Buscar

SIMULADO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considere o fragmento de texto a seguir:
“O pensamento curricular teve sua origem no Brasil a partir dos anos 20 e 30 do século XX, tendo como parâmetro diferentes teorias, principalmente a dos Estados Unidos, sob influência das ideias de John Dewey e Kilpatrick, que criticavam o currículo tradicional elitista e defendiam ideias progressistas. É importante ressaltar que, até então, os conteúdos escolares no Brasil tinham uma forte ligação com a concepção jesuítica do período colonial em relação à educação, ou seja, o currículo tradicional reinava de modo absoluto na primeira metade do século XX”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alípio Marcio Dias. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. In: Revista Olhar de Professor, VOL. 12, nº 2, 2009, p. 213. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509>. Acesso em: 18/12/ 2014.
 O pensamento curricular no Brasil, de acordo com o livro-base da disciplina, passa a se desenvolver a partir de qual movimento educacional:
	A	Pedagogia Tecnicista
	B	Teoria pós-crítica
	C	Escola Nova
	D	Pedagogia crítico-reprodutivista
	E	Pedagogia histórico crítica
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Os elementos que vieram a dar forma à pedagogia tecnicista começaram a ser dispostos na segunda metade da década de 1960. Além dos eventos organizados pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e dos acordos MEC-USAID, esse processo também pode ser constatado na literatura divulgada no período”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 369.
Tendo em vista o livro-base da disciplina, assinale a alternativa correta sobre a pedagogia tecnicista:
 
	
	A
	Foi introduzida no Brasil no início da década de 20, tendo como objetivo a formação do indivíduo para o mercado de trabalho e com enfoque nas suas experiências.
	
	B
	Sua ênfase repousava sobre a produtividade, isso se deve ao contexto político e econômico do final da década de 1940 e a influência francesa no Brasil.
	
	C
	Os acordos feitos entre Brasil e França enfatizaram uma educação voltada para a produtividade, eficiência e desenvolvimento cognitivo dos alunos.
	
	D
	A pedagogia tecnicista tornou-se a pedagogia oficial do país no final da década de 1960, sua ênfase estava na produtividade e eficiência.
	
	E
	Seu currículo enfatiza a manufatura e a arte com o objetivo de desenvolver a competência teórica e técnica do aluno.
PROTOCOLO: 201703131501574F11312 Sua nota: 100 – 1/100 TENTATIVA

Continue navegando