Buscar

SEMANA 05 COM GABA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - MENEZES CÔRTES 
DIREITO CIVIL II – 4º PERÍODO – TURNO: manhã 
SEMANA 05
Caso Concreto 01:
a + b) Há, pois no que diz respeito à obrigação de fazer que normalmente traduz prestação de atividade devida por uma pessoa física, não há como a justiça conceder a tutela específica da obrigação, ou seja, forçando o cumprimento da prestação, pois isso viola a liberdade individual das pessoas garantida pela CRFB. Em se tratando de pessoa jurídica, a tutela específica pode ser concedida, pois que não há que se falar em constrangimento para o devedor, neste caso (artigo 461, caput do CPC).
Contudo, o juiz pode tentar forçar o cumprimento através de uma multa chamada astreinte, imposta diariamente no valor que pode chegar a 10% da obrigação. Esse é um mecanismo de pressão que normalmente funciona. Essa multa pode ser imposta pelo juiz de ofício, ou seja, independentemente de pedido, e é revertida em prol do credor. Entretanto, se não funcionar a obrigação se resolve perdas e danos e o devedor inadimplente vai ser compelido a pagar a multa e uma indenização a favor do credor (§4º e §1º do artigo 461 do CPC).
Caso Concreto 02:
a) Obrigação de meio e não de resultado.
b) É uma obrigação onde o devedor se responsabilidade pelo trabalho desenvolvido, mas não pelo resultado obtido, ou seja, ele se libera do vinculo jurídico desde que ele desenvolva o trabalho com a melhor técnica possível, não tendo compromisso com fim. Ex: médicos, advogados.
c) Na obrigação de resultado o devedor só se exonera do vinculo se atingir o resultado esperado.
Questão Objetiva 01: Letra ( A. artigo 248 do CC.

Outros materiais