Buscar

planejamento de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caderno do Aluno - Estagio Supervisionado II 64 
 Ficha de Regência: Planejamento 
Essa ficha deverá ser preenchida antes da realização da aula e ser aprovada pelo tutor local e pelo professor da turma onde ocorre o estágio. 
Tema da Regência: Medida de massa ______________________________________________________ 
Justificativa da escolha do tema: 
É um seguimento do planejamento diário do professor.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Objetivos: 
- Descobrir o peso de um recipiente vazio. 
- Discutir a diferença entre os cálculos estimados de uma medida e os resultados reais da medição. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Metodologia: 
1° Organizar a classe em pequenos grupos e colocar uma mesa à frente da sala com todos os materiais (balança, recipiente vazio, copo e jarra).
2° Explicar que o desafio será descobrir o peso de um recipiente com água. 3° Entregue para cada grupo uma tabela (com estimativa de peso e peso na balança) e explicar como será a atividade. 
4°Colocar no recipiente vazio um copo de água, peça aos alunos que dê uma estimativa do peso do copo d água, em seguida colocar o recipiente na balança para ver o resultado. 
5° discutir com a turma quem chegou mais perto e quem passou longe do peso encontrado na balança. 
Conteúdos: 
- Medidas diretas e indiretas de massa. 
- Previsões e cálculos aproximados. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
Avaliação: 
Verifique se as estratégias utilizadas pelos alunos para estimar o peso vão sendo modificadas a cada nova etapa e se eles conseguem aproximar-se da medida exata. Elabore e proponha problemas semelhantes e verifique quais são as estratégias utilizadas.