Buscar

Discurssiva História Medieval

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - História Medieval
Faça a leitura do trecho a seguir:  
“Como qualquer texto historiográfico, o livro didático de história apresenta visão específica do passado, elaborada a partir de valores, intencionalidades e contextos sociais, culturais e institucionais dos autores”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Edlene. Livros didáticos e ensino de História: a Idade Média nos manuais escolares do Ensino Fundamental. História & Ensino, Londrina, v. 17, n. 1, p. 07-31, jan./jun. 2011 . p. 11. 
A partir do artigo História Medieval no ensino fundamental: relato de experiência em uma escola pública do distrito de Mosqueiro (Pará – Brasil), descreva quais são, para o autor do texto, os principais problemas relativos ao conteúdo de História Medieval encontrado nos livros didáticos.
Nota: 33.3
	“Há uma excessiva valorização dos acontecimentos políticos. Luciana de Campos e Johnni Langer [...] apontam que os conteúdos de Idade Média nos livros didáticos de História também reforçam preconceitos e estereótipos: Em um manual paradidático analisado, por exemplo, há ‘a ideia da superioridade da religiosidade do Ocidente medieval’, valorizando o cristianismo e tratando de forma equivocada o paganismo escandinavo e o islamismo”. (História Medieval no ensino fundamental, p. 322).
Resposta:O que orienta de certa forma a reprodução do conhecimento que se refere a Idade Média nos livros didáticos é a evolução das formas de governo ; como governo dos reinos e do Império e também o governo espiritual da igreja católica;esses livros didáticos dão muita ênfase as relações de dominância entre senhores feudais e camponeses, na decadência do feudalismo e na implantação do capitalismo,há também uma supervalorização dos acontecimentos políticos.
Questão 2/3 - História Medieval
Leia o seguinte excerto:
“A cidade empreende em meados do século XIII a instauração de um sistema de policiamento que coloca no primeiro plano ‘o princípio do inquérito’, em que a perseguição do crime se torna uma obrigação pública”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 174. 
De acordo com o texto-base Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, para se defender da criminalidade urbana, os citadinos e o governo das cidades medievais desenvolveram um sistema de justiça e punição. Aborde os quatro tipos de penas aplicadas aos criminosos pelas autoridades urbanas na Idade Média:
Nota: 33.3
	“As penas aplicadas aos criminosos variavam conforme o grau do crime. Além da expulsão da cidade, as punições mais recorrentes eram o pelourinho, onde o criminoso era castigado em público, a pena de morte extramuros e a prisão” (Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, p. 651). 
Critérios:
Expulsão da cidade: 25%
Pelourinho: 25%
Pena de morte: 25%
Prisão: 25%
Resposta:As penas variavam conforme o grau do crime.Dentre elas podemos destacar: A expulsão da cidade,o castigo extramuro,prisão , pena de morte e pelourinho,sendo esse último o mais comum e utilizado que era o castigo em praça pública.
Questão 3/3 - História Medieval
Faça a leitura do excerto a seguir:  
“É ao mesmo tempo o movimento demográfico e a economia que criam, a partir do século XIII, mas sobretudo a partir do século XIV, esse novo tipo de população urbana que são os marginais, para os quais é extremamente frágil o limite entre pobreza, miséria e crime, mais ainda para as mulheres, que se debatem entre miséria e prostituição”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo: UNESP, 1998. p. 46.
Considere a leitura do artigo Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média e explique: quais as principais motivações das lutas sociais urbanas ocorridas na chamada Baixa Idade Média, principalmente nos séculos XIV e XV?
Nota: 26.7
	“Diante da situação de penúria em que se encontram, os pobres se revoltam e fazem diversos levantes, principalmente na conjuntura dos séculos XIV e XV [...]. O crescimento das cidades foi caracterizado, no início, pelas lutas políticas que espelhavam o ideal de liberdade da burguesia comercial, apoiada quase sempre pelo restante dos citadinos. [...]. Nos séculos XIV e XV a situação se agrava. Com a crise, a cidade atrai um considerável número de homens do campo [...]. Agudizam-se os conflitos e a violência no meio urbano” (Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, p. 648 e 652).
Resposta:Era uma época obscura estática e mórbida,marcada pela violência das relações reais do cotidiano urbano,a falta de trabalho excluía e marginalizava pois o pobre sem um trabalho era considerado um ladrão em potencial .Em momentos de crise e escassez de renda,trabalhadores urbanos se rendiam à execução de crimes, como furtos e roubos; a pobreza nessa época não vinha somente da falta de emprego,mas também de trabalho e esforço sem remuneração suficiente não garantindo a subsistência;sendo assim as mulheres , crianças e homens desta época conviveram com duras condições ;eu acredito que esses foram os principais motivos das lutas sociais urbanas ocorridas na época.

Continue navegando