Buscar

Gastronomia moderna e movimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gastronomia moderna e movimentos
Evolução 
	A gastronomia passou por um processo lento e gradual de evolução, com diversos períodos que contribuíram para a formação do cenário atual. 
	Durante o cenário conhecido como o da gastronomia moderna, houveram diversas fases importantes para o desenvolvimento da mesma como a conhecemos hoje, denominados movimentos e vertentes gastronômicas.
Movimentos e vertentes gastronômicas
	Durante todo o desenvolvimento da gastronomia mundial, diversos movimentos foram criados, envolvendo não somente o cozinhar, mas também o comer, o de quem comprar, e o “o quê” comprar.
Fast Food
	Talvez o fast food tenha sido o primeiro movimento de relevância na gastronomia mundial, criado nos Estados Unidos nos anos 50 através da instalação de franquias. Responsável por quebrar a barreira entre se alimentar também por diversão, tornando o ato de comer puramente operacional, uma refeição rápida e que pode ser facilmente transportada. Aposta em uma comida vantajosa para pessoas com o ideal capitalista de “tempo é dinheiro”. Tal movimento expandiu-se para a Europa no final dos anos 70 com o tripé “hamburguer, batata frita e ketchup”.
Tempo é dinheiro;
Alimentação rápida;
Refeição versátil;
Comer exclusivamente operacional.
Nouvelle Cuisine
	O ideal da Nouvelle Cuisine foi criada na França após o ano de 1968, tendo como grande influenciador e representante Paul Bocuse. Tal ideal consiste em uma nova visão da preparação dos alimentos, envolvendo uma cocção mais curtas, menor utilização de gordura, ingredientes frescos e da temporada, além de cardápios mais leves, melhoria nas apresentações dos pratos.
Tal movimento foi impulsionador de uma vertente chamada Fusion Cuisine, ou cozinha de fusão.
Paul Bocuse
Cocção curta
Pouca gordura
Ingredientes frescos
Cardápios leves
Apresentação de pratos
Slow Food
	Movimento que surge na Itália em 1986 criado por Carlo Petrini, em contrapartida ao fast food. Emprega o ideal do comer devagar, dialogar, aproveitar o momento e devolver o prazer à mesa. Preza pela utilização de matéria orgânica regional, afim de impactar o mínimo possível o meio ambiente e as pessoas responsáveis por sua produção.
Evitar produtos industrializados.
Valorização de ingredientes regionais.
Atenção à qualidade e regionalismo do produto consumido.
Impacto mínimo possível no ambiente e pessoas que produzem.
Fonte: slowfood.com
Gastronomia Molecular
	Criada em 1988 pelo físico Húngaro Nicholas Kurti e o químico francês Hervé This, a gastronomia molecular envolve pesquisas físicas e químicas por traz dos processos de cocção. Tem como objetivo a maximização de nutrientes, maior precisão nos procedimentos culinários, inserção de diferentes texturas aos alimentos.
Criação de físicos e químicos.
Minimizar perdas de nutrientes.
Precisão.
Criar texturas novas como azeitona líquida.
Cozinha Contemporânea
	Aplicação de processos tecnológicos na produção de receitas com o intuito de adquirir resultados talvez impossíveis através das técnicas obsoletas.
Sous Vide (termocirculador de imersão)
Gastrovac
Cozinha de Fusão
	Fusão ou confusão? 
	É extremamente necessário que haja cautela na hora de realizar algo que queira denominar como cozinha de fusão. A globalização, e a facilidade de compra de ingredientes traz a tona o costume de mesclar tendências, ingredientes e técnicas de preparo, como a utilização de cozinha japonesa com ingredientes tropicais, ou a utilização de técnicas de cocção francesas para reconstruir pratos de bases arcaicas como a moqueca de peixe.
Mistura de ingredientes de diversas regiões.
Aplicação de técnicas diversas.
Fusion x Confusion.
Finger Food
Comer com as mãos.
Apresentações minimalistas.
Boa decoração de mesas.
Comfort Food
	O comfort food tem como característica assim como o slow food, o resgate ao prazer de comer, comida afetiva, reconfortante. Diferencia-se do slow food principalmente por não necessariamente apresentar pratos saudáveis, e sim unicamente ativadores da memória gustativa.
Ativação da memória gustativa.
Comida reconfortante.
“cozinha da minha avó”.
Culinária Macrobiótica
	Cozinha pautada pela utilização de ingredientes das estações, sem a presença de agrotóxicos, não ingestão de produtos industrializados, além da idealização de alimentos como energia. 
Utilização da ideia de energias opostas Yin e Yang;
Procurar um equilíbrio total entre os nutrientes ingeridos.
Cozinha Tecno-emocional
	A cozinha tecno-emocional, recentemente desenvolvida, consiste na associação de tecnologia, técnicas da cozinha molecular, ou não, além de muita das vezes basear-se na cozinha de fusão em busca de trazer sensações únicas aos comensais, envolvendo cores, texturas, sabores, sons e sensações externas ao prato em si.
Tecnologia nos restaurantes.
Sensações externas ao alimento.
Ambientação alimentar.
Vegetarianismo e Veganismo
	Movimentos contra o consumo de alimentos de origem animal, basicamente são marcados pelo consumo de grãos, sementes, vegetais, frutas e cereais. A diferença base entre os vegetarianos e os veganos é a ausência de qualquer produto de origem animal como leite, ovos, couro nas roupas e etc. Outra característica mais marcante nos veganos é o boicote a tudo aquilo que requer exploração animal como testes de medicamentos, touradas, transporte animal, zoológicos dentre outros.
Alimentação a partir de produtos vegetais.
Boicote a exploração animal pelos veganos.
Contribuições para a atualidade
	Através de todos estes movimentos e vertentes, a gastronomia mundial passou por modificações importantes que foram essenciais para a formação do cenário atual.
	Em 1994 o chefe Gastón Acurio fundou junto de sua esposa Astrid, o que hoje é considerado o melhor restaurante da América Latina, o Astrid y Gastón. 	Inicialmente pautado em um cardápio com intensa influência francesa, Gastón gradativamente fora modificando o mesmo para que gradativamente o paladar de seus comensais fosse se tornando adaptado à gastronomia peruana, o mesmo afirma que “cozinhar é contar história através dos pratos” e que “a memória, o ingrediente mais poderoso da cozinha”. 
	Em se tratando de México, há cerca de quinze anos, Ricardo Muñoz publicou seu livro, o Dicionário Enciclopédico da Gastronomia Mexicana. Ao se tornar chefe de cozinha de um luxuoso Resort, o Las Ventanas al Paraiso, Muños foi o articulador de uma revolução na gastronomia de seu país, revivendo ingredientes e técnicas que haviam se perdido no tempo, sendo estes fatores que levaram à declaração da gastronomia mexicana como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
	
Todos estes movimentos, foram focados em um ideal, o Terroir. 
Atualmente na América Latina
	Terroir é uma palavra sem tradução direta para outras línguas, porém seu sentido remete a “um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço.”
	Original: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/voce-sabe-o-que-e-terroir_2655.html#ixzz3QbIf30LE
	Em uma explicação mais simplificada, Terroir é uma característica presente em produtos provenientes de uma determinada região, pautada nas condições climáticas, de solo e culturais da mesma.
Terroir
	Tem-se hoje no Brasil a ascensão da culinária regional, sendo esta as vezes ofuscada pelo surgimento de tendências cometa, que rapidamente tomam conta do mercado e assim como entraram, desaparecem rapidamente. Em 2008, houve o crescimento no sudeste brasileiro de consumo de carne de avestruz, que hoje praticamente não é citado à mesa. A culinária Japonesa, fora um dos destaques nacionais recentemente, porém os holofotes hoje não mais estão sobre eles, pois se voltaram para tendências novas.
Quais são estas novas tendências? Serão elas novos cometas?
O que hoje no Brasil está em alta dentro da gastronomia?
https://www.youtube.com/watch?v=xGHY0YH7QUw
“O primeiro food truck surgiu em 1872, na cidade de Providence, nos Estados Unidos. O dono, Walter Scott, vendia tortas e sanduíches para trabalhadores de fábricas. Os operários precisavam de comida barata e rápida – e os sanduíches vendidos em carrinhos eram uma boa opção. Até o começo do ano 2000, os food trucks ainda carregavam o estigma de comida barata, de baixa qualidade. Isso mudou com a crise econômica de 2008, que levou muitos restaurantes a fechar suas portas. Sem opção, alguns chefs investiram na velha modalidade despojada de fazer comida.”
Original:http://epoca.globo.com/vida/vida-util/gastronomia-e-estilo/noticia/2014/09/invasao-dos-bfood-trucksb.html
	
	
Somente em 2014, cerca de 300 empreendedores pediram autorização para a prefeitura de São Paulo para poderem entrar em circulação.
http://www.foodtrucknasruas.com.br/eventos.html
Food Trucks
Qual será a próxima tendência brasileira?
Qual será a próxima tendência mundial?
Trabalho
	Elaborar uma pesquisa sobre os movimentos e vertentes gastronômicas.
	Formatação ABNT: 10%
	História do movimento ou vertente: 30%
	Notícia envolvendo o movimento ou vertente: 60%
Fontes:
http://prazeresdamesa.uol.com.br/reinvencao-mexicana/
http://www1.folha.uol.com.br/comida/2013/09/1336987-saiba-mais-sobre-gaston-acurio-que-comanda-o-melhor-restaurante-da-america-latina.shtml
http://www.astridygaston.com/
http://revistaadega.uol.com.br/artigo/voce-sabe-o-que-e-terroir_2655.html#ixzz3QbIf30LE
http://g1.globo.com/globo-news/contacorrente/noticia/2015/01/lei-que-regulamenta-food-trucks-em-sp-beneficia-oficinas-de-veiculos.html
http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/01/buzios-no-rj-recebe-food-truck-de-comida-saudavel-no-fim-de-semana.html
http://epoca.globo.com/vida/vida-util/gastronomia-e-estilo/noticia/2014/09/invasao-dos-bfood-trucksb.html
http://blogs.estadao.com.br/paladar/food-truck-mania/
A ALIMENTAÇÃO E SEU LUGAR NA HISTÓRIA:
OS TEMPOS DA MEMÓRIA GUSTATIVA – SANTOS, Carlos Roberto Antunes dos.
http://www.slowfoodbrasil.com/slowfood/o-movimento
http://prazeresdamesa.uol.com.br/na-era-do-tecnoemocional/
http://www.institutomacrobiotico.com/culinaria
COMIDA – NASCIMENTO, Angelina.
http://www.centrovegetariano.org/index.php?page_id=9
http://www.gastronomylab.com/site/o-que-e/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando