Buscar

apol 5 de gestão de pessoas e talentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
Sobre os PROGRAMAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (T&D) COM A ECONOMIA DO CONHECIMENTO, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
I - Na economia do conhecimento, aspectos como a propriedade intelectual e de relacionamento com o mercado consumidor substituem a visão capitalista preocupada com os ativos físicos.
 II - Os novos paradigmas na gestão empresarial sustentam mudanças como organizações flexíveis, era do conhecimento, rápida obsolescência do conhecimento, empregabilidade e educação global.
 III - A educação corporativa vem atender a essas mudanças com um processo contínuo de aprendizagem, desenvolvendo os conhecimentos e as habilidades que trazem vantagem competitiva nos negócios, ou seja, treinamento e desenvolvimento, um processo de mudança e m tempo de mudanças.
 IV - Pesquisas revelam que a velocidade na aquisição de novos conhecimentos é cada vez maior e a aplicação do conhecimento pode ficar obsoleta com muita rapidez, sendo necessária, então, uma disponibilidade maior de tempo e energia para aprender.
	A	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	B	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	C	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	D	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.-RESPOSTA CORRETA
Questão 2/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
Os manuais representam um enorme avanço da função administrativa de organizar a empresa, dotando-a das regras adequadas ao seu bom funcionamento. As principais funções são as seguintes: burocratizar a empresa, facilitar o acesso à informação, Padronizar e uniformizar o desempenho das pessoas e agilizar o funcionamento da empresa. 
 Analise as opções abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 ( V ) Burocratizar a empresa: proporciona à empresa uma das características da burocracia, a formalização. Formalizar significa fazer com que as comunicações sejam escritas e devidamente documentadas. 
 (V ) Facilitar o acesso à informação: de forma organizada, sistemática e criteriosa, constituindo um instrumento de consulta permanente a todas as pessoas da empresa. 
 ( V )Padronizar e uniformizar o desempenho das pessoas: as pessoas passam a trabalhar estritamente de acordo com as normas de serviços que estão no manual, permitindo que os trabalhos sejam executados de maneira uniforme e constante. (V ) Agilizar o funcionamento da empresa: fazendo com que as pessoas não percam tempo em verificar como as coisas devem ser feitas.
	A	V – V – V – V-RESPOSTA CORRETA
	B	V – F – V – V
	C	V – V – F – V
	D	V – V – V – F
Questão 3/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
A remuneração estratégica está alinhada ao planejamento estratégico da empresa e caracteriza-se por condensar esforços e harmonizar interesses. São oito formas diferentes de remuneração estratégica: remuneração funcional, salário direto, remuneração por habilidades, por competência, por previdência complementar, remuneração variável, participação acionária e alternativas criativas. 
“Uma das mais utilizadas, esta categoria é definida pelo plano de cargos e salários e determinada pelo cargo que a pessoa exerce.”
Qual forma de remuneração estratégica foi citada acima? Assinale a alternativa correta.
	A	Remuneração Funcional.-RESPOSTA CORRETA
	B	Salário Direto.
	C	Remuneração por Habilidades.
	D	Remuneração Acionária.
Questão 4/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
“Deve proporcionar um ambiente favorável, produtivo, saudável e seguro, minimizando o desgaste físico e emocional que resulta em doenças ocupacionais e estresse. Podemos definir como um estudo multidisciplinar que avalia o indivíduo nas especificidades inerentes a cada tarefa que realiza na condição de trabalhador.”
Sobre a HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO, assinale a alternativa que corresponde à descrição citada acima.
	A	Saúde Ocupacional.
	B	Ergonomia.-RESPOSTA CORRETA
	C	Segurança do Trabalho.
	D	Estresse Ocupacional.
Questão 5/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
Um programa de T&D deve se alinhar ao planejamento estratégico, preparando pessoas para assumirem posições estratégicas e garantirem a competitividade da organização no contexto da globalização.Este tipo de programa tem um caráter cíclico e contínuo de retroalimentação, apresentando os seguintes passos: levantamento das necessidades, projeto, realização e avaliação.
“É a primeira etapa do programa de T&D e consiste em verificar as necessidades de capacitação de competências percebidas na empresa. Nem sempre são fáceis de ser percebidas, sendo importante uma pesquisa detalhada para identificá-las. É uma carência de conhecimentos ou de habilidades que devem ser adquiridas pela pessoa para desempenhar bem o seu trabalho.”
Identifique qual etapa do Programa de T&D foi descrita acima.
	A	Projeto.
	B	Realização do treinamento.
	C	Levantamento das necessidades de treinamento.-RESPOSTA CORRETA
	D	Avaliação do treinamento.

Outros materiais