Buscar

Marlon Direito Ambiental (Aula 10)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova de Aula 10
(Marlon Sousa Calderaro)
	Exercício: CCJ0012_EX_A10_201301076198_V1 
	Matrícula: 201301076198
	Aluno(a): MARLON SOUSA CALDERARO
	Data: 14/03/2017 11:55:08 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301711904)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Foi proposta Ação Popular em face do Município X que autorizou a construção de uma indústria em área de preservação ambiental. O juiz proferiu sentença julgando procedente o pedido contido na demanda. Segundo a Lei da Ação Popular (Lei n. 4.717/65),o legitimado ativo ao propor a Ação Popular objetiva:
		
	
	Declarar a efetividade do ato impugnado.
	 
	Anular ou declarar a nulidade do ato lesivo ao patrimônio público.
	
	Obrigação de fazer ou de não fazer.
	
	Proteger direito líquido e certo.
	
	Apenas caráter indenizatório.
	
	 2a Questão (Ref.: 201301150062)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Quanto aos meios processuais para a defesa ambiental, assinale a opção correta.
		
	
	Cabe exclusivamente ao Conselho Superior do Ministério Público e ao Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos a propositura de ação civil pública por danos causados ao meio ambiente provenientes de empresa pública, fundação, sociedade de economia mista ou associação.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	O inquérito civil é um instrumento indispensável para o exercício da ação civil pública em defesa do meio ambiente, pois é ele que dá suporte à preparação dessa ação perante o Judiciário.
	 
	De acordo com a CF, qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao meio ambiente ou ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
	
	O Ministério Público, ainda que não encontre elementos que indiquem a autoria do possível dano ambiental ou o mínimo de prova para propor a ação judicial, não pode promover o arquivamento do inquérito civil ou dos documentos em seu poder.
	
	 3a Questão (Ref.: 201301702121)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Marque a alternativa CORRETA sobre a ferramenta processual, utilizada pelo Ministério Público, Defensoria Pública, União, Estados, Distrito Federal, Municípios, autarquia, empresa pública, fundação, sociedade de economia mista ou associação, mais adequada e a mais utilizada para apuração da responsabilidade civil ambiental.
		
	 
	A ação civil pública ambiental
	
	O mandado ambiental coletivo
	
	Ação direta de inconstitucionalidade ou ato normativo ambiental.
	
	A ação popular ambiental
	
	O mandado de injunção ambiental
	
	 4a Questão (Ref.: 201301271508)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Considerando a efetivação da proteção normativa ao meio ambiente e o papel do Ministério Público na defesa dos interesses coletivos, marque a ação que este deverá propor.
		
	
	Ação Popular.
	 
	Ação Civil Pública
	
	Ação de Reparação por danos patrimoniais.
	
	Mandado de Segurança Coletivo
	
	Mandado de Segurança.
	
	 5a Questão (Ref.: 201301268868)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Marque a alternativa correta em relação aos instrumentos processuais de defesa do meio ambiente:
		
	
	A Ação Popular concede aos legitimados por lei, o direito de ir à juízo para tentar invalidar atos administrativos praticados por pessoas jurídicas de Direito Público enquanto Administração Direta e também pessoas jurídicas da Administração Indireta.
	 
	A tutela, via ação popular ambiental destina-se à proteção de um bem jurídico de dimensão coletiva ou difuso e o ressarcimento não se faz em prol indivíduo, mas, sim, indiretamente, em favor da coletividade, por se tratar de um bem indivisível e de conotação social
	
	A negociação através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no processo judicial da Ação Civil Pública, assegura à coletividade a recuperação integral do dano.
	
	O objeto principal da ação civil pública ambiental, observadas as condições para a imputação do dano, é de uma pretensão estritamente indenizatória.
	
	A ação popular tem previsão legal infraconstitucional na Lei 4.717/65 e constitucional fundamentada no art.129 da CF e qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao seu patrimônio privado
	
	 6a Questão (Ref.: 201301271511)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	A quem cabe instaurar inquérito civil com o objetivo de apurar danos materiais causados ao meio ambiente?
		
	 
	Ministério Público
	
	Juiz de Direito
	
	Juiz Federal
	
	Polícia Federal
	
	Polícia Civil
	
	 7a Questão (Ref.: 201301268823)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Diante de uma Ação Civil Pública, decorrente de dano ambiental em razão da destruição de floresta nativa considerada de preservação permanente com antecipação da tutela imposta para evitar o aumento do já detectado dano ao meio ambiente, marque a alternativa CORRETA.
		
	
	Nas ações civis públicas poderá haver adiantamento de custas, emolumentos, honorários periciais e quaisquer outras despesas, nem a solicitação da condenação da associação autora, salvo comprovada má-fé, em honorários de advogado, custas e despesas processuais.
	 
	A ação civil pública será proposta no foro do local onde ocorrer o dano, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.
	
	Não é admitida a inversão do ônus probatório nas demandas ambientais por aplicação subsidiária do Código de Defesa do Consumidor.
	
	Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de dados para a propositura da ação civil, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, sem ser necessária a fundamentação sobre o mesmo.
	
	Nas ações civis públicas, o Ministério Público tem legitimidade para propor a ação principal, mas não a ação cautelar.
	
	 8a Questão (Ref.: 201301837248)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (1)
	
	Marque a alternativa Correta sobre a Lei que instituiu o inquérito policial e a que o consagra como uma das funções institucionais do Ministério Público:
		
	
	A Lei Federal, 7.347/85, Ação Civil Pública institui o Inquérito Civil e o consagra como uma das funções constitucionais do MP
	 
	A Lei Federal, 7.347/85, Ação Civil Pública institui o inquérito civil e a Constituição Federal, art. 129, III o consagra como uma das funções institucionais do Ministério Público:
	
	A Constituição Federal ,art. 129, III, institui o Inquérito Civil e a Lei Federal, 7.347/85, Ação Civil Pública o consagra como uma das funções institucionais do Ministério Público:
	
	O Inquérito Civil foi instituído pela Ação Civil Pública e não é consagrado pela Constituição Federal, mas sim pelo Código de Defesa do Consumidor.
	
	A Constituição Federal ,art. 129, III institui o Inquérito Civil e o consagra como uma das funções constitucionais do MP

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais