Buscar

Questoes_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES:
1 – O que você entende por prestação da relação obrigacional?
R. O sujeito Ativo estabelece com o sujeito Passivo um vínculo obrigacional. Esta relação consiste em dar, fazer ou não fazer alguma coisa. Entre o sujeito Ativo (sobre o prisma de Direito de Crédito) e entre o sujeito Passivo (sobre o prisma do Direito Obrigacional) deverá existir um objeto que contenha uma prestação qualquer (a qual está contida no objeto) e que vai fazer com que exista validade (vínculo jurídico) entre estas duas pessoas. 
2 – Qual a função do vínculo jurídico?
R. O sujeito Ativo estabelece com o sujeito Passivo um vínculo obrigacional. Este vínculo denomina-se vínculo jurídico porque é este vínculo que dá à Obrigação o cunho coercitivo. Se a Obrigação não for cumprida de acordo com o estabelecido entre as partes (a partir do acordo de vontades), dão-se poderes àquele que se sentir lesado ou quando a Obrigação for descumprida o poder de acionar o Patrimônio do devedor mediante uma Ação de Indenização por Perdas e Danos, pois, o que garante a Obrigação é o patrimônio das partes.
3 – Quais os sujeitos da Obrigação?
R. O sujeito das Obrigações é eminentemente pessoal, ou seja, esta relação sempre será entre duas pessoas: um sujeito ativo (credor) e um sujeito passivo (devedor), que poderá ser PF, PJ ou um coletivo. O sujeito Ativo é visto sobre o prisma de Direito de Crédito e o sujeito Passivo sobre o prisma do Direito Obrigacional. O objeto desta relação consiste em dar, fazer ou não fazer alguma coisa, estabelecendo-se desta maneira um vínculo obrigacional entre ambas as partes. O devedor deve dar, fazer ou deixar de fazer alguma coisa (que não refere-se a dinheiro).
4 – Por que o direito das Obrigações tem cunho eminentemente econômico?
R. O sujeito das obrigações só existe se houver um cunho econômico para garantir possível inadimplência.
5 – Quais são as fontes das Obrigações adotadas pelo Código Civil?
R. Para Silvio Rodrigues, o Código Civil Brasileiro contempla três fontes: Contrato, fato unilateral de vontade e o ato ilícito.
Para Arnoldo Wald as fontes seriam: os atos jurídicos (bilaterais e unilaterais), os atos ilícitos (que geram a responsabilidade civil) e a Lei.
6 – Por que a Obrigação é transitório?
R. A partir do momento que há o cumprimento da Obrigação ela extingue-se, pois, nenhuma Obrigação vai existir ad eternum.
�PAGE �3�
�PAGE �2�

Outros materiais