Buscar

Cap. O que é estratégia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Jéssyca Alves Martins
Capitulo 1: O que é estratégia?
Exercícios:
01. - Releia as definições de estratégia apresentadas neste capítulo e discuta ou analise o que elas têm em comum.
R: Possuem em comum os princípios básicos do âmbito militar, como a arte de coordenar, operações e movimentos de um exército, até chegar, em condições vantajosas. Assim a estratégia corporativa possui o objetivo do planejamento estratégico, sendo um plano que interage com as principais metas.
02. A- Procurando explicar e opinar, e não apenas definir, diga, com suas palavras, o que significa vantagem competitiva.
R: Uma superioridade sobre os seus concorrentes e uma capacidade de gerar mais vendas e maior valor para a empresa e os seus colaboradores. Quanto mais sustentável a vantagem competitiva, mais difícil para os concorrentes neutralizar essa mesma vantagem.
B- Dê um exemplo de vantagem competitiva conseguida por uma empresa brasileira que não tenha sido citada neste capítulo
R: O Nubank é um cartão de crédito internacional criado por uma startup brasileira e com a bandeira Mastercard. Até aí, igual a muitos outros cartões. Mas possui a vantagem competitiva de ser gerenciada exclusivamente através do celular do cliente. Não existem agências bancárias e a central de atendimento é também online.
03. O fato de uma organização fazer parte de um setor lucrativo, como por exemplo, o da indústria farmacêutica de produtos éticos, garante que os resultados sejam bons? Justifique.
R: Apesar de a indústria farmacêutica ser pouco transparente e com muita frequência dá informação manipulada, estudos apontam que hoje no Brasil não existe nenhum medicamento que tenha margem de lucro inferior a 600%. 
04. Escolha uma empresa de sucesso e discorra sobre como ela aborda os três componentes da estratégia definidos por Porter.
R: Coca-Cola possui o poder do preço dos insumos no produto final, é repassado diretamente para o cliente e como não sofre alterações devido às proporções exatas serem adequadamente especificadas para a produção o impacto não é grande para custo ou diferenciação. Possuindo alta exigência, caso o concorrente procure pela mesma fatia do mercado que hoje domina a Coca-Cola, uma vez que a fórmula é a mesma desde 1886. 
05. Que tipo de posicionamento é adotado pelo supermercado Zona Sul?
R: Possui o posicionamento demográfico, sendo localizado estrategicamente onde esteja o publico das classes A, e B que possuem maior poder aquisitivo. 
Estudo de Caso:
01. A Figura 1.1 apresenta a inter-relação das atividades que diferenciam a Southwest Airlines. Relacione as atividades que tornam a GOL uma empresa distinta da concorrência e faça um esquema com o inter-relacionamento das atividades.
R: A companhia passou a oferecer 52 voos diários entre vários aeroportos, com passagens 50% mais baratas que as da concorrência, procuram conquistar clientes que não tinham hábito de viajar de avião, classes C, D, e E. Realizando gastos menores com combustíveis, a racionalização da manutenção de aeronaves, serviço de bordo sem refeições quentes e bebidas alcoólicas, e a automação dos processos.
02. No item Componente da estratégia e na Figura 1.2 são apresentados os componentes da estratégia. Identifique tais componentes na estratégia da GOL.
R: A Gol teve seu posicionamento aproveitando uma demanda não atendida, acertando um publico que estava insatisfeito com o preço das passagens e disposta a pagar menos, por menos serviço. Como opções excludentes (o que não deve ser feito), o interesse dos Constantino neste mercado iniciou-se em 1998 e sua primeira iniciativa foi propor a compra da Transbrasil, o que não se concretizou. A ideia era aproveitar o crescimento do PIB brasileiro e atender a demanda de voos mais baratos, prevendo que a demanda pelo transporte aéreo fosse crescer acima do PIB, quando este está positivo. E a sinergia, ocorreu com a contratação de seiscentos funcionários, entre os quais cem comissários e cinquenta pilotos e copilotos provenientes da Vasp e da Transbrasil, com doze mil horas de voo em média. Cento e cinco dos contratados foram enviados para treinamento em Berlim, Amsterdã, Palma de Mallorca, Seattle e Salt Lake City. 
03. A estratégia da GOL parecia estar resultando. No ano de 2007 anunciou a compra da Varig. Quais os possíveis motivos para esta aquisição?
R: O interesse da Gol pela Varig, considerando o mercado interno, se deveu a forte participação do aeroporto de Congonhas. A Varig era a companhia com o maior numero de vagas para pousos e decolagens naquele aeroporto. Nas rotas internacionais, embora a Varig não estivesse operando em todas, detinha o direito da maior parte das rotas disponíveis.
04. A Gol em conjunto com a Varig poderia ter algumas opções, por exemplo: (a) manter a Varig operando numa forma similar a TAM nas rotas nacionais e internacionais; (b) operar somente de forma usual da Gol no mercado nacional. Avalie os prós e contras destas opções. Debata que atividade ou produtos da Gol e da Varig poderiam ser aproveitados em ambas as opções.
R: A compra da Varig a Gol se torna estrategicamente importante, pois permitiu assumir todos os horários de pouso e decolagens da Varig em todo o país, e ainda, ter acesso às licenças para aterrissar nos principais aeroportos da Europa. Com isso deveriam ter mantido a maior margem com os voos internacionais.

Continue navegando