendimento. É importante aplicar conteúdos que promovam o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade utilizando cantigas, brincadeiras, dramatização principalmente no conteúdo de Educação Física.
Na faixa etária entre 6 a 9 anos que são as series de 1º ao 5º ano/9 pude perceber que abrange uma transformação totalmente diferente do comportamento infantil. Percebe-se também que a metodologia e os conteúdos são de maior responsabilidade, principalmente no que diz respeito a disciplina de educação física, pois, exige-se um maior desempenho em termos metodológicos.
É no estágio supervisionado que o aluno estagiário, por meio da observação vai familiariza-se com os componentes do processo ensino-aprendizagem, tendo oportunidade de analisar de forma detalhada aspectos que lhe serão uteis quando dirigir uma aula. No curso de Educação Física aprendemos assim, como em outros cursos que é preciso ensinar com amor, carinho e dedicação, para que possamos alcançar o objetivo esperado. 
Observa-se que a cada dia pode ser imprevisível. Ocorrem problemas, desafios, dificuldades, mas também é repleto de alegrias e realizações, com crianças, adolescentes, jovens e adultos ansiosos pela descoberta do saber, sempre tem aluno mais curiosos que outros querendo sempre participar de tudo que está sendo feito. 
Esta situação nos leva visualizar uma restrição de inúmeras possibilidades educativa concretizada, por meio de brincadeiras, brinquedo, jogo, músicas e dança, pois, é através das tentativas de conhecer e compreender o desenvolvimento dos alunos em cada nível de ensino no ambiente escolar que possibilita uma melhor socialização e interação.
Cabe aqui, portanto ao realizarmos essa reflexões, contribuir para subsidiar ações baseadas em elementos lúdicos no processo educativo, em especial, na educação física, embora, como lembra Brecht (2003), esta não deve ser a única disciplina a tratar dos conteúdos lúdicos como importante a formação educacional da criança. 
Finalizando este relatório de observação posso mencionar que foi muito importante no que diz respeito à minha formação como educadora, uma vez que pude visualizar no campo as dificuldades e facilidades encontradas por alunos e professores na educação. 
 
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 1 
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 23/08/2016 
	Horário: 07:00 as 08:00
	Ano: Pré III Turma: A
	Nº de alunos: 22 
	Tema da aula: Treinando Arremesso 
	Conteúdo: Arremesso 
	Objetivo: fazer com que as crianças adquiram uma melhor interação agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Fica a critério do professora (a): ela estava usando bolas normais 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): Vamos roubar a calda
Atividade 2: (parte principal da aula) Arremesso: O lançamento de diferentes objetos deve ser adequado com a idade do menino ou menina para facilitar o desenvolvimento da coordenação motora.
Atividade 3: (volta a calma) brincadeira ta com quem? 
 
 
	Avaliação: O desenvolvimento da habilidade na realização das atividades.
 
 
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 2 
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 23/08/2016
	Horário: 08:00 as 09:00
	Ano: 1º ano/9 Turma: A
	Nº de alunos: 24
	Tema da aula: Corrida 
	Conteúdo: Prática de Corrida 
	Objetivo: treinar a agilidade de cada alunoagogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: cordas, pneus, bambolês, cones, elástico, giz,
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1: (aquecimento). Pique tá em dupla 
Atividade 2: (parte principal da aula). Prática de corrida, Dividir a turma em equipes de 6-10 participantes e no espaço da aula disponibilizar diversos materiais. Cada equipe, uma de cada vez, deverá montar um circuito de corrida. O professor deve combinar um tempo que cada equipe terá para organizar o circuito (Ex: 5 minutos). Após pronto todas as equipes deverão experimentar o circuito. Para aumentar a motivação da atividade o professor pode cronometrar o tempo de cada equipe na realização dos circuitos, e ao final anunciar a equipe campeã!
Atividade 3: (volta a calma). Morto e vivo. 
 
	Avaliação: A socialização, agilidade, atenção. 
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 3 
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 23/08/2016
	Horário: 09:00 as 10:00 
	Ano:3º ano/9 Turma:B 
	Nº de alunos: 23
	Tema da aula: jogos e brincadeiras 
	Conteúdo: fugi-fugi
	Objetivo: sociabilidade entre os colegas; rapidez de reação agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: vassouras 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): brincando de gato e rato. 
Atividade 2 (parte principal da aula) fugi-fugi, os fugitivos ficarão todos de um lado da quadra e terão que atravessa fugindo do pegador.
Atividade 3 (volta calma): Dança da vassoura 
 
	Avaliação: se os alunos apresentam iniciativa para resolver pequenos problemas que surgem durante a atividade.
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 4
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 23/08/2016
	Horário: 10:00 as 11:00
	Ano: 5º ano/9 Turma: B
	Nº de alunos: 23 
	Tema da aula: Corrida 
	Conteúdo: Prática de corrida com obstáculo 
	Objetivo: treinar a agilidade e atenção de cada aluno agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: arcos, corda, elástico entre outros objetos.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): aquecimento saltando.
Atividade 2 (parte principal da aula): pratica de corrida com obstáculos. Demarcar uma área para a realização da atividade, indicando as linhas de saída e de chegada. 
Inserir arcos no trajeto entre linhas de saída e a de chegada, quando estiverem percorrendo o trajeto, os alunos devem saltar para dentro e para fora do aro. 
Introduzir mais um objeto no trajeto, como uma corda esticada no chão, diante da corda, caminhar sobre ela.
Algo para passar em baixo.
Para escalar 
Saltar elástico com altura de 40 centímetros
Atividade 3 (voltaa calma): O comandante 
 
	Avaliação: coordenação de movimentos, equilíbrio e resistência. 
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 5
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data:23/08/2016 
	Horário: 13:00 as 14:00
	Ano:2º ano/9 Turma: C
	Nº de alunos: 
	Tema da aula: flexibilidade 
	Conteúdo: movimento, atenção, agilidade e ritmo 
	Objetivo: compreender e melhorar os sistemas básicos do movimento corporal para o desenvolvimento da coordenação, do equilíbrio, da agilidade, do ritmo da tomada de consciência do próprio corpo.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: nenhum 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): pira pega
Atividade 2 (parte principal da aula): flexibilidade, movimentar os pés para frente e para tráz, trabalhando o arco do peito do pé, sentado no chão, flexionar as pernas, esquerda e direita. 
Atividade 3 (volta a calma): toque e troca. 
 
	Avaliação: será de forma continua.
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 6 
 X Observação Coparticipação Intervenção
	Data: 23/08/2016
	Horário: 14:00 as 15:00 
	Ano:3º ano/9 Turma: C
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: jogos e brincadeiras 
	Conteúdo: fugi-fugi
	Objetivo: sociabilidade entre os colegas; rapidez de reação agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: vassouras 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): brincando de gato e rato. 
Atividade 2 (parte principal da aula) fugi-fugi, os fugitivos ficarão todos de um lado da quadra e terão que atravessa fugindo do pegador.
Atividade 3 (volta calma): Dança da vassoura 
 
	Avaliação: se os alunos apresentam iniciativa para resolver pequenos problemas que surgem durante a atividade.
4 DIÁRIO DE COPARTICIPAÇÃO
1º MOMENTO DE COPARTICIPAÇÃO 24/08/2012 DAS 07:00 ÀS 08:00
A professora titular Maria das Graças Rodrigues da turma 1º ano/9 turma B, iniciou a aula me apresentando para a turma, em seguida iniciamos uma brincadeira pega-pega corrente com as crianças para se aquecerem, as crianças participaram de forma bem animada e dispostas. Em seguida realizamos as atividades cabo e guerra andar e sobre a corda. Finalizamos com a atividade batata quente.
2º MOMENTO DE COPARTICIPAÇÃO 24/08/2012 DAS 08:00 ÀS 09:00
No 3º ano/9 turma B a professora regente levou a turma para a quadra poliesportiva e juntos iniciamos a aula com a atividade para se aquecerem pique bola no ar. Em seguida realizamos a atividade principal chute ao gol, na qual foi uma atividade com o objetivo de praticar várias formas de chutar e arremessar a bola, os alunos se destacaram bastante, nos retribuímos com elogios pois pareciam estar bem concentrados nas atividades, logo após finalizamos com a brincadeira batata quente.
3º MOMENTO DE COPARTICIPAÇÃO 24/08/2012 DAS 09:00 ÀS 10:00
Neste dia de estagio supervisionado na turma do 5º ano/9 turma A, iniciamos a atividade com a brincadeira corrida variada, para aquecer os alunos. Em seguida realizamos a atividade principal corrida de jornal, foi uma atividade bem legal todos os alunos se divertiram e participaram bastante, no qual a aula tinha também como principal objetivo compreender e melhorar os sistemas básicos do movimento corporal para o desenvolvimento da coordenação, do equilíbrio, da agilidade e do ritmo. Concluímos a aula com a atividade Alongamento surpresa.
4º MOMENTO DE COPARTICIPAÇÃO 24/08/2012 DAS 10:00 ÀS 11:00
A professora regente ao chegar na turma do 4º ano/9 turma C, organizou logo a turma em um círculo, conversou algumas coisas concernentes as avaliações me apresentou à turma e logo começou a aula com a atividade Pique bola no ar, foi muito divertido, pois, muitos alunos não estavam esperando que chegasse sua vez daí chegava. Logo após realizou a atividade passe-passe foi bem legal ver a agilidade e o manuseio da bola de cada grupo. Terminamos a aula numa roda de conversa.
5º MOMENTO DE COPARTICIPAÇÃO 24/08/2012 DAS 13:00 ÀS 14:00
A professora titular Maria das Graças Rodrigues foi para a turma 1º ano/9 turma C, fomos para o salão da escola, pois, estava muito quente, iniciamos a aula uma brincadeira pega-pega corrente com as crianças para se aquecerem, as crianças participaram de forma bem dispostas. Em seguida realizamos as atividades cabo e guerra andar e sobre a corda. Finalizamos com a atividade batata quente.
6º MOMENTO DE COPARTICIPAÇÃO 24/08/2012 DAS 14:00 ÀS 15:00
No 3º ano/9 turma D a professora regente levou a turma para um terreno atrás da escola onde tem bastante arvores, pois na quadra não e coberta e o sol estava muito quente então juntas iniciamos a aula com a atividade para se aquecerem pique bola no ar. Em seguida realizamos a atividade principal chute ao gol, na qual foi uma atividade com o objetivo de praticar várias formas de chutar e arremessar a bola, os alunos se destacaram bastante, nos retribuímos com elogios pois pareciam estar bem concentrados nas atividades, logo após finalizamos com a brincadeira batata quente.
7º MOMENTO DE COPARTICIPAÇÃO 25/08/2012 DAS 07:00 ÀS 08:00
No dia seguinte continuei minha coparticipação junto com a professora regente na turma do 2º ano/9 turma A. Iniciamos a aula com a atividade pega-pega mãe arco. Logo após realizamos a atividade principal arco no cone e finalizamos a aula a brincadeira jogo da velha.
8º MOMENTO DE COPARTICIPAÇÃO 25/08/2012 DAS 08:00 ÀS 09:00
A professora regente ao chegar na turma do 4º ano/9 turma A, organizou logo a turma em um círculo me apresentou à turma e logo começou a aula com a atividade Pique bola no ar, foi muito divertido, pois, muitos alunos não estavam esperando que chegasse sua vez daí chegava. Logo após realizou a atividade passe-passe foi bem legal ver a agilidade e o manuseio da bola de cada grupo. Terminamos a aula numa roda de conversa.
PRODUÇÃO DO RELATORIO DAS AULAS COPARTICIPADAS 
	O estágio de coparticipação foi desenvolvido nos dias 24/08/2016 à 25/08/2016 foram 08 aulas ministradas entre 08 turmas de 1º ao 5º ano/9 no qual as turmas tinham entre 21 à 24 alunos. A coparticipação é a continuidade da observação, diferencia-se do processo de observação por ser o momento caracterizado por uma observação mais participativa, no qual é “permitido” auxiliar o professor com maior proximidade. Dessa forma, o aluno estagiário deve auxiliar o regente no que for necessário, mas sempre com a presença e autorização dele. 
Nesse momento, o aluno estagiário deve planejar as aulas junto com o professor de Educação Física, desenvolvendo a prática reflexiva sempre levando em consideração a proposta pedagógica construída pela escola. Considera-se esse diálogo, essa prática reflexiva, fundamental para o desenvolvimento da práxis, que é desenvolvida em um aprender fazendo, de acordo com Schon (1992, p. 89), em que “um mundo da prática – e que nos permite fazer experiências, cometer erros, tomar consciência dos nossos erros e tentar de novo, de outra maneira [...]”. 
Dessa forma, nos momentos de coparticipação e docência supervisionada, pude ver o quanto é importante uma aula bem planejada e ainda como em qualquer outra disciplina o professor tem sempre que ter o segundo plano, pois pode acontecer imprevistos, chuva, sol ou falta de alunos em fim. Obtive muitasexperiências e conhecimentos na minha coparticipação, na qual levarei como aprendizado para minha futura profissão como professora de Educação Física. Assim terminei mais uma etapa do meu estagio a coparticipação, grata primeiramente a Deus e depois a professora regente Maria das Graças Rodrigues que me ajudou e me recebeu muito bem.
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 1
 Observação X Coparticipação Intervenção
	Data: 24/08/2016
	Horário: 07:00 às 08:00
	Ano: 1º ano/9 Turma: B
	Nº de alunos: 21
	Tema da aula: Força e Equilíbrio 
	Conteúdo: Elementos das habilidades básicas 
	Objetivo: praticar várias formas de puxar e andar sobre a corda agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: cordas 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): Pega – pega corrente: dois pegadores, o restante espalhado pela quadra. Conforme as crianças vão sendo pegas, fazem parte da corrente. Procede até que todos forem pegos. 
Atividade 2 (parte principal da aula): 
Cabo de guerra – divide a turma em duas equipes, dado o sinal os alunos pegam a corda e puxam, é campeã a equipe que puxar até que a marcação da corda ultrapasse o traço marcado na quadra.
Andar sobre a corda.
Atividade 3 (volta calma): Pular corda de diversas formas.
 
	Avaliação: observar de acordo com as atividades exploradas, a partir do desenvolvimento e habilidades no decorrer das realizações das atividades 
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 2 
 Observação X Coparticipação Intervenção
	Data: 24/08/2016
	Horário: 08:00 às 09:00
	Ano: 3º ano/9 Turma: B
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: Chute e Arremesso
	Conteúdo: Elementos e habilidades básicas 
	Objetivo: praticar várias formas de chutar e arremessar a bola agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Bolas 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): Pique bola no ar; O jogador de posse da bola deve correr e jogá-la para cima dizendo o nome de uma criança participante que deverá apanhar a bola antes dela cair no chão e arremessá-la contra outro participante. O jogador que foi “acertado” reinicia o pique. Caso ninguém seja “acertado” o participante que arremessou é quem reinicia a brincadeira.
Atividade 2 (parte principal da aula) 
Chute ao gol – cada criança deverá chutar a bola para o gol, sendo que na frente do gol terá alguns obstáculos que dificultará o acerto ao gol.
Arremessar a bola dentro de arcos postos há uma certa distância. 
Atividade 3 (volta calma): Batata quente: todos sentados em círculo, sendo que um fica de fora e de olhos fechados. Ao sinal do aluno que esta de fora parasse de passar a bola e este que estiver com a bola sai da roda e o outro retorna. 
 
	Avaliação: atenção, habilidade e desenvolvimento. 
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 3 
 Observação X Coparticipação Intervenção
	Data: 24/08/2016
	Horário: 09:00 às 10:00
	Ano: 5º ano/9 Turma: A
	Nº de alunos: 21
	Tema da aula: Corrida de Jornal 
	Conteúdo: Corrida 
	Objetivo: compreender e melhorar os sistemas básicos do movimento corporal para o desenvolvimento da coordenação, do equilíbrio, da agilidade e do ritmo. agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: jorna, caixa de som, cd play, caixar de papelão pequena.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): Corrida variada; Com os alunos em fila a professora dirá para eles que a acompanhem correndo um atrás do outro sem empurrar ou ultrapassar o colega da frente, os alunos darão duas voltas correndo para um lado e para o outro. Logo após os alunos correram de lado, dando duas voltas e depois duas voltas para o outro lado. Após as voltas os alunos caminham.
Ati Atividade 2 (parte principal da aula): Corrida do Jornal; Cada aluno deve estar com duas folhas de jornal nas mãos. Ao sinal de início, devem colocar no chão, à sua frente, uma das folhas de jornal, e pisar sobre ela; Depois colocar a outra, dar um passo à frente pisando sobre ela, e apanhar a que ficou atrás, para tornar a colocá-la no chão, à sua frente e pisar sobre ela e apanhar a que ficou atrás; Farão a troca de jornal até atingir à linha de chegada.
Vencerá quem chegar primeiro sem rasgar o jornal.
Atividade 3 (volta calma): Alongamento surpresa; com os alunos em círculo a professora passará uma caixa no sentido horário e colocará uma música, enquanto a música toca os alunos deverão ir passando, a caixa quando a música parar o aluno que estiver com a caixa deverá retirar um cartão de dentro no qual haverá um alongamento para o aluno fazer. A pós ter feito o alongamento, o aluno deverá ficar em pé até que outro aluno retire um alongamento para que os dois façam o alongamento juntos assim sucessivamente até que a turma esteja se alongando junto. 
	Avaliação: ver se os alunos demonstram apresentar equilíbrio e resistência para executar o percurso.
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 4
 Observação X Coparticipação Intervenção
	Data: 24/08/2016
	Horário: 10:00 às 11:00
	Ano: 4ºano/9 Turma: B
	Nº de alunos: 24
	Tema da aula: Passe-passe 
	Conteúdo: Jogos 
	Objetivo: habilidade ao passar a bola, iniciação desportiva (handebol e basquete)agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Bolas, arcos (ou giz)
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): pique bola ao ar; O jogador de posse da bola deve correr e jogá-la para cima dizendo o nome de uma criança participante que deverá apanhar a bola antes dela cair no chão e arremessá-la contra outro participante. O jogador que foi “acertado” reinicia o pique. Caso ninguém seja “acertado” o participante que arremessou é quem reinicia a brincadeira
Atividade 2 (parte principal da aula): passe-passe; Formar 2 fileiras frente a frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das extremidades, na luta central que separa as fileiras. Ao sinal do professor, o aluno nº 1 de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao 4...e assim por diante. O último de posse da bola, correrá em direção ao nº 1. Neste momento os demais trocam de lugar e o último ocupa o lugar do 1º. 
Reinicia-se o exercício, até chegar à posição inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu. 
Atividade 3 (volta calma): roda de conversa sobre a aula ministrada 
	Avaliação: observar a habilidade e o desenvolvimento. 
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 5
 Observação X Coparticipação Intervenção
	Data: 24/08/2016
	Horário: 13:00 às 14:00
	Ano:1º ano/9 Turma: C
	Nº de alunos: 21
	Tema da aula: Força e Equilíbrio 
	Conteúdo: Elementos das habilidades básicas 
	Objetivo: praticar várias formas de puxar e andar sobrea corda agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: cordas 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): Pega – pega corrente: dois pegadores, o restante espalhado pela quadra. Conforme as crianças vão sendo pegas, fazem parte da corrente. Procede até que todos forem pegos. 
Atividade 2 (parte principal da aula): 
Cabo de guerra – divide a turma em duas equipes, dado o sinal os alunos pegam a corda e puxam, é campeã a equipe que puxar até que a marcação da corda ultrapasse o traço marcado na quadra.
Andar sobre a corda.
Atividade 3 (volta calma): Pular corda de diversas formas.
 
	Avaliação: observar de acordo com as atividades exploradas, a partir do desenvolvimento e habilidades no decorrer das realizações das atividades 
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 6
 Observação X Coparticipação Intervenção
	Data: 24/08/2016
	Horário: 14:00 às 15:00
	Ano:3º ano/9 Turma: D
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: Chute e Arremesso
	Conteúdo: Elementos e habilidades básicas 
	Objetivo: praticar várias formas de chutar e arremessar a bola agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Bolas 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): Pique bola no ar; O jogador de posse da bola deve correr e jogá-la para cima dizendo o nome de uma criança participante que deverá apanhar a bola antes dela cair no chão e arremessá-la contra outro participante. O jogador que foi “acertado” reinicia o pique. Caso ninguém seja “acertado” o participante que arremessou é quem reinicia a brincadeira.
Atividade 2 (parte principal da aula) 
Chute ao gol – cada criança deverá chutar a bola para o gol, sendo que na frente do gol terá alguns obstáculos que dificultará o acerto ao gol.
Arremessar a bola dentro de arcos postos há uma certa distância. 
Atividade 3 (volta calma): Batata quente: todos sentados em círculo, sendo que um fica de fora e de olhos fechados. Ao sinal do aluno que esta de fora parasse de passar a bola e este que estiver com a bola sai da roda e o outro retorna. 
 
	Avaliação: atenção, habilidade e desenvolvimento. 
	Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
PLANO DE AULA NÚMERO 7 
 Observação X Coparticipação Intervenção
	Data: 25/08/2016
	Horário: 07:00 às 08:00
	Ano:2º ano/9 Turma: A
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: Arco no cone 
	Conteúdo: jogos e brincadeiras 
	Objetivo: desenvolver a coordenação motora ampla a percepção de espaço e a percepção visual.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: 4 cones grandes e arcos de plástico
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): pega-pega mãe arco; consiste em delimitar a área de fuga, no qual o aluno com o arco tenta passá-lo nos demais que estão fugindo, aquele que for alcançado será o novo pegador. 
Atividade 2 (parte principal da aula): Arco no cone; divide a turma em 4 grupos e posiciona-os atrás dos 4 cones em colonas. Distribui-se dois arcos aos 2 primeiros alunos de cada coluna e numa distância razoável do cone solicita-se que os primeiros de cada coluna acertem os cones, como se fosse argolas. Após os primeiros arremessarem autoriza-se os segundos de cada coluna e assim por diante. Quem lança o arco deve busca-lo, entregando-o ao primeiro colega sem arco e dirigindo-se ao final da coluna. Os pontos podem ser contados de forma individual ou em grupo.
Atividade 3 (volta calma): Jogo da velha. 
 
	Avaliação: Avaliação: o desenvolvimento da capacidade óculo-manual bem como a precisão dos movimentos
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 8 
 Observação X Coparticipação Intervenção
	Data: 25/08/2016
	Horário: 08:00 às 09:00
	Ano: 4ºano/9 Turma: A
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: Passe-passe 
	Conteúdo: Jogos 
	Objetivo: habilidade ao passar a bola, iniciação desportiva (handebol e basquete)agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Bolas, arcos (ou giz)
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): pique bola ao ar; O jogador de posse da bola deve correr e jogá-la para cima dizendo o nome de uma criança participante que deverá apanhar a bola antes dela cair no chão e arremessá-la contra outro participante. O jogador que foi “acertado” reinicia o pique. Caso ninguém seja “acertado” o participante que arremessou é quem reinicia a brincadeira
Atividade 2 (parte principal da aula): passe-passe; Formar 2 fileiras frente a frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das extremidades, na luta central que separa as fileiras. Ao sinal do professor, o aluno nº 1 de cada equipe, passará a bola ao nº 2 e este ao 3; 3 ao 4...e assim por diante. O último de posse da bola, correrá em direção ao nº 1. Neste momento os demais trocam de lugar e o último ocupa o lugar do 1º. 
Reinicia-se o exercício, até chegar à posição inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu. 
Atividade 3 (volta calma): roda de conversa sobre a aula ministrada 
	Avaliação: observar a habilidade e o desenvolvimento. 
5 DIÁRIO DE INTERVENÇÃO 
1º 2º 3º 4º 5º E 6º MOMENTO DE INTERVENÇÃO 
No dia 26/08/2016 das 07:00 às 08:00 hs uma hora de tempo na turma 5º ano/9 C, era uma horário muito bom, os alunos me receberam muito bem, cumprimentei a todos fomos para o salão da escola e logo iniciei a aula com brincadeira de aquecimento Morto vivo. Eu estava muito ansiosa e um pouco nervosa, mas, logo iniciei a atividade principal Corda musicada. E para a volta a calma preparei a brincadeira Percebendo o som.
No mesmo dia 26/08/2016 das 08:00 às 09:00 a segunda tarefa foi a turma do 2º ano/9 B, iniciei a aula com a atividade morto vivo. Logo após realizei a atividade principal Flexibilidade com música. Finalizamos a aula com a atividade Volta Calma Pipoca Melada.
Minha terceira tarefa foi na turma 3º ano/9 A no dia 26/08/2016 das 09:00 às 10:00, fomos para a quadra poliesportiva logo comecei a aquecer a turma com a atividade Corrida de Obstáculos, muitos já começaram a sair correndo de um lado para o outro, mais a professora chamou a atenção calmou e logo comecei a atividade Quem andará mais depressa, foi muito divertido nessa hora todos participaram. Assim finalizei minha tarefa com a brincadeira Dança da cadeira.
No mesmo dia 26/08/2016 das 10:00 as 11:00 realizei minha intervenção no 4º ano/9 B, nesta turma eu comecei com o aquecimento Brincadeira saltando e para segunda atividade foi Rolamento e cambalhotas, finalizamos a aula com a volta a calma Jogo cego. 
Minha quinta tarefa realizada no mesmo dia 26/08/2016 foi na turma do Pré III das 13:00 as 14:00 iniciei com a atividade Gata e rato, logo após realizei a atividade principal Cauda do Dragão, finalizamos com um passeio para beira do Rio Piriá devida estar muito quente.
No último momento de intervenção do dia 26/08/2016 das 14:00 as15:00hs realizei na turma do 5º ano D logo iniciei a aula com brincadeira de aquecimento Morto vivo. Eu estava muito ansiosa e um pouco nervosa, mas, logo iniciei a atividade principal Cordamusicada. E para a volta a calma preparei a brincadeira Percebendo o som.
PRODUÇÃO DO RELATÓRIO DAS AULAS DE INTERVENÇÃO 
O estágio de intervenção foi feito no período da manhã e à tarde, durante o dia 26 de agosto de 2016 tive a oportunidade de fazer minha intervenção em 6 turmas diferentes, conforme combinado com a professora regente. Ao chegar à sala de aula, as crianças já estavam me esperando. Pois, a professora havia lhes avisado com antecedência, de minha presença na aula durante aquele dia. Confesso que a primeira vez frente à turma- fiquei um pouco sem saber por onde começar (nervosa). Mas, logo superei pela vontade de passar algum conhecimento às crianças, que a essa altura, prestavam atenção em todos os meus movimentos. Ou seja, meu comportamento estava sendo minuciosamente analisado pelos alunos. 
A prática do ensino em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe com 20 ou 30 alunos. Onde cada um desses alunos tem sua peculiaridade, confesso que ensinei, mas também aprendi muito com eles. Assim conforme diz Freire, apud Weiduschat (2007, p. 51) “O ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar, mas aprende ao ensinar, algo que é reaprendido por estar sendo ensinado”.
Na intervenção pude perceber que não podemos trabalhar só e preciso haver parceria e assim posso dizer que a contribuição da professora foi de importância, pois com suas orientações os planos de aula foram elaborados de acordo com o eixo temático do planejamento anual da escola. Tive algumas dificuldades como controlar o nervosismo de fazer alguma coisa errada, pois é muito difícil quando tem alguém te avaliando/observando.
 Para finalizar esta etapa de estágio, deixo meus agradecimentos a todos que diretamente ou indiretamente contribuíram com a realização do mesmo. Quero agradecer Principalmente a DEUS, FAMÍLIA, AMIGOS, PROFESSORES e ALUNOS, Meu muito obrigado. Pois tudo é possível ao que crer.
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 1 
 Observação Coparticipação X Intervenção
	Data: 26/08/2016
	Horário: 07:00 às 08:00
	Ano: 5º ano/9 Turma: C
	Nº de alunos: 21
	Tema da aula: Corda Musicada 
	Conteúdo: Saltos movimentos e Ritmos 
	Objetivo: Projetar e construir as sequencias de movimentos levando em conta os seus limites corporais e de seus colegas agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Som, Cd play e cordas.
	Procedimentos didáticos:
 Atividade 1 (aquecimento): morto vivo
Atividade 2 (parte principal da aula): Corda Musicada: propor aos alunos que inventem uma sequência de saltos com a corda coletiva em movimento, utilizando uma trilha sono escolhida por eles. 
Atividade 3 (volta calma): Percebendo o som; Alunos dispostos em círculo, um aluno fica no meu do círculo com os olhos vendado, o professor faz com que ele gire muito em torno de si mesmo, o professor aponta para determinado companheiro, que o chama sem modificar a voz. Para que este do centro o identifique, caso reconheça a voz troca de posição com outro aluno . 
 
	Avaliação: Obs, contribuir para os aspectos relacionados a inclusão de todos os alunos nas vivencias das atividades.
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 2
 Observação Coparticipação X Intervenção
	Data: 26/08/2016
	Horário: 08:00 às 09:00 
	Ano: 2º ano/9 Turma: B
	Nº de alunos: 20
	Tema da aula: Movimentos 
	Conteúdo: Flexibilidade com musica 
	Objetivo: Despertar o prazer e a vontade de se exercitar.agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: essa atividade não requer material
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): Morto vivo.
Atividade 2 (parte principal da aula): Flexibilidade com música ; fazendo várias formas de exercício com as crianças ( abrir e fechar as pernas, pular entre outros) até o limite das crianças.
Atividade 3 (volta calma): Pipoca melada; O jogo começa com o facilitador pedindo para as crianças pularem, como se fossem pipocas. Quando duas pipocas entram em contato uma com a outra, elas devem ficar juntas. Uma vez grudadas, as crianças devem continuar a procurar outras pipocas, até que todos formem uma grande bola e pipocas.
	Avaliação: descrever aqui o tipo de avaliação usada para analisar se os objetivos foram atingidos
 
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 3 
 Observação Coparticipação X Intervenção
	Data: 26/08/2016
	Horário: 09:00 às 10:00
	Ano: 3º ano/9 Turma: A
	Nº de alunos: 20
	Tema da aula: Quem andará mais depressa 
	Conteúdo: Corrida 
	Objetivo: Despertar destreza e rapidez agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: materiais que sirvam de osbstáculos para os alunos passarem
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): Corrida de obstáculo. 
Atividade 2 (parte principal da aula): Quem andará mais depressa. 2 colunas sentadas atrás de uma linha demarcada, a um metro de distância uma da outra. Quando o professor disser o nome do objeto ou local, os alunos se levantarão e caminhando rápido (marca atlética) tocarão com a mão o que foi pedido e voltarão a posição inicial. 
Atividade 3 (volta calma): Dança da cadeira. 
	Avaliação: Avaliar a interação e desenvolvimento de cada aluno.
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 4 
 Observação Coparticipação X Intervenção
	Data: 26/08/2016
	Horário: 10:00 às 11:00
	Ano: 4º ano/9 Turma: B
	Nº de alunos: 25
	Tema da aula: Movimentos 
	Conteúdo: Rolamentos e cambalhotas 
	Objetivo: Fazer com quer os alunos adquira mais facilidades de locomoção e agilidade agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Bambolês, algo para ser a venda dos olhos.
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): Brincadeira Saltando. Os Alunos em fila caminhando saltaram alguns objetos por onde passaram e originaram alguns bambolês próximos um do outro. Fizeram o mesmo trajeto.
 
Atividade 2 (parte principal da aula): Rolamentos e Cambalhotas. Fizeram agachados com os braços estendidos em frente o corpo, movimentando-se para frente e para trás. 
Atividade 3 (volta calma): Jogo Cego. Senta-se os alunos em círculo, e a eles distribui um toco de giz, e uma venda para os olhos. O professor marca com um giz, um X, no chão. Os alunos com os olhos vendados tentarão marcar seu X sobre o X do professor. Será vencedor da atividade quem mais aproximar seu X do X do professor. Pode-se ir eliminando o aluno em que o X ficar mais longe
	Avaliação: Criar maior interação com a turma 
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 5 
 Observação Coparticipação X Intervenção
	Data: 26/08/2016
	Horário: 13:00 às 14:00
	Ano: Pré III Turma: B
	Nº de alunos: 20
	Temada aula: Cauda do Dragão 
	Conteúdo: brincadeiras 
	Objetivo: agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: 
	Procedimentos didáticos:
Atividade 1 (aquecimento): Brincando de Gato e Rato. .
Atividade 2 (parte principal da aula): Cauda do Dragão; Todos os participantes ficam em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um do outro, formando um dragão. O primeiro integrante da fila, representando a cabeça do dragão, terá como objetivo pegar o último da fila, que representará a cauda. Ao sinal do educador, o "dragão" passará a se movimentar, correndo moderadamente, sob o comando da cabeça que tentará pegar a cauda. Esta, por sua vez, fará movimentos no sentido de evitar que isso aconteça. A brincadeira continuará enquanto durar o interesse das crianças
Atividade 3 (volta calma): Passeio para Beira do Rio Piriá 
	Avaliação: desenvolvimento de cada aluno
Credenciada pelo Decreto Federal de 03/07/97 - D. O. U. Nº 126, de 04/07/97
	PLANO DE AULA NÚMERO 6 
 Observação Co participação X Intervenção
	Data: 26/08/2016
	Horário: 14:00 às 15:00
	Ano: 5º ano/9 Turma: D
	Nº de alunos: 22
	Tema da aula: Corda Musicada 
	Conteúdo: Saltos movimentos e Ritmos 
	Objetivo: Projetar e construir as sequencias de movimentos levando em conta os seus limites corporais e de seus colegas agogia de aula para a Educa' I)or queconteudo pode receber propostas de ensino diferenciada em idades diferentes.
	Recursos materiais: Som, Cd play e cordas.
	Procedimentos didáticos:
 Atividade 1 (aquecimento): morto vivo
Atividade 2 (parte principal da aula): Corda Musicada: propor aos alunos que inventem uma sequência de saltos com a corda coletiva em movimento, utilizando uma trilha sono escolhida por eles. 
Atividade 3 (volta calma): Percebendo o som; Alunos dispostos em círculo, um aluno fica no meu do círculo com os olhos vendado, o professor faz com que ele gire muito em torno de si mesmo, o professor aponta para determinado companheiro, que o chama sem modificar a voz. Para que este do centro o identifique, caso reconheça a voz troca de posição com outro aluno . 
 
	Avaliação: Obs, contribuir para os aspectos relacionados a inclusão de todos os alunos nas vivencias das atividades.
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
O estágio supervisionado é a forma de aproximação dos conteúdos apresentados durante a formação acadêmica, vivenciando a realidade que se encontra dentro do âmbito escolar, sendo sua prática indispensável para a formação completa de um profissional em educação.
 Durante o estágio supervisionado observou-se que, as atividades de Educação Física propostas pela professora contemplam um maior número de conteúdos estipulados pelo PCN obedecendo e respeitando a faixa etária de seus educandos e também respeitando as brincadeiras, jogos e atividades presentes na cultura regional. A professora trabalha com muita criatividade os movimentos corporais dos educandos, tendo em vista que a escola fornece poucos materiais para o desenvolvimento das aulas de Educação Física, com isso a professora disponibiliza alguns de seus materiais particulares.
Para mim esta experiência foi de grande importância, pois além de possibilitar um momento de interação com a realidade profissional, contribui também para o futuro profissional perceber algumas características importantes do profissional de Educação Física, dentre elas podemos citar: responsabilidade em preparar antecipadamente a aula que será ministrada; ter conhecimento sobre o conteúdo trabalhado, possuir domínio da turma e também um controlo emocional, pois muitas vezes os alunos estão agitados demais, e é um tanto difícil controlá-los. Para isso, o comando de voz e a postura ao lidar com tal situação são fundamentais. Pode-se perceber que é nesta fase em que o acadêmico de fato se sente um “professor”, e é neste momento que ele põe a prova todo o conhecimento adquirido durante sua formação acadêmica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Buczek, Maria do Rocio Marinho.
Movimento, expressão e criatividade pela educação física: metodologia, ensino fundamental, 1º ao 5º. Ano/ Maria do Rocio Marinho Buczek; ilustrações: Ivan Sória Fernandez – 2 ed. – Curitiba: Base Editorial, 2010. 
Educação física: seu manual de saúde- São Paulo: DCL, 2012.( Varios autores)ISBN 978-85-368-1231-1. 
Santos, Fabíola Vila dos
Coletânea de atividades de educação física para o ensino fundamental: basquetebol, futsal, handebol, voleibol/ Fabíola Vila dos Santas, José Roulien de Andrade Junior, Flávio Eliel Vialle et al.; Coordenação de Adauto de Paula Pinto Junior. – Curitiba: Expoente, 2010.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.
MATVEEV, L p Treino desportivo: Metodologia e Planejamento, F. M Editor, Guarulhos, 1997. 
OLIVEIRA, B. A formação profissional em Educação Fisica: Legislação, limites e possibilidades. In SOUZA NETO, HUNGER, D (Org.) Formação profissional Educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioteca Editorial, 2006

Continue navegando