Buscar

Aula 04 - Textos acadêmicos e científicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof.MSc. Plínio José Cavalcante Monteiro
TEXTOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS 
FACULDADE DE MEDICINA
Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML)
Disciplina METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
1
TEXTOS ACADÊMICOS
(trabalhos acadêmicos)
Projeto de pesquisa
Relatórios de pesquisa (parcial/final)
Monografia (TCC) (graduação e pós-graduação lato sensu)
Dissertação (mestrado)
Teses (doutorado/livre-docência)
TEXTOS CIENTÍFICOS
(publicações científicas)
Artigo (periódico)
Informe (boletim)
Resenha crítica
Textos acadêmicos e científicos
Prof.MSc. Plínio José Cavalcante Monteiro
DPML/FM/UFAM
TRABALHO ACADÊMICO
	Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser, obrigatoriamente, emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador (ABNT, NBR 14724, 2005)
	
	Constituem elementos indispensáveis a todos os trabalhos acadêmicos a Introdução, o Desenvolvimento e a Conclusão.
Textos acadêmicos e científicos
MONOGRAFIA / TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
	É o documento que apresenta o trabalho de seu autor e é submetido a uma instituição de ensino para atender às exigências de cursos de graduação ou de pós-graduação lato sensu (especialização e aperfeiçoamento).
	Em regra, a monografia pode ser uma revisão da literatura, uma vez que este trabalho acadêmico não se caracteriza pela extensão e sim pela profundidade, necessária para demonstrar que o aluno assimilou os conteúdos do curso.
Prof.MSc. Plínio José Cavalcante Monteiro
DPML/FM/UFAM
DISSERTAÇÃO
	Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. 	
	Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do título de mestre.
Textos acadêmicos e científicos
EXEMPLO DE DISSERTAÇÃO
O ENSINO DE ÉTICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, MEDICINA E ODONTOLOGIA NA CIDADE DE MANAUS-AMAZONAS. Dissertação de Mestrado apresentada por Plínio José Cavalcante Monteiro, sob orientação do Prof.Dr. Nildo Alves Batista, ao Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina), para obtenção do título de Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, São Paulo, 2005.
Prof.MSc. Plínio José Cavalcante Monteiro
DPML/FM/UFAM
TESE
	Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado.	
	Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção de título de doutor. A tese pode ser, ainda, o documento apresentado como exigência à obtenção do título de livre docente.
Textos acadêmicos e científicos
EXEMPLOS DE TESE
CORRELAÇÃO ENTRE SUPERCRESCIMENTO FETAL E DIABETE MATERNO: CONTRIBUIÇÃO AO SEU ESTUDO. Tese de Doutorado apresentada por Nildo Alves Batista, sob orientação do Prof.Dr. Flávio Adolfo Costa Vaz, ao Programa de Pós-Graduação em Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor em Medicina (Pediatria), São Paulo, 1982.
CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO: DO MÉDICO AO PROFESSOR DE MEDICINA. Tese apresentada por Nildo Alves Batista para obtenção do título de Livre-Docente pela Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina), São Paulo, 1997.
Prof.MSc. Plínio José Cavalcante Monteiro
DPML/FM/UFAM
Textos acadêmicos e científicos
PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
	
	Processo pelo qual são transmitidas informações de interesse científico, como fatos, ideias, opiniões, conhecimentos. As publicações podem ser feitas na forma impressa ou digital, sempre de acordo com as normas técnicas vigentes, respeitando diversos critérios materiais e formais, como finalidade, estrutura e linguagem.
	
	Uma variante das publicações científicas, as comunicações científicas, utilizam essencialmente a linguagem verbal (apresentação oral), sendo posteriormente publicadas em anais e/ou revistas, na forma impressa e/ou digital. As comunicações feitas em eventos científicos, como congressos, simpósios, seminários, obedecem a diversas formalidades.
	As comunicações podem, ainda, assumir a forma escrita, sendo apresentadas como pôsteres (banner), a serem fixados em local e horário previamente determinados pelos organizadores do evento científico.
Prof.MSc. Plínio José Cavalcante Monteiro
DPML/FM/UFAM
ARTIGO
	Os artigos científicos são publicações de reduzida dimensão e conteúdo específico, porém completos, que tratam de uma questão científica em particular (problema). Apresentam os resultados de estudos ou pesquisas e são publicados em revistas ou periódicos especializados.
	Este tipo de publicação propicia não apenas a ampliação do conhecimento sobre determinado tema como a compreensão de certas questões controversas ou ainda sem respostas. Os artigos científicos devem permitir sua reprodutibilidade, mediante descrição da metodologia empregada, da análise dos dados e dos resultados obtidos.
Textos acadêmicos e científicos
EXEMPLOS DE ARTIGOS
CARVALHO, M, GOMES, MA. A mortalidade do prematuro extremo em nosso meio: realidade e desafios. Jornal de Pediatria, v. 81, n. 1, pp. 111-118, 2005.
LANSKY, S, FRANÇA, E, LEAL, MC. Mortalidade perinatal e evitabilidade: revisão da literatura. Revista de Saúde Pública, v. 36, n. 6, pp. 759-72, 2002.
Prof.MSc. Plínio José Cavalcante Monteiro
DPML/FM/UFAM
ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO
	O artigo científico, em regra, apresenta as seguintes partes:
TÍTULO (e subtítulo);
AUTOR(es) com respectivas qualificações e vinculações;
SINOPSE (resumo / abstract);
Palavras-chave (key-words);
INTRODUÇÃO;
METODOLOGIA (material e métodos);
RESULTADOS;
DISCUSSÃO (comentários e conclusões);
REFERÊNCIAS;
Agradecimentos;
Apêndices ou anexos.
Textos acadêmicos e científicos
Prof.MSc. Plínio José Cavalcante Monteiro
DPML/FM/UFAM
INFORME (BOLETIM)
	O informe científico é um tipo de relato escrito que divulga resultados parciais ou totais de uma pesquisa, bem como as descobertas realizadas ou os primeiros resultados de uma investigação em curso. Deve ser sucinto e se restringir à descrição dos resultados obtidos por meio da pesquisa.
	O boletim, espécie de informe científico, pode ser definido como uma breve nota pública, cuja emissão normalmente está sob responsabilidade de uma fonte autorizada; na maioria das vezes se trata de uma pequena notícia destinada à publicação ou transmissão imediata.
Textos acadêmicos e científicos
EXEMPLO DE BOLETIM
BOLETIM DA OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde). 
Prof.MSc. Plínio José Cavalcante Monteiro
DPML/FM/UFAM
RESENHA CRÍTICA
	A resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra, que consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feito pelo resenhista. Em geral é elaborada por um cientista que, além do conhecimento sobre o assunto, tem capacidade de juízo crítico.
	A finalidade da resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição do autor para determinada área. A resenha visa, portanto, apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra.
	O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados.
Prof.MSc. Plínio José Cavalcante Monteiro
DPML/FM/UFAM
Textos acadêmicos e científicos
EXEMPLO DE RESENHA
AVALIAÇÃO POR TRIANGULAÇÃO DE MÉTODOS: ABORDAGEM DE PROGRAMAS SOCIAIS. MINAYO, MCS, ASSIS, SG, SOUZA, ER (organizadoras). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2005. 244 pp. Resenha de Luiza Garnelo. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 22(5):1115-1118, mai, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando